Recompensar executivos de alto escalão com ações de empresas é uma prática comum no meio das organizações de capital há um bom tempo. A partir disso surgiu a Stock Options, que é uma forma de fidelizar funcionários de alta performance.
Para que essa ação seja executada de maneira correta, ela é feita por meio de uma oferta de ações da empresa, e isso se tornou uma forte tendência de mercado.
Esse é um meio alternativo que grandes executivos encontram de comprar ações de grandes empresas. A intenção principal do Stock Options é atrair e reter talentos. Aqui, vamos explicar como esse método funciona e quais são os benefícios para os negócios.
O que são Stock Options?
Stock Options, que pode ser traduzido para o português como “opção de compra de ações”, é um formato de remuneração que empresas de capital aberto utilizam para reter os seus melhores colaboradores.
Nesse sentido, por meio do Stock Options, a empresa oferece a compra de ações para estes funcionários por um valor mais baixo do que o de venda na Bolsa de Valores.
Com isso, executivos de empresas como multinacionais e startups podem se tornar “sócios” do negócio sem precisar comprar uma ação no mercado financeiro. Essa é uma maneira encontrada por empresas para manter os profissionais qualificados dentro do negócio.
Como o Stock Options funciona?
Na prática, a empresa define o pacote de remuneração de ações e o oferece para colaboradores específicos. Geralmente, os colaboradores escolhidos são os profissionais de maior valor da companhia, que são responsáveis por bons resultados dentro da empresa.
Nesse pacote, os funcionários escolhidos podem comprar uma quantidade de ações da empresa a um preço predefinido, que geralmente é menor ao valor aplicado na Bolsa de Valores, em um período determinado pela empresa.
Ao comprar o pacote de ações, o colaborador se torna também um sócio da empresa. Dessa maneira, além de receber o seu salário, o colaborador também terá direito a receber lucros, de acordo com os resultados obtidos pela empresa.
Isso faz com que o profissional fique por mais tempo no negócio, já que agora ele é um dos acionistas. E claro, também é uma forma de torná-lo mais produtivo, já que quanto maior a receita da empresa, maiores serão seus ganhos como sócio do negócio.
Um dos exemplos do uso do Stock Options no mercado brasileiro é o da fintech Cora. A Cora oferece conta digital PJ livre de taxas e tarifas e muitos serviços para pequenos e médios empreendedores, que cresceu no mercado após levantar US$ 10 milhões em uma rodada Seed.
Na época, a empresa já havia programado um modelo Stock Option para parte de seus colaboradores numa rodada de investimentos Series A. Após oferecer um plano inicial para 50 colaboradores, a startup busca expandir essa oportunidade para todos eles.
Quais são as vantagens de fazer Stock Options?
Existem diversas vantagens para as empresas com a prática de Stock Options. Uma das vantagens é otimizar os resultados de uma estratégia de retenção de talentos, mantendo profissionais de alto valor por mais tempo na empresa.
O Stock Options vira um bom aliado numa estratégia de retenção e engajamento do profissional com a empresa. Isso estimula a criação de uma cultura ownership, que passa uma visão de que todo o funcionário pode ser um futuro sócio do negócio.
Para os funcionários, a principal vantagem se dá pela compra de uma quantidade de ações a preço mais baixo do que o aplicado na Bolsa de Valores, o que pode ser:
- Lucrativo;
- Inteligente;
- Benéfico;
- Entre outras coisas.
Para colaboradores que já possuem uma ideia de investimentos em empresas consolidadas e com potencial de crescimento, a compra de ações por Stock Options é uma maneira de diminuir custos para entrar no mercado e conhecer o negócio por dentro, antes de pensar em fazer o investimento.
Como observamos, a prática de Stock Options é um artifício que empresas de capital aberto utilizam para reter bons profissionais, captar novos investimentos e potencializar a sua atuação no mercado.