Inbound marketing e marketing de conteúdo: qual a importância para a sua empresa?

inbound marketing e marketing de conteúdo

Você conhece Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Em uma época em que o cliente está no centro de todas as ações de marketing, o que pode ser mais importante do que o conteúdo voltado para o próprio cliente?

Os conteúdos são o cartão de visita de uma empresa, são capazes de construir relacionamentos sólidos e duradouros.

Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante educar o seu público, de modo que ele confie em você e de modo a gerar fidelização de clientes.

Para saber como a produção de conteúdos é benéfica à sua empresa, continue lendo!

Inbound marketing e marketing de conteúdo: o que é? 

O marketing de conteúdo está focado na criação e distribuição de conteúdo válido, relevante e coerente para atrair e reter um público claramente definido e orientar os clientes a realizar uma ação lucrativa. 

Portanto, o marketing de conteúdo trata do processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo para atingir seu público-alvo.

Por sua vez, o inbound marketing tem a ver com atrair pessoas para sua marca. A primeira coisa a fazer é informar o seu público e fazer com que sua marca se destaque em seu segmento. 

Quando isso acontecer, o público ficará naturalmente conhecendo a sua marca. 

Como você faz isso? Criando uma variedade de conteúdo envolvente em várias plataformas e canais, como por exemplo post que fizemos como: 

Pense em postagens de mídia social, postagens em blog, newsletters; qualquer conteúdo que seu público busque ou com o qual interaja. 

O Inbound Marketing visa aumentar a conscientização e a lealdade do cliente, em vez de forçá-lo a uma compra.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

O consumidor moderno tem acesso a muitas informações a qualquer hora do dia. Então, ele quem vai buscar o conteúdo que mais lhe interessa e de que precisa.

Ao criar conteúdo personalizado e eficaz, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, as empresas conseguem aumentar o número de visitas ao site e se beneficiar também com a classificação das páginas dos motores de busca. 

Logo, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais ferramentas do Inbound Marketing e, aproveitando ao máximo, você pode:

  • fornecer conteúdo adequado e direcionado para o seu público-alvo;
  • construir relacionamentos com clientes;
  • educar seus contatos sobre os produtos e serviços que você oferece;
  • melhorar o conhecimento da marca; 
  • aumentar as conversões;
  • conectar-se com seu público para mostrar como seus produtos e serviços resolvem seus problemas;
  • criar um senso de comunidade em torno de sua marca.

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo

Defina a persona

Em primeiro lugar, para criar conteúdo direcionado e personalizado, você precisa conhecer o seu público-alvo. 

Comece perguntando a si mesmo: com quem eu quero falar? Defina a persona que você deseja atingir para direcionar conteúdo de qualidade às pessoas certas.

Estabeleça metas

É interessante também definir metas SMART.  Essa sigla se refere a objetivos específicos mensuráveis, alcançáveis, realistas e cronológicos (baseados no tempo). 

Essas são metas específicas para cada negócio e complementares a objetivos de marketing. 

Veja alguns exemplos de metas que você pode definir para sua estratégia de marketing de conteúdo: 

  • melhorar o reconhecimento da marca; 
  • aumentar a receita; 
  • aumentar as conversões; 
  • melhorar a fidelidade à marca; 
  • aumentar o envolvimento do cliente; 
  • construir relações de confiança entre clientes e clientes potenciais.

Determine KPIs

O próximo passo é definir os principais indicadores de desempenho (KPIs) para suas metas. 

Os KPIs são dados quantificáveis ​​que podem ser usados ​​para medir o desempenho real em relação aos objetivos definidos.

Escolha seus canais 

Depois de decidir o conteúdo, você precisa escolher os canais onde ele será compartilhado. Os principais canais são as redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest, YouTube).

Mas não subestime o e-mail marketing, os guest posts e o SEO.

Defina um orçamento 

Pense no tipo de conteúdo que você está criando e em quais canais você está promovendo esse conteúdo. 

Em seguida, faça a si mesmo as seguintes perguntas para determinar seu orçamento

Veja se você precisa pagar por software ou tecnologia para criar o conteúdo (como Adobe Photoshop, Canva, uma câmera). Ainda, verifique se você precisa contratar pessoas especializadas na criação de conteúdo.

Crie e compartilhe conteúdo de qualidade 

Agora, é hora de criar conteúdo. Lembre-se que ele deve ser valioso, interessante e direcionado para seu público. 

As perguntas que você precisa fazer a si mesmo nesta fase são: 

  • Do que meus clientes em potencial precisam? 
  • Que desafios eles estão tentando superar? 
  • Por que o seu produto ou serviço pode ser útil? 
  • Como você pode ajudá-los?

Depois de criar seu conteúdo, organize-o criando um plano editorial.

Análise e acompanhe os resultados 

Finalmente, analise e meça seus resultados. 

Isso permitirá que você faça as alterações necessárias para melhorar seus esforços na estratégia de marketing de conteúdo e alcançar mais leads e clientes. 

Observe suas metas SMART e KPI para determinar o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo. Você atingiu seus objetivos e KPIs?

Depois disso, veja o que precisa ser ajustado, melhorado e alterado, em um processo constante de aperfeiçoamento.

Espero que este post tenha esclarecido as suas dúvidas!