O que evitar no gerenciamento de um site

Um site, seja de propriedade da empresa ou independente, é considerado uma das melhores ferramentas para fornecer informações no mundo digital, então ter um bom gerenciamento de um site é fundamental.

No entanto, como a internet é um espaço repleto de dados e conteúdo diversificado e relevante, incluindo concorrentes, um site precisa ser apreciado e conquistado pelos usuários.

No caso de empresas, isso se traduz em aquisição de clientes, por exemplo, no caso de uma empresa prestadora de serviços de despachante aduaneiro comércio exterior.

Com essa pergunta em mente, o texto a seguir abordará os cinco principais erros que as pessoas cometem ao administrar um site, erros que podem privar completamente um site de seu potencial.

1) Abuso de Pop-ups

Um dos maiores entraves à experiência do usuário em um site é o número excessivo de anúncios, que às vezes pode até mesmo bloquear a visualização do conteúdo do seu site.

De fato, muitos sites usam a publicidade de uma forma que bloqueia ou dificulta o acesso a determinadas áreas, reduzindo assim o acesso dos usuários às partes mais importantes, como o conteúdo.

Assim, embora a publicidade seja uma ferramenta necessária para a manutenção de um site (pois é através da receita publicitária que muitos sites são mantidos), seu abuso pode ser extremamente negativo.

Como resultado, anúncios e pop-ups (anúncios que “aparecem” no meio da página de navegação) incomodam o usuário, reduzindo sua vontade de continuar navegando.

Além disso, muitos anúncios prejudicam a classificação de um site nos mecanismos de pesquisa, reduzindo assim as chances de um site ser visto pelos usuários da internet.

A melhor forma de lidar com isso é reduzir o número de anúncios no site. Como desativá-los de uma vez por todas não é uma opção, os anúncios podem ser distribuídos uniformemente pelas páginas, para evitar que os lucros se transformem em prejuízos para o site.

Isso se torna ainda mais importante no caso de sites comerciais, como de empresas de içamento de cargas, por exemplo, pois os sites devem focar no próprio negócio e não em outros.

2) Site lento

Ter um site lento também pode ser um tiro no pé para os proprietários de sites que tentam ganhar visibilidade no mundo online.

Problemas de carregamento em uma página fazem com que os visitantes percam o interesse, abandonem o site e procurem outra página que atenda às suas necessidades e funcione adequadamente.

Para contornar isso, os administradores de sites podem contar com ferramentas, como as fornecidas pelo Google, para testar a velocidade de suas páginas.

Caso a velocidade seja indicada como insatisfatória, o proprietário pode tomar providências quanto à hospedagem da plataforma. Em outras palavras, para funcionar corretamente um site deve operar em um servidor de boa qualidade que não deve gerar lentidão ou problemas.

3) Sites com conteúdo duplicado ou plagiado

O plágio pode ser um grande obstáculo para administradores de sites. O plágio de conteúdo envolve a cópia de textos ou trechos idênticos de conteúdo existente em outros sites. Copiar refere-se a copiar o título ou a descrição de outro conteúdo.

Assim, essas práticas podem não apenas sancionar o plágio do site, mas também criar uma má imagem junto aos usuários, exibindo certo amadorismo na web. Essa prática pode ser muito negativa, pois mostra uma falta de compreensão por parte da empresa.

Para evitar esses casos, você deve usar verificadores de plágio e desenvolver seu próprio conteúdo para o site da sua empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho que, embora trabalhoso, gera retornos muito melhores do que o plágio.

4) Ter um design não responsivo

O problema com muitos sites é que eles respondem a uma determinada resolução. Em outras palavras, ter um site que só pode exibir corretamente suas informações em um determinado tamanho pode ser prejudicial para os usuários de certos aparelhos.

Por exemplo, o seu site pode estar otimizado para a utilização em um desktop, dando prioridade para conteúdos horizontais, mas não fazer uma conversão pensando em alguém que utiliza um smartphone é ruim para o usuário.

5) Layout pouco conveniente

O layout de um site deve ser desenvolvido de forma a tornar a experiência do usuário a mais conveniente possível. Isso significa que as informações e as páginas acessíveis devem ser organizadas de forma que os usuários possam reconhecê-las facilmente.

Estes não são sites complicados e difíceis de usar. Vendo todas as informações fornecidas no texto acima, parece provável que tais erros possam afetar seriamente o funcionamento de um site da internet.

Portanto, mesmo que uma página contenha um monte de conteúdo altamente relevante, ela não terá a visibilidade que merece se não funcionar corretamente ou contiver problemas que afetem a experiência do usuário.