Por que a diversidade de fornecedores é importante para sua empresa?

fornecedores

Após entender por que a diversidade de fornecedores é importante para sua empresa, você abrirá caminho para vantagens como acesso a culturas diferentes que podem fornecer produtos e/ou serviços com mais qualidade, fomento à inovação, entre diversos outros.

Mas para alcançar benefícios como esses, o primeiro passo é entender o que contempla esse conceito. 

Segundo a National Minority Supplier Development Council (NMSDC), entidade que atua com foco na defesa dos interesses de comunidades étnicas sistematicamente excluídas.

Entende-se por fornecedor diverso um negócio cujo controle ou propriedade pertence a, pelo menos, 51% de indivíduos pertencentes ao chamado grupo minoritário.

Grupo minoritário, no caso, são pessoas que estão inseridas em requisitos ou critérios que, por algum motivo, são excluídos e/ou marginalizados pela sociedade. 

Como exemplo podemos citar: 

  • População negra;
  • Mulheres;
  • LGBTQIA+; 
  • Indígenas;
  • Nordestinos; 
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Entre outros.

Ou seja, consiste em incluir na sua rede de abastecimento empresas fornecedoras nas quais os fundadores e/ou idealizadores são pessoas pertencentes a grupos como esses.

Mas além dos retornos positivos que citamos, existem diversos outros que justificam por que a diversidade de fornecedores é importante para sua empresa.

Para saber quais são e os impactos que podem gerar no crescimento do seu negócio, basta seguir a leitura deste artigo!

Por que a diversidade de fornecedores é importante para sua empresa? 5 motivos!

A diversidade de fornecedores é importante para sua empresa principalmente por:

  • Adequar seu negócio às expectativas dos clientes;
  • Melhorar a imagem da sua marca perante seus stakeholders;
  • Ter acesso a soluções inovadoras e, por vezes, mais baratas;
  • Diferenciar seu negócio dos concorrentes;
  • Enriquecer sua cadeia de abastecimento com novas possibilidades. 

Adequar seu negócio às expectativas dos clientes

Os consumidores mostram, cada dia mais, uma grande predileção por fazer negócios com empresas que promovem a diversidade.

Uma prova dessa constatação vem de uma pesquisa feita pela companhia de comunicação corporativa In Press Porter Novelli, citada em uma matéria do portal Terra, a qual revelou que 32% dos entrevistados afirmam que podem começar a comprar, ou aumentar seus gastos, com marcas que trabalham para ter mais diversidade.

Somado a isso, o levantamento também mostrou que, quando um negócio deixa claro seu compromisso com a diversidade, 71% das pessoas se posicionam mais dispostas a testar novos produtos apresentados pela empresa.

Melhorar a imagem da sua marca perante seus stakeholders 

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, quando uma companhia preza pela diversidade em todas as suas frentes, sua imagem é melhorada no mercado de atuação e perante seus stakeholders.

No caso, isso abrange não apenas a diversidade na formação do quadro de funcionários, mas também na cadeia de suprimentos. 

Afinal, o relacionamento firmado com os fornecedores tende a ter relação direta com a mensagem que a marca transmite para o seu público-alvo.

Por exemplo, relacionar o nome da sua empresa a uma que teve comportamentos racistas ou discriminatórios pode levar a significativas perdas de clientes e, consequentemente, de faturamento e de interesse por parte dos investidores.

Ter acesso a soluções criativas, inovadoras e, por vezes, mais baratas

Geralmente, as empresas pertencentes aos grupos minoritários são de pequeno e médio porte. Por conta disso, a tendência é que esses empreendedores busquem soluções criativas e mais baratas para resolver dores antigas, como forma de ganhar mercado.

Ao fechar contrato com esses fornecedores, você tem a chance de trazer para o seu negócio essas inovações, ao mesmo tempo em que pode reduzir seus custos operacionais sem comprometer a qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos.

Diferenciar seu negócio dos concorrentes

Outra razão que justifica por que a diversidade de fornecedores é importante para sua empresa, é que essa postura abre caminho para diferenciar o seu negócio dos concorrentes e, com isso, atrair mais clientes.

Isso acontece pelo motivo que acabamos de citar — potencial para acessar soluções inovadoras — e também porque empresas fornecedoras com essa característica oferecem, em média, 8,5% de redução de custos ano a ano aos seus contratantes, segundo a pesquisa da McKinsey.

Com isso, você tem a possibilidade de reduzir o preço cobrado dos clientes finais, tornando a sua empresa muito mais interessante para o público-alvo e a destacando das demais.

Enriquecer sua cadeia de abastecimento com novas possibilidades

Por fim, e tão importante quanto as demais razões, ter fornecedores diversos na sua empresa ajuda a enriquecer sua cadeia de abastecimento.

O motivo é que, ao fechar parcerias desse tipo, você terá acesso a culturas mais liberais e nichos diferenciados, condição que abre portas para cenários e possibilidades que, até então, não haviam sido explorados pela sua companhia.

Como ter diversidade de fornecedores no seu negócio?

O primeiro passo para ter diversidade de fornecedor no seu negócio é identificando as empresas que fazem parte desse cenário.

Uma forma de fazer isso é buscando por essas companhias em entidades de fomento, tais como Câmara LGBT, Integrare, RME – Rede Mulher Empreendedora e WEConnect International. 

Outra maneira é solicitando ao potencial fornecedor a apresentação de certificações, autodeclarações ou autocertificação com questões e/ou requisitos que comprovem a diversidade.

Seja qual for o caminho que você adotará para isso, é bem importante que essa etapa seja incluída no processo de gestão de fornecedores da sua empresa. Afinal, somente dessa forma conseguirá obter todos os benefícios que citamos. 

O uso de softwares específicos para esse tipo de gerenciamento ajuda consideravelmente na busca por fornecedores diversos, reduzindo o tempo necessário para essa tarefa e contribuindo para mitigar os riscos inerentes a esse tipo de contratação. 

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!