Ter a sua própria empresa é possivelmente um dos maiores sonhos do brasileiro. Para muitos, é o caminho mais curto e instigante para se chegar à tão desejada independência financeira e profissional.
Se você se enquadra na categoria “empreendedor de primeira viagem”, este é o momento de saber, de forma prática, como abrir uma empresa partindo do zero, e sem medo.
Pode parecer complicado, mas algumas dicas ajudam muito na empreitada de começar seu negócio e partir para uma segunda etapa: mantê-lo firme no mercado.
Acompanhe com a gente esse passo a passo e, desde já, lhe desejamos sucesso.
1. Conheça onde você vai pisar
Trocando em miúdos, esse primeiro passo significa analisar cuidadosamente o mercado em que sua empresa estará inserida, além de conhecer sua futura concorrência.
Medir a competitividade que sua empresa vai enfrentar é importantíssimo para você não desanimar antes da hora.
Adicionalmente, nesta etapa faz-se extremamente necessário um planejamento (principalmente da parte financeira). Caso contrário, a falta desse plano fatalmente será a principal causa do fechamento prematuro a sua empresa, como acontece em milhares de casos Brasil afora.
2. Foque o objetivo
Quando decidimos encarar o desafio de criar uma empresa do zero, impreterivelmente precisamos ter em mente os objetivos que almejamos alcançar.
É importante delimitar esses objetivos em metas fáceis e mais complicadas, separá-las em pequeno, médio e longo prazo.
Por outro lado, é preciso uma meta principal, que você não deve esquecer em hipótese alguma. Foco no seu objetivo maior fará toda a diferença para o sucesso da sua empresa.
3. Fique On desde o início
Certamente, a presença online da sua empresa será um dos fortes gatilhos para mantê-la ativa no mercado. Afinal, nos dias de hoje, praticamente tudo é feito pela internet.
Ou seja, para criar uma boa reputação e ganhar cada vez mais clientes, é imprescindível estar conectado, seja em um site ou nas redes sociais. Esses canais são uma grande oportunidade para você divulgar seus serviços e/ou produtos.
Oferecer conteúdo de qualidade para seus atuais e futuros seguidores pode potencializar seu negócio.
E se a experiência que você proporcionar às pessoas for positiva em grande parte do tempo, as chances delas retornarem à sua rede de relacionamento se tornam consideravelmente maiores.
Além de tudo isso, o momento em que estamos vivendo, com pandemia e incertezas diárias, nos trouxe outra constatação: o quanto a presença online se mostra a alternativa incisiva para a maioria dos negócios dar certo em meio às turbulências.
4. Nunca abra mão da qualidade
Ao botar a cara no mercado, é essencial que sua empresa busque um diferencial, ao menos. Seja ele em algum produto e/ou na oferta de algum serviço.
Diferenciais agregam valores de qualidade na percepção das pessoas. Diante disso, promover um bom relacionamento com elas trará reconhecimento à sua marca.
Não tenha pressa em conquistar um cliente, lembre-se de que, com qualidade, a chance de ele retornar é altíssima. E o “boca a boca” que ele vai empreender será igualmente bem-sucedido.
5. Enfim, encare a “chata” parte burocrática
Depois de feito todo o planejamento do negócio, finalmente (ou seria infelizmente?) surge a etapa mais “chata”, não para todos obviamente: a parte burocrática.
Esse é o momento em que sua empresa vai oficialmente sair do papel. Por isso, certifique-se de checar, com antecedência, toda a documentação solicitada para abrir empresa. Assim, você não corre o risco de atrasar todo o procedimento.
Inclusive, se o objetivo é diminuir ao máximo a burocracia, pense com carinho na importância de ter um contador para ajudá-lo durante o processo.
Só para efeito de informação e facilidade, anote aí alguns documentos que você precisará providenciar:
- Cópia autenticada do RG
- Cópia simples do CPF
- Cópias dos comprovantes de endereço residencial e de endereço comercial (onde será a sede da empresa, caso seja diferente do endereço residencial)
- Última declaração do Imposto de Renda
- Atividades da empresa
- Nome-fantasia da empresa
Há diversos outros documentos que também podem ser solicitados. Por isso, verifique com atenção a lista completa.
Calma, ainda tem mais
Com todos os documentos em mãos, os próximos passos serão os registros e inscrições nos órgãos públicos:
- Contrato Social: a “certidão de nascimento” da empresa;
- Registro na Junta Comercial: a “certidão de nascimento” de pessoa jurídica, onde você poderá fazer o pedido do CNPJ;
- CNPJ: com o carimbo do pedido de CNPJ (chamado de NIRE) recebido no passo anterior, você finalmente irá adquirir o CNPJ através do site da Receita Federal;
- Alvará de Funcionamento: licença que permite que sua empresa exerça legalmente as atividades registradas;
- Inscrição Estadual: registro formal da empresa e cadastro no ICMS, permitindo a comercialização de produtos dentro do território brasileiro;
- Cadastro na Previdência Social: deve ser feito em até 30 dias após o início oficial das atividades da empresa.
Após a realização de todas essas etapas, basta pedir autorização à Prefeitura ou, nos casos de empresas dos segmentos de indústria e comércio, à Secretaria do Estado da Fazenda para emitir e imprimir as notas fiscais e autenticar os livros fiscais.
Mas, a partir do cadastro na Previdência Social, sua empresa já estará legalmente funcionando. Daí em diante, caberão a você e à equipe que estará ao seu lado a dedicação necessária para alçar voos e levar o negócio ao sucesso! Boa sorte!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Agência Nova Singular, empresa de Marketing Digital, SEO e Consultoria Web.