Learning Habits: Tornando a aprendizagem um hábito

Quem disse que existe um jeito único de aprender, que aprender leva tempo ou que aprender é algo cansativo? E se você pudesse definir Learning Habits para o seu dia a dia e o da sua empresa para aprender mais e melhor?

Learning Habits são práticas que inserimos na nossa rotina que nos ajudam a aprender coisas novas de um jeito mais leve e consistente. 

Um exemplo disso são as pílulas Learning Campaign, ou Campanhas de Aprendizagem,  realizadas nas empresas para que os colaboradores possam desenvolver suas competências a partir de um conteúdo que chega aos poucos e de formas diferentes.

Dá para aprender através de um vídeo, uma mensagem interativa, um evento, uma competição e muito mais. 

Uma Learning Campaign é, sem dúvida, uma excelente saída para que a empresa consiga gerar Learning Habits e fortalecer a cultura de aprendizagem junto a seu time. 

Sem dúvida, tudo depende da necessidade da organização e do time. E do compromisso das pessoas envolvidas na criação da campanha de aprendizagem com os resultados a serem alcançados. 

Além disso, este é um trabalho que exige profundo entendimento sobre a cultura da empresa e o jeito de ser e agir de quem atua nela.

Mas já está mais do que comprovado que é muito mais fácil compartilhar o conhecimento essencial para o negócio quando o aprendizado acontece naturalmente, a partir do que o colaborador já faz. 

E como podemos construir nossos próprios Learning Habits? 

Como desenvolver hábitos de aprendizagem que façam sentido para nós e que nos ajudem a evoluir não só na vida profissional como na pessoal?

É importante dizer que estamos falando aqui de uma mudança de postura: aprender é bom, esse é o primeiro ponto que devemos considerar. Precisamos acabar com o estigma de que aprender é enfadonho ou que é perda de tempo. 

O segundo é reconhecer que podemos aprender em qualquer hora e lugar, que é o que chamamos de “Lifewide Learning”. Isso porque o aprendizado dito “informal” também é enriquecedor. 

O terceiro ponto é buscarmos as formas de aprender que nos agradem, nos motivem  (ouvindo um Podcast, por exemplo) – e que se encaixem na nossa agenda, para que a gente não comece a criar desculpas para não aprender.

Há ainda ferramentas que contribuem com bons Learnings Habits: 

Como o MindMeister ou o Miro para o desenvolvimento de mapas mentais. 

O Google Drive, para salvar e compartilhar documentos.

O Google Keep para registrar anotações. 

O Google Agenda para se programar melhor.

O Trello para organizar seus planos de estudo. 

E muitos outros!  

E se eu quiser ajudar outras pessoas nessa mesma missão?

É preciso, antes de mais nada, ser exemplo na vontade e na prática de aprender. E isso não vale só para o ambiente corporativo! 

Como despertar a curiosidade no outro, se não somos curiosos, se não temos o interesse em saber mais?

Já dentro da empresa, podemos criar condições para que as pessoas possam definir seus próprios Learning Habits, como espaços e ocasiões em que o aprendizado simplesmente aconteça sem cobranças. 

Vale ainda permitir que o colaborador tenha todos os dias um tempo de sua jornada de trabalho para ver, ouvir ou fazer alguma coisa que não esteja diretamente relacionada a ela. 

Enquanto líder, despertar a cultura de aprendizagem em seus colaboradores é uma atitude que não os ajudará apenas pessoalmente, mas também impactará no negócio. Ser um líder do futuro é motivar e incentivar seus liderados. 

Aprender pode ser viciante! 

Mas isso depende do modo como traçamos nossos hábitos em torno do aprendizado. 

Quando a gente aprende a aprender e se apaixona por isso, a aprendizagem costuma ser um caminho sem volta. E que nos muda completamente. 

Esse artigo foi escrito pela WIS, ecossistema de aprendizagem e empresa pioneira em Learning Campaign no Brasil.