Funil de vendas: o que é, quais são as etapas e vantagens

Atualmente, a internet possui grande influência sobre as vendas de uma empresa. Por meio dela, é possível vender produtos e serviços e influenciar os consumidores na tomada de decisão de compra. Esse processo de decisão de compra é um conceito fundamental no Marketing Digital, conhecido como funil de vendas. 

Sendo assim, as empresas que desejam vender seus produtos e serviços online precisam ter estratégias de marketing e de venda bem definidas e seguir os passos da jornada de compra.

 Por isso, é importante entender todas as etapas de venda. Por meio delas, é possível acompanhar o caminho percorrido pelos consumidores até chegar o momento da decisão de compra. 

Se você deseja aprender mais sobre este recurso e conhecer as etapas, e as vantagens do funil de vendas, continue lendo esse conteúdo.

O que é o Funil de Vendas?

O funil de vendas é uma representação das etapas que um cliente percorre ao criar consciência sobre um determinado produto ou serviço até chegar à etapa final de compra. 

Não existe uma fórmula geral para definir e estruturar os processos de vendas de um funil. Sendo assim, cada empresa deve personalizar o seu funil conforme o seu negócio e serviço.

Para entender melhor as etapas do funil de vendas, é  compreender algumas informações de seus futuros clientes: quem é seu público-alvo? Quais canais preferidos de conteúdo? Onde é possível encontrá-los?

Após encontrar as respostas para estas perguntas é possível identificar o perfil do seu público e determinar as etapas do funil de vendas. 

Quais são as etapas do Funil de Vendas?

São inúmeras as vantagens de ter as etapas do funil de vendas bem definidas. Conhecer cada uma delas é primordial para desenvolver estratégias de vendas eficientes

Conheça cada etapa:

Etapa 1: Prospecção 

Esta etapa também é conhecida como “topo do funil”, é nela que os leads — potenciais clientes, terão o primeiro contato com sua marca. Sendo assim, é importante que a empresa tenha um bom site de modo a oferecer a melhor experiência para os seus visitantes. 

É nessa etapa que a empresa deve tentar conseguir o máximo de informações sobre os usuários. Uma das formas de conseguir essas informações é por meio das estratégias de Inbound Marketing, oferecendo conteúdos de qualidade aos visitantes em troca de dados e informações. Exemplo: cadastros em formulários.

A partir dessa etapa é preciso “nutrir” esses leads com conteúdos relevantes de modo a solucionar os problemas que eles possuem.

Etapa 2: Qualificação 

Esta é uma etapa onde é possível avaliar se os consumidores estão interessados na solução oferecida pelo seu negócio. Nessa etapa é importante ter as estratégias bem definidas de modo a conseguir informações sobre o interesse de compras de seus leads.

Esse ainda não é o momento de venda, é uma oportunidade para questionar seus leads sobre os interesses de compra por meio de contatos de telefone, WhatsApp, formulários e outros canais.

Etapa 3: Apresentação

Após reunir informações importantes e dados dos leads, é hora do setor de vendas entrar em ação. Com as informações em mãos, os profissionais conseguirão compreender o perfil de seus leads, sanar as dúvidas e fazer ofertas que estejam pertinentes aos interesses de cada contato. 

 Etapa 4: Amadurecimento

Esta é uma etapa conhecida como “meio de funil”, é nela que o seu lead irá avaliar os benefícios, pontos positivos e negativos da sua proposta, comparando os seus serviços com os da concorrência e a partir dela também que ele irá avançar para a etapa final da compra. 

Sendo assim, é imprescindível que a equipe de vendas esteja atenta e acompanhe de uma forma não invasiva os próximos passos que o lead irá realizar, tirando as dúvidas, oferecendo uma experiência de teste gratuito do seu serviço ou produto e auxiliando o momento de decisão.

Etapa 5: Negociação

Esta etapa também é conhecida como “fundo de funil”. É nela que os leads irão fechar o negócio e irão virar clientes de seu negócio. É comum que nessa etapa tenha negociações de valores e contrapropostas de preços. 

Portanto, é importante responder aos seus clientes sobre os questionamentos de valores, principais características do produto ou serviço que estão sendo oferecidos.

Uma boa prática é preparar as equipes de vendas para realizar um bom atendimento, levantando os possíveis questionamentos dos leads e criando respostas para cada um deles.

Sendo assim, planeje bem a comunicação sobre a entrega do produto ou serviço, alinhe as expectativas dos clientes com as da empresa e foque nos seus resultados. 

Use a Tecnologia para potenciar as suas vendas 

Usar a tecnologia na gestão de relacionamento com os clientes é uma alternativa eficaz e que pode trazer grandes resultados nas vendas. Softwares, como CRM (Customer Relationship Management), que fazem a gestão de relacionamento com os clientes, podem preparar e melhorar a desempenho das equipes de vendas.

Outra alternativa que pode ser eficiente no seu processo de vendas, é integrar o CRM de sua empresa ao um sistema de gestão de dados. Sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) integram as informações de uma empresa em um só lugar, possibilitando um controle maior de todo o processo corporativo. 

Entender o que é o funil de vendas e aplicá-lo em sua empresa é um dos passos mais importantes em direção a uma estratégia de marketing digital de sucesso. Para potencializar ainda mais suas estratégias de vendas, conheça a empresa W3ERP e as soluções que ela oferece para o seu negócio.