O que é recapagem de pneus e como é o processo

Os pneus são uma parte importantíssima do seu carro, já que estão atrelados à estabilidade, segurança e ao desempenho do seu veículo. Porém, muita gente opta por não gastar com pneus no tempo certo, correndo risco de uma multa, ou pior, colocando sua segurança e de sua família em risco.

Você pode perceber que os pneus são uma das peças automotivas mais importantes. Mas você sabia que é possível recuperar seus pneus velhos e usados? Não? 

O nome desse processo é recapagem, e se você não sabe ou quer saber mais sobre esse processo fique por aqui.

O que é recapagem?

A recapagem é um processo de reutilização da carcaça dos pneus antigos do carro e troca das bandas de rodagem por uma nova.

Os custos de pneus novos podem ser muito altos, por isso a recapagem pode ser uma alternativa bem inteligente, pois você estará prolongando a vida dos pneus que provavelmente custaram-lhe uma fortuna.

Esse processo é dividido em 10 partes, que garantem a segurança. 

1. Limpeza e secagem

Essa primeira etapa irá garantir que nenhuma partícula ou resíduo fique no pneu quando a reconstrução for acontecer. A limpeza garante que a inspeção seja feita de forma precisa e evitando risco de contaminação com impurezas.

Pode ser feita a jato ou com uma escova em sua parte lateral. 

2. Inspeção inicial

Após a limpeza o pneu é inspecionado, nesta etapa é verificada a espessura, a quantidade de borracha, a relação de altura x largura, partes da banda de colagem e partes internas.

Esse passo é importante para garantir a qualidade, evitando um reprocesso.

3. Raspagem

Em seguida é realizada a raspagem, com o propósito de manter a simetria e a uniformidade da rodagem, raspando toda a borda de rodagem. O desenho original é totalmente removido.

Isso garante que a circunferência do pneu esteja adequada, fazendo com que a vida útil do item aumente e reduzindo, com isso, a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem.

4. Escareação

Nesta etapa é removida toda espécie de dano que foi causado ao pneu, furos e pedras que danificaram ele. Tudo é removido com ferramentas certas e máxima cautela.

Essa etapa é muito importante porque ajuda a garantir a segurança e a vida útil prolongada do pneu, que está livre das poluições de carcaça.

5. Conserto

Essa etapa serve para danos maiores que não foram arrumados durante a escareação, assim o pneu passa pelo conserto para uma reparação mais profunda.

Acidentes na coroa ou lesões com furo de prego podem ser reparados com segurança, conservando os pneus em serviço por mais tempo e reduzindo o custo quilométrico.

Mas existe um limite de dano que é possível reparar, ele é estabelecido pelo fabricante e serve para garantir a segurança e bom funcionamento da peça.

6. Enchimento

Nesta etapa é aplicado um tipo de borracha que irá nivelar e tampar qualquer buraco anormal, isso garante que quando calibrado o nível se mantenha.

7. Aplicação de cola

Agora irá começar o processo onde o pneu receberá uma nova banda de rodagem, por isso é preciso usar um tipo específico de cola ou cimento, como também é chamado. É aplicado de forma que tenha a quantidade exata para colar a nova banda à carcaça.

8. Bandas de rodagem

Finalmente, é a hora de colocar as novas bandas, elas serão cortadas e preparadas de acordo com as medidas tiradas no momento da inspeção. Ela possui um tipo especial de borracha para aguentar o atrito com o solo.

Aqui é retirado todo o ar entre a carcaça e a banda colada, além disso, a montagem é feita de acordo com o tipo de pneu. É usado um identificador na banda para que se mantenha a segurança sobre números de recapagens já feitas. 

9. Vulcanização

Por ser uma peça de borracha o pneu deve ser vulcanizado, ele é colocado no autoclave, então é submetido a condições de temperatura, tempo e pressão específicas para as necessidades de cada modelo e de cada borracha.

10. Inspeção final

Após encerrado o processo de vulcanização, o pneu passa por uma inspeção final, necessária para garantir a qualidade, segurança e integridade do produto. Após checado, estando tudo conforme o controle de qualidade, o pneu está pronto para o cliente. 

Depois de tantas etapas, seu pneu estando pronto é só colocá-lo em seu veículo, talvez com uma calota esportiva. 

Escolha uma boa empresa para realizar a recapagem para você, é muito importante contar com o trabalho de profissionais bem qualificados. Como falamos, o pneu é uma peça importante que envolve estabilidade, ou seja, segurança para você e sua família.

Agora que sabe o que é recapagem e como acontece, o que achou? O processo é completamente seguro e garante que seu pneu seja restaurado, o que pode te ajudar a economizar muito, antes de trocar o pneu por um novo.