Facebook Ads: Saiba porque investir e os beneficios dessa estratégia

O Facebook Ads é o sistema do Facebook que permite a criação de diversos formatos de anúncios e de segmentação na plataforma.

O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, tendo obtido mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos no último trimestre de 2021. Por esse motivo, a criação de uma estratégia nesta rede social pode ser uma excelente forma de divulgação de produtos ou serviços por parte das marcas. 

Motivos para investir no Facebook Ads:

A estratégia de redes sociais adotadas pela sua marca, pode passar pelo investimento em publicidade através do Facebook Ads. 

A opção pela criação de anúncios nesta plataforma tem-se tornado cada vez mais popular, confira abaixo os principais motivos pelos quais as marcas tem investido em publicidade nesta rede social:

1 – Atração de novos clientes

Com a correta segmentação, os anúncios irão surgir a um determinado público que está à procura daquilo que a sua marca tem para oferecer. Desta forma, a probabilidade de adquirir novos clientes aumenta exponencialmente.

2 – Permite uma segmentação detalhada

Uma boa segmentação é crucial para o sucesso de qualquer campanha publicitária. O Facebook Ads permite fazer uma segmentação bastante detalhada, utilizando critérios como a demografia, localização, dispositivos utilizados, idade, etc. 

3 – Aumento do reconhecimento da marca e tráfego para o website

Uma vez que os anúncios no Facebook possuem um alcance bastante superior às publicações orgânicas, naturalmente que a sua marca irá chegar a um maior número de pessoas contribuindo assim para aumentar o seu reconhecimento (também conhecido como brand awareness). Para além disso, terá também um maior número de pessoas a visitarem o seu website.

4 – Resultados mensuráveis

À semelhança do que acontece com os anúncios no Google Ads, os anúncios feitos no Facebook permitem, através do Facebook Pixel, medir e analisar os resultados da campanha, nomeadamente o número de clicks, impressões e conversões geradas pelo seu anúncio. 

5 – Dispõe de diferentes formatos

Nos anúncios feitos no Facebook, a principal fonte de comunicação são elementos multimédia (Imagem ou vídeo), embora esta seja acompanhada por texto. No entanto, o facebook dispõe de diferentes formatos que poderá escolher, que melhor se adaptem ao seu objetivo:

  • Foto
  • Vídeo
  • Histórias
  • Messenger
  • Carrossel
  • Apresentação
  • Coleção
  • Reproduzíveis

Dicas para anunciar no Facebook

Apesar do potencial desta ferramenta disponibilizada pelo Facebook, a verdade é que pode ser confuso de começar a anúnciar nesta plataforma, e os resultados obtidos podem, nem sempre, ser os resultados esperados para quem ainda não possui muita experiência com o Facebook ads. 

Por esse motivo, reunimos 4 dicas para o auxiliarem no início deste processo:

1 – Defina metas e objetivos

Como acontece com qualquer estratégia de Marketing Digital, o planeamento é essencial. Antes de iniciar as suas campanhas nas redes sociais, defina quais os objetivos que pretende alcançar com o anúncio. 

Para além disso, reflita sobre quem é o seu público-alvo (a quem vai dirigir os esforços publicitários) e qual o orçamento a alocar para a campanha. 

2 – Procure familiarizar-se com a plataforma

A criação de uma primeira campanha pode ser um pouco complexo e confuso. Por esse motivo, antes de lançar o primeiro anúncio procure perceber todas as funcionalidades do Facebook Ads.

3 – Reveja o anúncio antes de o publicar

Lembre-se que será através desse anúncio que muitas pessoas terão o primeiro contacto e impressão com a sua marca. Por esse motivo, falhas como erros ortográficos, artigos mal identificados ou uma landing page de má qualidade poderão ser fatais para a angariação e conversão de um potencial cliente. 

Por isso reveja todos os aspetos relacionados com o seu anúncio antes de o publicar e certifique-se de que está apelativo. 

4 – Monitorize e analise resultados

Uma vez publicado o seu anúncio, não deixe de acompanhar o seu desempenho e resultados. Por vezes pode ser necessário proceder a ajustes ou alterações de forma a garantir um anúncio completamente otimizado. 

A utilização de testes A/B é uma técnica bastante utilizada uma vez que permite perceber quais os anúncios que estão a ter mais interações e um melhor desempenho.

Resumindo, quando bem utilizado, o Facebook Ads pode ser uma ótima ferramenta para potenciar o seu negócio online. No entanto, antes de iniciar o seu investimento nesta plataforma, procure familiarizar-se com o seu funcionamento, e não deixe de monitorizar e analisar os resultados das suas campanhas, de forma a conseguir otimizá-las e tirar o maior proveito delas possível. 

Artigo escrito por DIWA – Agência especializada no desenvolvimento de soluções avançadas de e-commerce