Humanização de marcas na era digital: Como se conectar com o consumidor

Cada vez mais, os consumidores estão optando por empresas que se apresentam para a sociedade de uma forma mais humanizada. Por isso, diga-se de passagem, a estratégia de humanização de marcas vem se tornando fundamental entre empresas que almejam um crescimento, forte reconhecimento e credibilidade perante uma sociedade.

Mas, afinal, o que é essa humanização de marca e por que ela é tão importante? A resposta é mais simples do que se imagina! E nós vamos te explicar tudinho neste artigo.

Humanização. Como o nome já diz, é agir de forma mais humana, com sentimentos, expectativas e desejos, perante a sociedade em geral, em busca de aproximação, de entendimento e de muita, muita empatia (entre consumidor e marca).

Os usuários dão preferência a marcas humanizadas

É comum que os consumidores prefiram marcas com o posicionamento humanizado. Isso se dá pelo empoderamento adquiridos enquanto seus clientes. 

Marcas com este tipo de posicionamento conseguem compreender o seu grande propósito ao oferecer seu produto e ou serviço: elas estão aqui para nos ajudar a cumprir nossos desejos, objetivos e metas, através do apoio contínuo e acompanhamento personalizado. 

Sendo assim, o consumidor entende que não faz sentido consumir de uma empresa que lhe considera apenas uma oportunidade de negócio através da divulgação tradicional e uma comunicação cansada. Por esse motivo, empresas com este antigo posicionamento não lhe chama mais atenção.

Como construir uma marca humanizada

Para dar início a construção de uma marca mais humanizada, é preciso muita atenção, principalmente na mensagem que você deseja passar, tanto interna quanto externamente. Afinal, a humanização diz muito mais sobre sua cultura organizacional do que sobre suas vendas. 

Na verdade, vendas são consequências de consumidores que se identificaram com seus valores.

Para humanizar uma marca, são necessárias algumas técnicas, conduzidas por meio de uma abordagem mais natural possível. É isso que torna a comunicação diferenciada, trazendo o seu cliente para cada vez mais perto da sua empresa.

Atendimento

Primeiro passo de tudo: humanize o seu atendimento. Não há nada melhor no mundo do que ser tratado bem por uma empresa na qual você está consumindo algum produto/serviço. 

A partir daí, surge um alívio de que se está investindo em algo que realmente possui o propósito de lhe ajudar a alcançar os objetivos e a superar suas expectativas. 

O consumidor sente-se importante, o que de fato, ele já é. Seja a empresa que vá concretizar isto para ele.

Storytelling

Você já ouviu falar na arte de contar histórias? É exatamente isso que a técnica de storytelling faz. 

Quais foram os impactos que a sua marca causou na vida de outras pessoas? E por que não compartilhar estas histórias? 

Além de tudo, o storytelling envolve pessoas e desperta emoções, gerando automaticamente uma empatia entre personagens e ouvintes. Aqui está um exemplo da prática de storytelling em blogs corporativos, veja e se inspire.

Tenha a sua identidade

Quando você decide humanizar a sua marca, você está personalizando-a de forma com que ela se diferencie das demais concorrentes. Ou seja, você está dando a ela uma personalidade, uma identidade que, aos poucos passa a ser reconhecida pelos consumidores como um “alguém” e não algo. 

Isso é fruto de um apego gerado através da sua comunicação, mostrando exatamente a identidade que você consolidou.

Redes Sociais

Dentre as inúmeras ações para fortalecer a sua marca no quesito de humanização, a ideia de investir em estratégias inovadoras engloba a presença nas redes sociais. 

Por mais que seja comum marcas possuírem um perfil em uma determinada rede – ou até mesmo em todas – o que importa é a frequência com que ela se conecta com seu público internauta. 

Como é a sua presença nas redes sociais? Você está usando seus posts apenas para colocar foto de produto e preço ou procura gerar valor para seu público? 

Está na hora de usar essa ferramenta poderosa que é a internet para marcar uma ilustre presença nas mais diferenciadas redes sociais digitais, procurando sempre, claro, resolver o problema do seu consumidor, atendê-lo da melhor maneira e, criar conteúdos interativos e humanos.

A humanização cria vínculos

E muitos! A abordagem humanizada das técnicas citadas acima, é uma maneira 100% eficaz de gerar vínculos com seu público. 

Isso resulta em grandes divulgadores da sua marca, simplesmente por acreditarem que são importantes (e de fato, são!). 

Outro benefício é a fidelização de clientes, que, por sua vez, não se interessam em voltar a comprar em outros lugares, pois encontraram tudo o que precisavam em um só lugar e acharam um parceiro capaz de oferecer as melhores soluções para seus problemas.

Além disso, é muito importante que a empresa desvende sobre os inúmeros benefícios para diferenciar-se no mercado

Os benefícios da humanização de marca, neste artigo, já estão completamente explícitos. Se você quiser ter clientes mais satisfeitos e, consequentemente, aumentar seus lucros, gerando valor para estas pessoas, converse com sua equipe de comunicação e comece a divulgar os valores importantes e atrativos que a sua empresa já possui. 

Utilize das técnicas e veja a mágica acontecer…