Gestão financeira em clínicas médicas

Pode parecer desafiador, mas a administração de clínicas médicas não é impossível de se fazer. Além disso, fazer uma boa gestão de clínica é fundamental para manter o controle financeiro e aproveitar oportunidades de negócio. 

É interessante que um médico empreendedor lide com questões de atendimento aos pacientes e tenha bons conhecimentos sobre gestão financeira. Manter uma clínica médica com as finanças em dia não é uma tarefa secundária, é preciso saber como conciliar tudo. 

O que é gestão financeira? 

A gestão financeira é a prática de gerir todas as entradas e saídas financeiras de um negócio. Dessa maneira, é possível ter controle e previsão de receitas e despesas, possibilidades de investimentos e oportunidades de mercado. 

Com uma administração financeira, é possível ter um orçamento bem ajustado, uma boa margem de lucro e apostar em soluções que reduzam custos e mantenham a qualidade do negócio. 

Em clínicas médicas, é preciso ter atenção com o fluxo de caixa, além de prezar pelas melhores oportunidades para otimizar recursos. Uma clínica depende de controle operacional para compra de:

  • Insumos;
  • Medicamentos;
  • Equipamentos;
  • Pagamentos de impostos e funcionários;
  • Entre outros pontos. 

Separamos uma lista com dicas de gestão financeira para clínicas médicas que podem te ajudar a otimizar processos e manter as finanças sob controle. Confira abaixo:

Acompanhe o fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é a forma mais eficiente de controlar as entradas e saídas financeiras da clínica. O primeiro passo para uma boa administração financeira é acompanhar o seu rendimento.

Com o monitoramento diário, é possível começar a ter mais controle do orçamento. Dessa maneira, é possível prever pagamentos e receitas, evitando que haja atrasos e que a clínica se adapte a sua realidade financeira para se manter nos trilhos. 

Crie uma estratégia de controle de custos 

Saber os valores e datas de vencimentos das despesas de sua clínica médica é importante para controlar os custos. Dessa forma, você pode criar uma estratégia para fazer todos os pagamentos no prazo. 

Ter um planejamento é muito importante para programar os pagamentos do mês. Isso também é fundamental para otimizar a precificação de consultas e exames. Assim, você terá mais controle sobre toda a parte financeira e operacional da clínica. 

Adote o padrão TISS 

O padrão TISS (Troca de Informação de Saúde Suplementar) é definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e deve ser adotado em uma clínica médica. Esse padrão é usado na coleta e análise de dados para a emissão de guias de exames e consultas. 

Além disso, a adoção do padrão TISS é fundamental para garantir o pagamento seguro pelos serviços prestados na clínica. Desde que foi implementado, o padrão TISS facilitou a troca de informações entre clínicas médicas e convênios, reduzindo erros e agilizando questões médicas. 

Faça o controle de estoque 

Uma clínica médica não pode ficar sem insumos, isso impede que ela funcione, então é fundamental fazer um controle rígido do estoque do negócio. Todas as entradas e saídas de insumos devem constar em seu sistema. 

Quanto mais rígido for o controle do estoque, menores serão os desperdícios. Isso também ajuda a planejar melhor as compras e otimizar os custos da empresa. Com isso, é muito mais fácil combater o desperdício e acúmulo de produtos pouco usados. 

Automatize os processos 

A melhor maneira de otimizar a administração financeira de uma clínica médica é automatizando os processos. Existem ferramentas no mercado que são capazes de facilitar toda a administração financeira e operacional do negócio. 

A gestão financeira de uma clínica médica é um dos fatores mais importantes para que o negócio possa ter sucesso no mercado. Não basta apenas um bom atendimento, é preciso controlar tudo o que diz respeito a finanças para que a clínica consiga operar com todo o seu potencial.