Estratégias de marketing: Importância e 5 melhores tipos

estratégias de marketing

Descubra o que é necessário para alavancar o seu negócio com estratégias de marketing para empresas.

Somos um universo extremamente globalizado. As pessoas estão sempre mais conectadas do que ontem e menos do que o amanhã. E, embora os benefícios disso sejam inimagináveis, para o empreendedor, resta a tarefa de se manter no mercado.

Em Projeto de Produto: Guia Prático de Novos Produtos (BAXTER, 2011), é citado que essa comunicação em larga escala aumentou os desafios. Em especial para o empreendedor, que se viu forçado a ampliar sua visão de mercado para além do seu país atuante.

Hoje, falaremos justamente sobre aumentar sua percepção de negócios. Saiba qual a importância do marketing na atualidade e quais estratégias de vendas não podem faltar em sua empresa.

Saiba a importância das estratégias de marketing

Vender na internet é o primeiro passo para começar um negócio de forma econômica e simplificada. O segundo passo, é saber que a propaganda é a alma do negócio e, sem ela, nenhum empreendimento sobrevive especialmente na web. Veja porque:

Melhora o destaque no mercado

Sabem quando apenas uma paleta de cores sem nenhuma identificação já nos faz lembrar de uma marca importante? (Quando você pensa na cor vermelha e branco, qual empresa vem em mente?) Isso é resultado de se destacar no mercado.

Se posicionar enquanto empresa e expressar firmemente seu compromisso com o cliente e com sua identidade, traz muito mais benefícios do que apenas vender mais. Isso quer dizer que sua empresa possui um lugar especial no dia a dia do usuário. E isso importa muito.

Aumenta as vendas

Mas é claro, vender mais também é de extrema importância. Como se manter no mercado se sua empresa não consegue bater metas ou gerar uma boa receita? Isso tudo conseguimos com boas estratégias de marketing.

Eventos publicitários, marketing de conteúdo (que falaremos em breve), promoções, descontos e muito mais são meios inteligentes de dizer que sua empresa importa e que ela se importa com o cliente. No fim de tudo é uma troca entre serviços e benefícios.

Ajuda a alavancar os negócios

Com uma boa estratégia de marketing podemos aumentar a prospecção da empresa. Isso é, encontrar uma maneira de atender um público que você nem sonhava que precisava dos seus serviços.

A estratégia de marketing consegue alavancar seu negócio. Isso ocorre através da identificação das suas fraquezas, do conhecimento das demandas e faltas dos usuários, da identificação de nichos e até desenvolver novos produtos.

Otimiza o marketing principal

Além disso, as estratégias de marketing podem afiar ainda mais a forma como sua empresa lida com o mercado e com seu cliente. É a principal forma de descobrir onde sua empresa está falhando e quais são os pontos a melhorar.

Com uma análise completa do perfil empresarial conseguimos jogar fora estratégias de marketing que não dão resultado e implementar soluções que podem aumentar o diferencial de um negócio.

O melhor momento para aplicar as estratégias de marketing

Qualquer um diria que o melhor momento para começar a aplicar estratégias de marketing é o agora. Mas não é bem assim. Primeiro de tudo, é preciso criar seu plano de marketing de maneira minuciosa, pensando na identidade do seu negócio e claro, seu público-alvo.

Somente após montar sua estratégia de marketing que você deve começar a aplicá-la e não parar. Se posicionar no mercado é um trabalho diário e infelizmente não a pausas. É preciso continuar sempre em movimento.

Veja as 5 principais estratégias de marketing

Para finalizar, acompanhe abaixo quais são as principais estratégias de marketing usadas atualmente e como aplicá-las no seu negócio:

01-Inbound Marketing

Você já pensou em não ter que precisar correr atrás de cliente todos os dias? Com o inbound marketing isso é possível. Essa estratégia que tem somente dez anos desde sua invenção, já é item quase obrigatório quando falamos de estratégias de marketing.

O foco principal do inbound marketing é justamente a atração. Criar ambientes que permitam que o cliente seja atraído por sua empresa, mesmo que você não se comunique com ele diretamente.

Com etapas focadas em: atrair, converter, relacionar, vender e analisar, os resultados em uma empresa variam desde a visibilidade até a diminuição do custo mensal.

02- Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é justamente uma ferramenta do inbound marketing. Nada mais é que uma maneira de atrair o cliente com base no conteúdo direta ou indiretamente ligado ao seu negócio.

Uma maneira de fazer isso é através de blogs. Nos blogs, por exemplo, podemos falar sobre qualquer assunto e, estando online, possíveis clientes que busquem por aquele assunto poderão esbarrar em seu site e conhecer um pouco mais sobre o negócio.

03- SEO

Hoje em dia é impossível dizer quando estamos na vida real e quando estamos “na internet”. Isso porque a internet está em tudo, em todo lugar e ao mesmo tempo. Com isso veio uma das principais formas de estar em evidência na web, o SEO.

O SEO são diversos objetivos e metas aplicados em um site (corporativo ou não) que possibilitam que ele fique entre os principais resultados apresentados pelo Google, quando um usuário faz uma pesquisa. Afinal, quantas vezes passamos da página 02 no Google?

Algumas, dentre as dezenas métricas de SEO existente, são:

  • Site rápido;
  • Bom uso de palavras;
  • Texto fluido e dinâmico;
  • ROI;
  • Palavras-chave.

04- Google ADS

Lembra que mencionamos que a propaganda é a alma do negócio? Além dela ser importantíssima, precisa ser aplicada também na prática. E a maioria dos empreendedores fazem isso através do Google Ads, a plataforma do Google de anúncios online.

Essa é a maneira mais direta de chegar em seu cliente sem precisar contatá-lo. Com o Google Ads você pode apresentar sua empresa ou um produto através dos principais resultados na ferramenta de buscas, em banner em sites terceiro e até no Youtube.