Entenda o que é industrialização da construção civil

A transformação digital como a modernização e a automação é uma realidade irrevogável em tempos atuais. Nesse sentido, a industrialização da construção civil visa a ser uma alternativa para obras em grande escala. A industrialização traz vantagens como otimização de tempo e recursos das suas obras, além de reduzir falhas, melhorando resultados.

Além disso, o segmento ganha um novo foco: qualidade dos produtos entregues. Sabendo da necessidade de se reinventar no mercado, é mais que necessário. Dessa forma, o grande conceito dessa tecnologia é: construir em menos tempo, com custos previsíveis e sem comprometer a qualidade.

Mas afinal de contas, por que essa é uma grande tendência e como as construtoras têm se adaptado a essa nova realidade? 

Quer entender mais sobre esse assunto? Então confira o nosso artigo a seguir!

O que é a industrialização da construção civil?

Com base na revolução gerada pelo Fordismo, o principal objetivo dessa nova realidade é transformar obras em uma linha de produção. Seguindo os conceitos industriais, é bem parecido com o que se vê nas principais fábricas automobilísticas.

Para ser considerada uma obra industrializada, o local precisa ser diferente do canteiro de obras (off-site). Em outras palavras, um ambiente fabril, controlado, sem intempéries e que utiliza recursos robóticos.

As peças utilizadas na obra já são pré-fabricadas, ou seja, chegam prontas para serem montadas. Alguns exemplos são: vigas e pilares de sustentação. Nesse caso, eles já chegam sendo incluídos na infraestrutura da obra.

Sistema de instalações elétricas e hidrossanitários também é outro elemento que podemos considerar como industrialização da construção civil. Eles são preparados nas empresas dedicadas a isso e chegam para ser incluídos.

Isso garante agilidade na obra e também permite que as empresas construam o maior número possível de Unidades Habitacionais (UHs). O resultado são clientes com seus empreendimentos mais velozes.

Quais as vantagens da industrialização da construção civil?

Como adiantamos, a industrialização veio para somar ao segmento civil. Existe uma série de vantagens que podemos identificar com esse tipo de edificação. Algumas delas, são:

  • melhor tempo e redução no prazo de execução da obra;
  • otimização da qualidade do empreendimento;
  • maior controle e uso de matéria-prima de qualidade;
  • sustentabilidade;
  • menor demanda por mão de obra;
  • maior controle do orçamento da obra;
  • maior planejamento da execução do projeto;
  • menor improvisação;
  • redução de falhas.

Sendo assim, as vantagens não são só unilaterais. De qualquer forma, a industrialização da construção civil afeta positivamente tanto as construtoras, quanto os consumidores das mesmas.

Quais são os desafios e como enfrentá-los?

Assim como qualquer mudança advinda da era da inovação, alguns desafios podem surgir com o tempo. Entre eles, vencer a barreira cultural das incertezas que a industrialização da construção civil proporciona. Afinal, como saber se realmente uma mudança em larga escala, de anos de produção local, pode gerar as mesmas — e até outras — vantagens?

Outra questão que podemos considerar como um desafio para a proposta é a cadeia produtiva. Como a produção se torna um quebra-cabeça, é preciso entender quais os melhores fornecedores para entregar cada parte da edificação com qualidade.

Por último, mas não menos importante, está a capacitação de profissionais para se adequarem ao novo perfil de obra. Esse é um ponto em que as empresas construtoras podem se movimentar para direcionar sua mão de obra.

Conclusão

Em conclusão, a industrialização da construção civil é uma das principais inovações para esse tipo de mercado. Ela promete tornar o lançamento de imóveis de larga escala, conseguindo atender às principais regiões com grandes demandas.

Gostou do conteúdo? Gostaríamos de saber o que você pensa sobre essa nova metodologia de obras. Deixe seu comentário para que possamos entender mais sobre o assunto!