Primeiros passos para quem está abrindo uma empresa

Com novas oportunidades surgindo no mercado, muitas pessoas decidem abrir uma empresa ou microempresa e gerenciar seu próprio negócio, tornando-se seu próprio chefe.

Mas para virar um empreendedor é preciso seguir alguns passos para poder exercer o seu negócio. São passos simples que o auxiliaram no processo de Abertura de microempresa:

  • Contador;

  • Consulta e Viabilização;

  • Junta Comercial ou Cartório;

  • Registro online;

  • Inscrição e registro;

  • Alvará.

O primeiro passo é contratar um contador, pois é esse profissional que irá auxiliar todo os processos e etapas da abertura da empresa.

Depois, é necessário verificar se a empresa tem viabilidade de abertura e fazer uma consulta.

Junte todos os documentos necessários para o cadastro da pessoa jurídica (PJ): RG; CPF; comprovante de residência em nome do futuro empreendedor.

Título de eleitor; comprovante do ponto comercial (em caso de ser diferente da sua residência) e última declaração de imposto de renda (se tiver declarado antes, caso jamais tenha declarado, não tem problema algum).

O quarto passo é fazer pela internet o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com a escolha da função que irá exercer ou a atividade da empresa.

O passo seguinte é a inscrição da empresa na Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) onde obtém a inscrição estadual, documento necessário que autorizam as empresas a funcionarem como comércio e serviço.

Para conseguir retirar o alvará de funcionamento da empresa solicite o Corpo de Bombeiro, pois ele será encarregado de fazer a vistoria e a entrega do alvará.

São seis passos fundamentais que uma abertura de microempresa requer, não esqueça de contratar uma empresa e contabilidade para auxiliá-lo e, também, fazer o imposto de renda anualmente.

O que o outsourcing folha de pagamento oferece?

Ao abrir uma empresa, automaticamente recai muitas responsabilidades e obrigações ao empreendedor, inclusive, o pagamento no dia correto dos funcionários. Precisa ser feita de forma hábil.

A folha de pagamento deve ser feita com muito cuidado e rigorosamente, pois é nela que serão apontados os proventos e descontos, ela tem ligação direta com a produção e o lucro da empresa e, essa função, fica ao encargo do Departamento de recursos humanos rs da empresa.

Outro aspecto importante dessa folha é que, por mostrar o valor real com os encargos totais dos colaboradores, permite que a gestão, no futuro, possa investir.

Existem empresas especializadas em fazer as folhas de pagamento, ou seja, prestam serviços que são feitos pela equipe de RH: fazendo os registros de remunerações, benefícios, entre outras questões, minimizando erros nos documentos. Esse serviço é denominado Outsourcing folha de pagamento.

O intuito desse serviço é proporcionar mais segurança e destreza no momento de lançar as informações em planilhas ou sistemas de dados da empresa. Oferece profissionais mais capacitados, realizando o trabalho de modo eficaz e ágil.

Conheça as vantagens do outsourcing

O RH dentro de uma empresa visa o todo, desde contratação de funcionários, compra de maquinários para empresa como, por exemplo, Notebook apple, treinamentos, pagamentos, entre outras funções. O serviço outsourcing agrega algumas vantagens no gerenciamento do departamento pessoal.

A primeira vantagem  é a maior agilidade nos processos do departamento social, por intermédio de uma equipe especializada, a segurança das informações e dados será ampla e facilitará encontrar soluções e adequações à empresa, pois os procedimentos serão automatizados e padronizados dentro da gestão do seu RH.

Esse serviço reduz custos internos, pois a empresa que contratá-lo não precisará contratar funcionários para desempenharem este tipo de trabalho, ou seja, minimizando gastos em contratações, pois o outsourcing pode cuidar disso, evitando possíveis multas ou reclamações por erros nos lançamentos.

Além da folha de pagamento, o serviço disponibiliza suporte técnico em assuntos legais, como orientação trabalhista e legal em grande escala, zelando aos cumprimentos devidos dos prazos da legislação e, também, adiantando-se em resolver possíveis questões que poderiam surgir na Justiça do Trabalho.

Para gerir o negócio da melhor forma é preciso ter foco na gestão, por isso, a grande vantagem da contratação do outsourcing é poder atender, com tempo, outras demandas da empresa como: conserto de imac, busca de investidores ou fornecedores, pesquisar novos maquinários para a empresa, investir em publicidade, entre outros.

Poderá se dedicar a criar ou estudar análises sobre como melhorar o desempenho de seu negócio dentro do mercado e, ainda, quais setores poderá investir, pois com a redução de custos e melhor gerenciamento dos recursos econômicos que o outsourcing proporcionará, haverá mais espaço para concretizar investimentos e gerar lucros.

Pesquise, estude e busque informações em uma empresa especializada no serviço, assim sanará todas as dúvidas que podem ter surgido.