Introdução ao Marketing de Afiliados

Neste texto, reunimos todas as informações necessárias para você aprender o que é o Marketing de Afiliados e quais são os primeiros passos para começar a empreender neste ramo. Aqui você verá alguns conceitos de Marketing Digital e vendas online.

O que é Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar os canais de comunicação entre a marca e o consumidor. Ele permite que você faça a divulgação de grandes lojas e marcas (tanto do Brasil ou do exterior) em troca de receber uma comissão, que pode ser gerada por meio de cliques, vendas ou ações específicas. É um programa de marketing digital baseado exclusivamente em performance e  é uma alternativa interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet.

O mercado de marketing de afiliados atualmente é um dos mais prósperos em nível mundial e cresce cada dia mais. Uma das melhores partes sobre trabalhar com marketing de afiliados é que você pode escalar esse processo de vendas, ou seja, ampliar o leque de produtos oferecidos. 

Esse formato de negócios tornou-se fundamental, tanto para as empresas que pretendem gerar mais vendas, como para pessoas que trabalham com conteúdo na internet e procuram uma forma eficaz de rentabilizar seu trabalho. Com um modelo simples e segmentado, significa que ambas as partes, empresas e afiliados, trabalham para o mesmo objetivo: ganhar dinheiro!

Como funciona?

Quando o afiliado se conecta a alguma campanha, a plataforma da Actionpay fornece a ele um link único. Dessa forma, sempre que alguém compra através desse link é criado um pequeno arquivo, chamado Cookie, no computador de quem clicou. A partir disso, o sistema (através desse mesmo Cookie) é capaz de identificar quem foi o responsável pela venda, atribuindo o valor da comissão ao afiliado correto.

Quais são os tipos de divulgação?

Existem diversas nomenclaturas e formatos de performance nos programas de afiliados. Estes formatos diferenciados representam as várias opções de monetização que empresas e anunciantes têm ao seu dispor. É importante compreender os termos associados ao universo de afiliação para que seu trabalho seja mais assertivo.


Os diferentes formatos de comissionamento são representados por siglas. Quando você promove um produto, você é recompensado por essa promoção de acordo com o que a empresa decidiu previamente: ação, venda, registro, lead, assinatura, instalação e clickout. Assim, cada um desses formatos representa uma diferente sigla:

CPA (Custo por Ação)

O custo por ação, tal como a ação, é uma métrica que o próprio anunciante define para a campanha e, no caso, você. A ação escolhida é, geralmente, a venda de um produto ou a assinatura de um serviço.

CPL (Custo por Lead)
O custo por lead costuma pagar uma comissão pelo preenchimento de algum formulário ou cadastro de novos usuários. Neste caso, o anunciante escolhe pagar por um cadastro de potenciais clientes para determinado produto ou serviço. Ele não chega a concluir o processo de compra ou assinatura, mas cadastra os dados como interessado.

CPI (Custo por Instalação)
O custo por instalação ocorre quando o anunciante repassa uma comissão por cada instalação. Muito comum em campanhas mobile em Android ou iOS, o afiliado é remunerado quando leva um novo usuário a baixar o aplicativo e abri-lo pela primeira vez. Esse modelo é um dos mais procurados pelos afiliados pela sua simplicidade.

Tipos de Afiliados

Afiliado Digital Influencer
É aquele que possui autoridade em alguma plataforma digital e usa isso ao seu favor para vender produtos de grandes marcas que tenham a ver com seu público alvo. 

– Afiliado de Arbitragem
É aquele que investe em palavras chaves de algum tipo de plataforma, como google marketing, facebook ads e entre outros… 

– Afiliado de Redes Sociais
É aquele que cria uma página ou uma conta em um rede social, investe em mídia patrocinada. Ou pode ser aquele que divulga em sua própria conta pessoal ou grupos já existentes, como os de troca de indicações. Esse tipo de afiliação pode utilizar as ferramentas disponíveis na rede social que cada afiliado escolher utilizar. 

– Afiliado de Email Marketing
É aquele que possui uma lista de contatos por e-mail e dispara uma série de cupons ou promoções de um determinado produto para uma determinada parte da lista, de acordo com o público alvo. 

– Afiliado de Retargeting
É aquele que impacta novamente um usuário que já navegou pelo site do anunciante, mas não concretizou a ação. Pode ser feito de diversas formas: e-mail retargeting, recuperação de carrinhos, push, recuperação de boletos e entre outros. 

– Afiliado de Cupom
É aquele que utiliza cupons como incentivo de compra. Pode ser através de um site de cupom, como Cuponomia, Meu DimDim e MeuCupom, ou divulgação em Redes Sociais, Grupos no Facebook ou Listas de contatos no WhatsApp, por exemplo.

Dicas Extras

Agora que você já sabe o que é o marketing de afiliados e quais os tipos de afiliados que você pode ser, vamos te ensinar como começar do zero. 


Em primeiro lugar, é importante saber qual o tipo de afiliado que você mais se identifica e assim que isto for definido, estabelecer metas. Entretanto, caso você não tenha dinheiro para fazer investimentos, comece criando sua audiência organicamente. Nós, da Actionpay, temos um Blog que ajuda você, com dicas gratuitas, a como crescer mais através do marketing digital. 


Em segundo lugar, para ser um afiliado de sucesso, você precisa ser cadastrado na plataforma da Actionpay. O passo-a-passo do cadastro você encontra no nosso canal do Youtube ou no nosso Instagram.

O mercado de Afiliados é uma grande oportunidade para quem deseja ganhar uma renda extra ou mesmo focar e investir em um negócio digital como renda principal! Coloque metas e faça o seu planejamento. Além disso, aproveite nossas dicas, nos siga nas redes sociais e comece agora mesmo a lucrar mais!

Conteúdo por: Equipe Actionpay