Landing Page: o que é e como criar uma

landing page

​A landing page, também conhecida como páginas de aterrissagem, melhora a jornada do usuário e contribui diretamente com o aumento das conversões, sendo uma parte indispensável da estratégia de marketing.

Mas não basta apenas criar uma landing page para que seu negócio cresça. Cada vez mais é preciso dominar as técnicas dessa ferramenta, inclusive relacionadas às estratégias de marketing e conteúdo, para ver os resultados aumentarem.

Se você deseja entender mais sobre esse assunto e aprender como deixar o seu negócio mais lucrativo seguindo passos simples para criar uma boa Landing Page, continue sua leitura!

O que é uma landing page?

A landing page é uma página que pode ser acessada diretamente a partir de um anúncio ou link e tem foco em um determinado resultado/objetivo, geralmente a obtenção de dados para conversão do lead.

Para isso, ela possui conteúdo persuasivo e atraente, bem como estimula alguma ação. 

Contudo, para conseguir isso, é preciso estreitar a conexão com o usuário e gerar o sentimento de confiança, urgência e pertencimento (alguns poderosos gatilhos mentais).

De modo geral, as landing pages podem ser criadas utilizando estratégias de SEO para alcançar o tráfego orgânico de forma qualificada, bem podem ser impulsionadas com mídia paga.

Elas também contam com algum formulário de inscrição ou venda, e CTAs para estimular a ação dos usuários de se inscreverem a partir de copys assertivas, vídeos e fotos. 

Inclusive, as informações coletadas nesses formulários são um importante instrumento para o remarketing, o que ajuda a nutrir e aquecer o relacionamento com o lead, bem como a fidelizar o consumidor de forma mais direcionada.

Algumas landing pages oferecem conteúdos gratuitos que, além de informar e educar, podem gerar um sentimento de reciprocidade no usuário. 

Com isso, ele retribui preenchendo o formulário, fornecendo as informações visto o interesse em adquirir materiais mais aprofundados. E-books, infográficos e vídeos são alguns exemplos.

Para que isso seja possível, todo o conteúdo na landing page deve estar relacionado à solução do problema da persona. 

Vale lembrar, que é preciso ser conciso e direto, pois textos muito extensos podem fazer com que o usuário perca o interesse.

A mesma dica vale para os formulários. Afinal, quando muito extensos podem atrapalhar suas chances de conversão.

No caso de uma agência de marketing que visa prioritariamente o posicionamento de sites no Google, a Landing Page deve conter informações como:

  • Textos sucintos;
  • Benefícios que traz (como melhorar o ranqueamento dos clientes);
  • Oferta atraente;
  • CTAs;
  • Materiais de apoio enriquecedores;
  • Fotos e vídeos;
  • Avaliações de clientes relacionadas às métricas.

Entenda as diferença entre landing page e página inicial

Para estabelecer as diferenças, vamos começar dizendo que a home page é a “porta principal” de um site. Ela transmite uma mensagem educativa sobre a marca, para que o usuário conheça mais sobre a empresa e permite acesso a outros materiais.

Enquanto isso, as landing pages têm foco em conversão e possuem conteúdos altamente comerciais, focando na tomada de ação rápida da pessoa.

Além disso, a página home normalmente direciona o usuário para outra página de destino. 

Por sua vez, as landing pages são focadas em um único objetivo e os botões de CTAs na página devem levar a esse mesmo destino, ou seja, a ação indicada – como o preenchimento de dados – como veremos mais para frente.

Relação da Landing Page com o Funil de Vendas

As landing pages e todo o processo de remarketing envolvido se relaciona com o Funil de Vendas de forma direta, contribuindo com a evolução na jornada.

De forma mais específica, no funil há o topo de funil (TOFU), meio (MOFU) e o fundo (BOFU).

Assim, o topo de funil se relaciona com o momento de qualificação de leads, o meio com a fase de agregar valor e o fundo foca, de fato, no momento da negociação e fechamento da venda.

Landing Page em si é uma estratégia TOFU, pois está relacionada com o período de consciência do usuário, se concentrando na geração de leads – famosa pelas telas de captura de dados em cadastros para newsletter, por exemplo. 

Para isso, materiais gratuitos são comumente utilizados.

Os formulários capturam o essencial do usuário para dar sequência à imersão no funil, como telefone ou e-mail.

Esses contatos são extremamente valiosos, pois com eles é possível nutrir um relacionamento e se comunicar com eles, como é o caso do e-mail marketing, por exemplo. Essa fase é MOFU.

Depois de selecionados os leads mais qualificados, entramos na fase BOFU, em que estímulos são usados para aumentar as vendas e, mais uma vez, conteúdos gratuitos ou benefícios exclusivos podem ser usados nessa etapa.

Aprenda a criar landing page de alta conversão

A landing page, como enfatizamos neste artigo, possui um alto tom comercial e abusa da persuasão. 

Geralmente, ela direciona o usuário para uma ação e contém links que levam a uma página de vendas.

O design da página, imagens, texto e CTAs podem variar de acordo com o usuário. 

Esse tipo de estratégia costuma ser bastante eficaz para testar os modelos e ver quais estão gerando mais resultados. 

Inclusive, pesquisas mostram que quanto mais versões forem testadas, maiores serão as suas chances de obter ótimos resultados.

Design e elementos de página

O ideal é que o design da página não seja carregado. Opte por uma página atrativa, mas que ao mesmo tempo seja limpa e dê para visualizar todos os elementos importantes contidos nela.

Vale lembrar que a landing page não deve ter conteúdos muito densos e cansativos, pois podem desincentivar o usuário a tomar a ação. 

O ideal é que o texto seja direto, conciso, que esclareça todas as dúvidas e apresente botões de call to actions de forma equilibrada.

Por isso, tome cuidado para não exagerar! Os botões de CTA costumam estar destacados e fáceis de identificar, no início e no final da página.

Copy para landing pages

Ressaltamos que uma copy direta não é apenas um texto sucinto. 

Ela deve gerar identificação ao usuário, fazer com que ele sinta que a solução do problema dele está a um clique. Além disso, todas as informações importantes devem ser colocadas na página.

A sua oferta deve estar clara e destacada. Não adicione informações ou links que não sejam relevantes para a tomada de ação, afinal, o intuito da landing page é fazer com que o usuário aja rápido, sem pensar muito. 

Gatilhos mentais de escassez podem cair bem aqui.

Links e distribuição de informação

Foque a navegação no seu objetivo, na ação que você predeterminou. 

Se a landing page de uma empresa de elevadores conter muitos links diferentes, CTAs que levam para páginas distintas e informações vagas, os usuários se dispersarão e, consequentemente, isso não será vantajoso para a empresa.

Lembre-se de que o usuário possui uma dor e o que ele precisa naquele momento é de uma solução. Portanto, sustente sua proposta com o máximo de argumentos convincentes que puder. 

Informações complementares

Depoimentos podem ser uma boa estratégia, pois fazem o usuário se sentir mais seguro e confiar no seu produto ou serviço.

Além disso, apesar do seu site ser uma potente ferramenta para impulsionar as vendas, na sua landing page não deve conter botões com esse destino. 

Isso desviará a atenção do seu usuário e provavelmente o dispensará do foco. Mais uma vez: a landing page busca a rápida tomada de ação!

Pode parecer óbvio, mas você deve pensar toda a estruturação e experiência do usuário focando no seu público-alvo. 

Utilize todas as informações que você coletou do seu público para oferecer uma página que atenda a todos os requisitos que ele procura.

Outro fator crucial que possui impacto direto com seus resultados é o tempo de carregamento da página. 

O ideal é que ele não ultrapasse cinco segundos, caso contrário o usuário pode fechar a página antes mesmo de conferir a sua oferta. 

Por fim, tempo é dinheiro! Quanto mais sua página demorar para carregar, mais caro você pagará por isso.

Como criar Landing Pages?

Agora que você já sabe alguns detalhes cruciais para desenvolver landing page, é importante ressaltar que há algumas possibilidades para criá-las. São as principais opções:

  1. Pagar um profissional para criar a página para você: pode ser bastante vantajoso contar com a expertise de profissionais que trabalham com desenvolvimento e conhecem as estratégias que mais funcionam;
  2. Desenvolver em seu próprio site;
  3. Utilizar ferramentas de criação de landing pages: com as ferramentas não é necessário ter alto conhecimento de programação e ainda é possível fazer a página da maneira que mais te agradar. 

Cabe ressaltar, contudo, que seja uma ferramenta ou um profissional, ambos podem entregar uma página de qualidade e implicam em investimentos.

Ferramentas para criar Landing Pages

É claro que não poderíamos terminar este artigo sem trazer mais dicas de ouro para criar landing pages! 

Assim, para escolher a ferramenta que mais te agrada, é preciso conhecer cada uma delas e testar. 

Algumas podem atender melhor às suas necessidades do que outras, assim como há aquelas que são mais intuitivas.

De qualquer forma, selecionamos algumas ferramentas úteis, caso você deseje se aventurar em criar a sua própria landing page, confira:

  1. Instapage
  2. Lander
  3. Unbounce
  4. Carrd
  5. IM Creator
  6. Wix
  7. Convertkit
  8. LeadPages
  9. HubSpot
  10. Divi
  11. RD Station
  12. ThemeForest
  13. PageWiz
  14. Kickoff Labs
  15. Landingi
  16. WishPond
  17. Onesies
  18. LaunchRock
  19. HelloBar
  20. Optimezely
  21. Leadlovers

Agora que você já sabe o que é, como criar e dicas para ter a sua própria landing page de alta conversão, chegou o momento de colocar a mão na massa! 

Ao implementar as landing pages de forma estratégica e bem estruturada seus negócios poderão alavancar e você verá que o marketing é um amplo estudo sobre técnicas e estratégias que podem te ajudar a faturar mais. 

Quanto mais você souber, maiores serão suas chances de se destacar da concorrência.

Este artigo foi originalmente produzido pela equipe do Blog Accenda Digital, direcionado a assuntos do universo do Marketing Digital, compartilhando expertises que podem ajudar empresas a crescerem.