Saiba o que é Marketing de influência

marketing de influência

Com a inovação constante do universo digital, é natural que muitas esferas do dia a dia também sejam adaptadas para esse mundo. Assim, na realidade dos negócios, é comum que pequenas e grandes marcas recorram a estratégias variadas para alcançar o maior público possível, e o marketing de influência é uma dessas estratégias.

No mundo do Marketing Digital, um dos principais elementos é o uso das redes sociais, blogs e outros canais que permitem produzir e divulgar o conteúdo. 

Com isso, neste ambiente, pessoas que possuem muitos seguidores e se relacionam com essa comunidade, têm o poder de influenciar outras pessoas a comprarem um produto de determinada marca, por exemplo.

Desse modo, o marketing de influência acabou se tornando um grande aliado das empresas quando se trata de expandir e divulgar os seus produtos para um número maior de pessoas de forma qualificada e de modo a otimizar o ciclo de compra.

Afinal, se aquelas pessoas acompanham determinado influenciador, é porque certamente confiam no que é dito por ele, certo? E é exatamente isso que acontece, fazendo com que o público passe a se interessar e confiar na marca, por consequência.

Seguindo essa linha de pensamento, os profissionais de marketing começaram a investir no trabalho integrado entre influencers nas redes sociais e as marcas para veicular informações positivas em relação aos produtos com uma pessoa que tem alto poder de persuasão.

Visto isso, para compreender melhor o que é o marketing de influência e todos os seus detalhes, nós preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto. Portanto, leia atentamente os tópicos a seguir e aproveite ao máximo as dicas!

O que é marketing de influência?

Com a ascensão das redes sociais muitas atividades mudaram, do modo de consumo ao relacionamento com o cliente, inclusive a forma de fazer propaganda. 

Antigamente, por exemplo, uma das melhores formas de divulgar uma marca era recorrer a exposição em um outdoor na rua, o que já chamava bastante a atenção das pessoas.

Hoje em dia, ainda existem os outdoors, porém, a ferramenta que vem sendo usada cada vez mais com esse mesmo objetivo – e com mais potencial de alcance qualificado – são as redes sociais. 

Afinal, cada vez mais, os profissionais de marketing podem observar o poder que os Stories no Instagram têm de influenciar pessoas a comprar determinado produto ou se relacionar com uma marca.

Assim, juntamente com os criadores de conteúdo, as marcas começaram a trabalhar com o marketing de influência.

Mas afinal, o que é isso exatamente? 

Na prática, o marketing de influência é uma estratégia utilizada por marcas que desejam se comunicar e aproximar do público a partir de parcerias com criadores de conteúdos nas redes sociais.

Ou seja, a empresa escolhe algum influenciador que tenha pontos em comum com o produto e que agregue ao público que a marca deseja alcançar, realizando uma propaganda. 

Em seguida, ela entra em contato com esse profissional para fazer a proposta de contrato e, caso o negócio seja fechado, o influencer começa a divulgar os produtos/serviços da marca para seus seguidores.

O resultado dessa negociação são as famosas “publis”, ou seja, os conteúdos publicitários de parceria que vemos em diversos perfis engajados nas redes sociais.  

Essa é uma estratégia que de fato tem trazido ótimos resultados para as marcas (e para os profissionais), principalmente porque os usuários têm uma ligação de confiança muito mais forte com os influencers que já acompanham.

Como as marcas podem usufruir do marketing de influência?

As marcas podem utilizar dessa ferramenta para aumentar as vendas, construir uma identidade mais forte para a marca, bem como a identificação dos clientes com o produto.

Mais ainda, consegue divulgar mais fácil e amplamente os pontos positivos que pode trazer aos clientes quando é incluída no dia a dia.

Contudo, apesar de parecer uma tarefa simples, as empresas precisam se atentar a vários detalhes antes de colocar essa estratégia em prática, evitando qualquer tipo de prejuízo, principalmente em relação à imagem da marca, e de modo a otimizar os resultados obtidos.

Isso significa que antes de fechar negócio com algum influenciador, é preciso analisar minuciosamente o perfil para determinar se de fato ele pode agregar ao negócio e identificar os pontos em comum com a marca que influenciarão nas campanhas.

A partir disso, também é preciso definir qual o melhor meio de divulgação a ser utilizado, seja o YouTube, Instagram ou Twitter, por exemplo.

Quais são os benefícios do marketing de influência?

Como dito anteriormente, o marketing de influência é uma ferramenta que, quando aplicada de maneira correta, possibilita resultados incríveis para a marca, mesmo para aquelas que ainda são novas no mercado.

Isso se dá pelo fato das empresas poderem segmentar as suas ações, escolhendo qual público deseja atingir por meio do perfil de influenciador escolhido para representar o negócio.

Dito isso, confira a seguir os principais benefícios que o investimento nessa estratégia pode trazer.

Acessibilidade

Essa é uma ótima estratégia de marketing para as empresas que estão começando, pois não é necessário ter um grande orçamento para fazer esse investimento – nem ter vínculo com agências de publicidade. 

Afinal, você pode entrar diretamente em contato com o influenciador e até mesmo contar com micro-influenciadores.

Nas redes sociais existem diferentes tipos de influenciadores, de vários nichos, com números diferenciados de seguidores, possibilitando diferentes formatos de negociações. 

Basta saber procurar e dialogar com clareza no momento de estabelecer a proposta, identificando aqueles que mais fazem sentido para a marca.

Identificação com a marca

Atualmente, quando alguém pensa em comprar um produto, é comum que busquem por informações de algum amigo ou conhecido – ou mesmo na internet – a opinião de quem já utilizou o produto.

Assim, quando um influenciador divulgar algum produto é criada uma sensação de confiança e identificação com aquela marca, fortalecendo a prova social, visto que é uma pessoa de nome e credibilidade para aquele público.

Afinal, se aquelas pessoas acompanham determinado digital influencer, certamente é porque acreditam e se identificam com o que ele diz e propõe. 

Logo, as chances do público optar por comprar o produto divulgado é muito maior.

Alcance do público certo

Outro grande benefício do marketing de influência é a possibilidade de segmentação do público. 

Ou seja, é possível direcionar o conteúdo/produto para pessoas que já estejam interessadas no nicho que a empresa atua, aumentando as chances de compra.

Assim, não é necessário investir em mapeamento de grupos que possam ser potenciais clientes, já que os seguidores do influenciador já tem interesse naquele nicho que o produto faz parte, qualificando os resultados das estratégias.

Tipos de influenciadores digitais

Outro tópico que deve ser considerado é sobre qual o tipo ou tipos de influenciadores a marca irá fechar negócio. 

Há algum tempo era senso comum que os perfis com mais seguidores eram os melhores para trazer bons resultados para a marca.

No entanto, já foi constatado que nem sempre um alto número de seguidores traz um bom e qualificado engajamento, afinal, a proximidade com o público e até o nicho de atuação da empresa podem impactar nos resultados obtidos. 

Mais ainda, percebe-se que alguns nichos, mais específicos, a proximidade do público com o influencer é determinante para o potencial de venda.

Portanto, o mercado de influência estabeleceu categorias de influenciador digital para trabalhar melhor cada perfil e necessidades. São as categorias:

  • Nanoinfluenciador: até 10 mil seguidores;
  • Microinfluenciador: de 10 a 15 mil;
  • Intermediário: de 50 a 500 mil;
  • Macroinfluenciador: 500 mil a 1 milhão;
  • Megainfluenciador: acima de 1 milhão de seguidores;

Quais são as principais plataformas de influenciadores?

Após todas essas informações, se você está considerando aderir a essa estratégia de marketing, é importante conhecer as melhores plataformas de influenciadores para facilitar a procura e a tratativa com esses profissionais, para além das agências, garantindo que seu negócio tenha o sucesso almejado.

Dentre as principais plataformas é possível ressaltar:

  • Influency.me: iniciativa do grupo Comunique-se que está há 17 anos desenvolvendo tecnologias e serviços para conectar marcas a influenciadores;
  • Squidit: ótima opção para fazer campanhas de publicidade e marketing de influência;
  • Metropole4: Conecta marcas e pessoas por meio da criatividade, sendo uma plataforma inovadora;
  • Kuak: espaço para influenciadores e marcas que almejam se relacionar e compartilhar ideias;
  • Digital influencers: Detém vários especialistas que definem o melhor estilo de marketing a partir de determinados objetivos.

Conclusão

Desse modo, é possível concluir que as inovações tecnológicas cada vez mais recorrentes, cabe às pequenas e grandes empresas buscarem estratégias que se adequem às novas demandas do mercado para se posicionar. O marketing de influência é uma delas.

A partir dessa estratégia de marketing, as marcas atingem seus clientes por meio da ferramenta que está mais presente em suas rotinas: as redes sociais. 

Assim, a conexão entre influenciadores e o produto de uma marca traz mais confiança e identificação para o público e, consequentemente, melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe Metropole4, onde você pode encontrar conteúdos sobre marketing de influência.