Nova IA do Google pode explorar ainda mais as perguntas que você faz no buscador

No evento Search On, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2021, o Google apresentou sua nova IA (inteligência artificial), que traz uma nova perspectiva sobre o entendimento do buscador em pesquisas online. 

Essa novidade chamou bastante atenção no evento, já que é uma tendência de SEO, sendo essencial para o ranqueamento no Google. Mesmo não sendo nova, a empresa apresentou avanços em sua inteligência artificial chamada MUM (Multitask Unified Model). 

O principal destaque do MUM é a associação de um grande volume de dados de forma simultânea e extremamente ágil. O cruzamento de dados é mais rápido que um piscar de olhos. Além disso, a interatividade da inteligência artificial facilita bastante as buscas. 

Para se ter uma ideia de como o MUM torna as pesquisas mais fáceis e assertivas, o Google apresentou alguns exemplos durante o evento. 

Um dos exemplos dados foi sobre o conserto de uma bicicleta quebrada. Com a MUM, o usuário poderá receber resultados de pesquisa apenas apontando para a peça quebrada da bicicleta por meio do Google Lens e perguntando ao Google como consertá-la. 

A partir disso, será possível receber resultados em vídeos, textos e lojas onde você pode levar a sua bike. Simples, rápido e extremamente inteligente! 

Google redobra combate contra fake news com o MUM 

Uma das principais preocupações do Google nos últimos anos é a disseminação de fake news e sites pouco confiáveis. A gigante de tecnologia ainda não se mostra satisfeita com a capacidade do buscador em combater informações falsas. 

Com isso, o Google traz o recurso “sobre este resultado”, que atesta a autenticidade de um site e detalha mais informações sobre a página ou conteúdo. Assim, será possível verificar a opinião de sites confiáveis sobre o assunto ou site em questão. 

Outro recurso anunciado foi o things to know (“coisas para saber”), que traz informações adicionais sobre assuntos da sua pesquisa. Basicamente, o Google irá lhe mostrar o que as pessoas perguntam sobre o tema, para ajudar a enriquecer a sua pesquisa com novas informações. 

Se você fizer uma pesquisa sobre “reforma de casa”, este recurso apresentará temas relacionados, como “materiais mais usados em reformas” e “como planejar a reforma de uma casa”. As sugestões buscam trazer mais conhecimento sobre os temas buscados. 

Ampliação da interação com vídeos nos resultados de busca 

Nos resultados de pesquisas, os vídeos que aparecem são aqueles que contêm a palavra-chave da pesquisa em seu título ou descrição e isso é muito vago. Com o MUM, a interação com os vídeos deve aumentar consideravelmente. 

Os novos recursos trazem a possibilidade de o Google sugerir trechos de conteúdos exibidos em vídeos que abordem o tema específico da sua pesquisa. Então, se você pesquisar “como fazer uma cama de pallet”, a IA sugerirá vídeos nos trechos em que a pessoa mostra como fazer isso. 

Consulta de lojas por proximidade 

O Google também intensificou o apelo pelas compras online. A empresa trará mais opções de e-commerce para os usuários que gostam de fazer compras pela internet. Novos recursos da IA permitirão aos usuários consultar lojas próximas de sua localização que possuem o produto em estoque. 

Assim, além de mostrar lojas próximas, o resultado da busca evitará que você dê uma “viagem perdida”, já que há a garantia de que a loja possui o produto que você deseja. 

Ainda é possível usar filtros de busca que indicam as lojas mais seguras e confiáveis para se realizar uma compra. 

Recursos para comércio online estarão disponíveis no Brasil ainda este ano. Já outros recursos, como o things to know, ainda não têm previsão de chegada para os brasileiros. 

As novidades são excelentes para os internautas, já que a maioria das pessoas utiliza diariamente o buscador. 

Texto: Gustavo Marques