O mercado de cosméticos é um dos que mais crescem no mundo e o Brasil se destaca como um dos principais comerciantes deste setor.
E isso acontece, principalmente, com a sociedade procurando meios de estar esteticamente agradável sem precisar recorrer a cirurgias que são altamente invasivas.
Neste setor então, o creme para olheiras, produtos de rejuvenescimento e tratamentos com óleos e outros componentes vem chamando a atenção nas prateleiras, e por conta dessa grande variedade de produtos que esse setor, apesar de competitivo se tornou um bom lugar para começar a empreender.
A grande vantagem de investir nesse tipo de empreendimento é que hoje o setor de cosméticos não possui apenas um público feminino, ao contrário, os famosos creme rejuvenescedor e clareador e perfumes, por exemplo, já atraem grande parte do público masculino o que torna muito mais abrangente.
A loja de cosméticos e produtos de beleza além de atender uma demanda reprimida do público, em geral, pode ser mais nichado e atender também um público mais profissional como:
- Cabelereiros;
- Manicures;
- Esteticistas;
- Pedicures.
Neste artigo abordaremos sobre as lojas de cosméticos, como está o mercado e como montar uma loja que seja agradável, com insumos máquina de café e que traga bons resultados ao longo do tempo.
Entendendo o mercado de cosméticos
O mercado de cosmético como comentamos vem aumentando e muito e girando uma parte da economia do país.
Somente no nicho de higiene e de produtos conhecidos como especiais, o mercado de cosméticos representou cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o que equivale a um faturamento de mais ou menos R$ 100 bilhões.
Os cosméticos são voltados para o cuidado com a pele como o hidratante para o rosto e para beleza, no geral, como unhas, cabelos, entre muitos outros.
Já entre os perfumes, somente no ano de 2016, o faturamento da venda desse tipo de produto girou em torno de R$ 5,7 bilhões.
Agora que entendemos melhor o setor de cosmético no Brasil e entendemos que se trata de um mercado que vai se tornando promissor, não somente para quem revende produtos de marcas mais conhecidas.
No entanto, para quem quer investir em uma pequena fábrica, nos tópicos abaixo falaremos sobre como montar uma loja para a comercialização desses produtos.
A loja é um ambiente muito importante para o funil de vendas, pois é onde o cliente opta pelo seu produto e conhece sua marca de forma mais qualitativa e a escolhe como sua representante.
Como montar uma loja de cosméticos
Assim para abrir uma loja de cosméticos é necessário seguir alguns pontos importantes para que seu comércio seja feito de forma satisfatória.
1. Localização
O primeiro ponto para abrir uma loja é saber onde que ela será instalada. Para isso, é necessário levar em consideração dois aspectos a localização versus o custo que será para manter esse local.
Se for possível comprar o ponto comercial a ideia é um bom negócio, porém, caso não seja, verifique as possibilidades de pagar um aluguel.
Encaixe esse aluguel no orçamento e trabalhe com uma boa localização. Isso permitirá que seus produtos como de limpeza de pele profunda sejam vistos de forma mais adequada chamando a atenção do público e trazendo grande fluxo.
Para que seu negócio acerte na localização é imprescindível a construção de um plano de negócio por uma consultoria empresarial ou feita pelo próprio gestor com muita pesquisa.
Esse plano envolve análise de mercado, análise financeira e operacional, e principalmente, quem é o público-alvo e o orçamento.
2. Estrutura
Quando falamos diretamente da estrutura levamos em consideração os trâmites burocráticos já feitos como o Registro na Junta Comercial e a escolha do enquadramento fiscal feito por um contábil.
A estrutura é composta de um caixa, prateleira, vitrine, computador, espelhos, impressora de nota fiscal e cadeiras e poltronas. Geralmente, uma loja de cosméticos girava em torno de 35 a 55 metros quadrados.
Também é fundamental investir na comunicação visual como placas, adesivos de vitrine e camiseta personalizada com logo para os funcionários.
3. Produtos
Com a estrutura colocada e a iluminação feita e os móveis colocados é necessário compor o mix de produtos como shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, esmaltes, alicates, lixas, polidores, cremes hidratantes, bases, sabonetes e muito mais.
Quanto mais diversificado for o mix, mais pessoas irá ser atendidas. Esses são algumas das dicas para abrir uma loja de cosméticos de sucesso.