O alinhamento estratégico é uma estratégia necessária em tempos onde a única coisa permanente é a mudança. Estruturas organizacionais, processos e habilidades humanas, tem como suporte a estratégia do negócio.
Segundo Guilherme Barbassa da Stratec, são os processos de negócio em sintonia com a estratégia corporativa que permite às grandes mudanças dentro das empresas. Hoje em dia vemos muitos profissionais e empresas reagindo a mudanças inesperadas ao invés de antecipar e preparar-se para elas, isso é chamado de gerenciamento de crises.
Estes negócios usam sua energia para tentar resolver problemas fora do foco e acabam levando pouca energia para se preparar para passar pelos desafios que estão no caminho dos resultados que desejam alcançar. Esse ciclo, interminável e vicioso, acaba bloqueando muitas empresas em uma postura reativa sabotando suas verdadeiras oportunidades.
Criamos esse post para você entender tudo sobre alinhamento estratégico e como ele pode ajudar você a escalar sem se perder nesse ciclo vicioso.
O QUE É ALINHAMENTO ESTRATÉGICO?
Alinhamento estratégico é a unificação da visão da empresa em todas suas áreas e setores. Todos os colaboradores buscando os mesmos resultados, toda energia convergindo para o mesmo objetivo.
Vemos muitos setores trabalhando de forma isolada, sem uma comunicação efetiva com o outro, como se estivessem em uma disputa e em realidades diferentes, mas sabemos que não é isso que deveria acontecer.
A empresa é um corpo único, com os mesmos objetivos. Deste modo, alguma decisão tem que ser tomada. É preciso que haja convergência de esforços para o mesmo objetivo.
COMO INICIAR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NA MINHA EMPRESA?
Vamos falar dos valores que irão compor a identidade da sua empresa e para concluir o planejamento do seu negócio. Eles formam um tripé, composto por fatores direcionadores das decisões dos gestores. São eles que definirão o caminho a ser seguido e o alvo a ser atingido pela empresa. Veja quais são eles:
Visão
É o objetivo em que a empresa deseja chegar, num período específico de tempo. Outra definição pode ser respondendo “onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro”. Ela deve conter o sonho do gestor, mas que seja realizável, que seja percebido e com prazo para acontecer.
É um componente importante para a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos e estratégias de negócios precisam estar, sempre, a ela alinhados.
Valores
Valores são eles que agregam importância ao produto ou serviço oferecido, sendo necessário ser visto por todos da empresa.
Os valores são os princípios morais que regem as ações e comportamentos de todos os colaboradores que fazem parte da empresa, são aspectos importantes na definição e formação da cultura do negócio ao ser transferida para os processos da empresa.
Missão
Segundo Peter Drucker, a empresa não é definida pelo seu nome ou produto e sim pela sua missão. A missão é a razão pela qual ela foi criada. Ela sinaliza a identidade da organização.
É ela que responde às perguntas “o que a empresa deve fazer?” “Para que ela deve fazer?” “Para quem ela deve fazer?” “Onde ela deve fazer?” “Como ela deve fazer?”, entre outras.
Missão é a razão da existência da empresa. Se você e sua equipe não sabem qual é essa razão, não será possível definir uma estratégia de crescimento. Concorda que assim os objetivos não serão claros? Então comece pelo começo e defina sua missão.
PORQUE PRECISO DE UM PLANEJAMENTO?
O planejamento da empresa é seu guia, se ele não existe, a empresa fica à deriva sem um caminho a seguir.
Quando se planeja viajar, tudo precisa ser calculado em detalhes, do início até o fim. Ou seja, nesse intervalo de tempo, tudo deve ser elaborado e estudado para que dê certo. Assim também com as empresas, é preciso um planejamento em um determinado período de tempo. A partir disso, requer-se uma definição das estratégias e ações para alcançar o resultado que se planejou.
Acontece muito de vermos gestores não saberem como agir diante de situações que exigem posicionamento firme e tomada de decisões. E a causa disso, é a falta de conhecimento da necessidade do planejamento, com a falta do planejamento não há elementos para embasar atitudes, passos são dados apenas com achismos, fazendo com que a empresa corra riscos e prejuízos.
O planejamento estratégico é tão importante quanto a estruturação do processo produtivo. E este quase sempre é mais contemplado em importância por receber uma parcela maior da atenção dos gestores, ao centralizar maior atenção no processo da produção, muitas vezes outras áreas ficam deixadas com estratégias de menor importância. A consequência disso é a fragilização geral da empresa e a potencialização dos riscos.
COMO CONSEGUIR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO?
Todos os pontos do planejamento precisam ser apresentados aos colaboradores, é importante para que estes possam conhecer os objetivos e metas pretendidos pela empresa. É preciso que eles estejam cientes das estratégias para que possam se engajar, então todos os esforços para garantir os resultados pretendidos serão direcionados para o mesmo objetivo.
Com isso, são grandes as chances de se garantir o alinhamento estratégico. E são grandes as chances de se construir um grupo de alto desempenho para o alcance de resultados sólidos para a empresa. Anote os pontos mais importantes desse post, sente-se com sua equipe e crie um planejamento estratégico para sua empresa, não tenho dúvidas de que a consequência dessa atitude será resultados incríveis e escalagem exponencial.
Texto produzido por AdaptWeb