Marketing 2023: fique antenado nas principais tendências

O começo do ano está cada vez mais perto! Especialmente durante esse primeiro momento, é preciso ficar de olho no que tem sido tendência para esse próximo ano. Se você busca manter a sua empresa atualizada, é preciso mapear as novidades, além de investir para manter-se antenado.

Vale ressaltar que todo ano possui particularidades que devem ser consideradas. No caso, o último evento mais recente, a Copa do Mundo, é um fator que influencia diretamente no desempenho anual, principalmente quando falamos em consumo. Mas como a Copa, existem outros fatores a serem considerados e que são determinantes para o surgimento de uma tendência. 

Nesse conteúdo, separamos algumas das principais tendências para 2023 que vão ajudar o seu negócio a manter-se atualizado e o principal: atrativo para o seu público! Com certeza, você já deve ter escutado o termo “Marketing é alma do negócio”. De certa forma, sem o uso de boas estratégias fica difícil manter o alcance dos resultados esperados, além da conquista de novos clientes. 

Desse modo, é importante realizar um estudo de mercado a fim mapear o que mais funciona de acordo com o seu modelo de negócio. Por isso, é importante enfatizar que nem toda estratégia deve ser aplicada, tudo depende do objetivo da empresa. 

Em contrapartida, dependendo do caso, é possível mesclar estratégias desde que, juntas, elas consigam atingir as métricas almejadas. Ou seja, tudo vai depender de um contexto geral que vai ditar qual plano de ação seguir.

Confira as tendências para 2023

Conforme mencionamos anteriormente, separamos algumas das tendências para 2023. Confira a seguir: 

Vendas online

A previsão para as vendas online em 2023 são otimistas, já que o cenário do último ano foi favorável e o público está adepto a esse modelo de compra. As vendas online estão ganhando espaço no mercado por diferentes motivos, seja pelo preço mais acessível, promoções exclusivas, comodidade, acessibilidade e muito mais! 

Independente da motivação, o público está sendo cada vez mais aderente a esse tipo de venda. Para as empresas, isso é um bom sinal, pois não é necessário contar apenas com um espaço físico. Além disso, a venda online faz com que o alcance seja ainda maior o que, consequentemente, resulta em indicadores mais satisfatórios. 

Omnichannel

De acordo com pesquisas voltadas ao comportamento do consumidor, a maioria dos brasileiros preferem o consumo híbrido. Isso significa que estão abertos ao modo online, mas que gostam do espaço físico. Isso indica a importância de apostar nos dois modelos a fim de marcar presença, além de atender as expectativas do seu cliente. 

Recentemente, foi divulgado um estudo realizado pela Harvard Business Review indicando que 73% do público combina o espaço físico com a loja virtual para, então, efetuar uma compra. Esse dado se acentua ainda mais quando se trata do varejo. 

Outro fator importante e que deve ser destacado é que faz parte dessa estratégia integrar e disponibilizar múltiplos canais para as vendas. No entanto, é preciso garantir que eles conversem entre si e que atendam a demanda. 

Marketplaces

Podemos chamar essa plataforma de “Shopping Virtual” ao qual é exposto diversos produtos e serviços. Afinal, se trata de um grande Ecommerce! Sem dúvidas, será uma das tendências para 2023 e, por isso, se você deseja visibilidade e mais oportunidade de vendas, o Marketplace é uma ótima estratégia. 

Mensagens automáticas 

O envio de SMS é uma ótima solução para qualquer área de atuação. Afinal, além de dar destaque a um conteúdo específico, essa ação facilita a interação com leads. Além do mais, vale destacar que essa estratégia conta com uma alta taxa de abertura, isso significa que a maioria dos contatos da sua lista terão acesso a mensagem destinada. 

Outra vantagem das mensagens automáticas deve-se à segmentação de contatos, já que se torna ainda mais eficiente quando os leads selecionados são qualificados de acordo com o objetivo desta ação. Sem dúvidas, o envio de SMS é um investimento que vale a pena colocar em prática! 

Por fim, essas são as principais tendências para o Marketing de 2023 a fim de trazer mais resultados para o seu negócio, mas além disso, o foco é atrair e consolidar clientes. Sem dúvidas, ao seguir algumas das tendências mencionadas, você conseguirá manter a sua empresa atual e funcional para o seu cliente!