Procura por cursos na área de saúde? Conheça os 5 mais buscados

Para quem está se preparando para o provão de medicina ou está em busca de aprimorar seus conhecimentos com cursos complementares e de formação profissional na área de saúde, algumas opções são bem úteis e vão além de um curso de primeiros socorros.

 

Vamos conhecê-los.

 

  • 1. Amamentação 

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é essencial que os bebês sejam amamentados – de forma exclusiva – até os 6 meses de vida, sendo mantida a amamentação pelo mínimo de 2 anos. 

Mesmo causando muitas controvérsias, os benefícios da amamentação prolongada são evidentes: 

  • Aspecto nutricional (o leite materno oferece 95% das necessidades nutricionais de vitamina C; 45% de Vitamina A; 38% de proteína e 31% da energia total necessária)
  • Fortalecimento do sistema imunológico, inteligência e menor incidência de processos alérgicos.  

Além destes benefícios, um curso de amamentação aborda questões relacionadas à condição da mulher enquanto lactante, bem como seus direitos perante à lei. 

Informações como o uso de anticoncepcionais e outros medicamentos durante a amamentação também fazem parte do cronograma. 

Para fechar os estudos, cursos do tipo ainda trazem o Manual da Amamentação, com as principais perguntas e respostas sobre o tema. 

Tanto para futuros médicos como para demais profissionais da saúde e interessados em amamentação, trata-se de um conteúdo de grande valia. 

 

2. Ética na Saúde 

 

Assim como em outras profissões, agir com ética é indispensável aos futuros médicos. Em um meio no qual os profissionais lidam com questões delicadas – e que muitas envolvem cenários condizentes à vida ou à morte, consciência e responsabilidade devem andar juntas. 

Neste caso é preciso fortalecer, sempre que possível, os conceitos de ética e profissionalismo; mesmo tendo em mente que tais qualidades devem partir pessoalmente de cada profissional. 

Alguns cursos online na área da saúde, como o curso de ética na Saúde, capacitam os interessados a agir de forma exemplar enquanto oferecem os cuidados básicos e complexos aos pacientes.  

Além de valorizar a consciência ética profissional, o curso online traz reflexões e questionamentos direcionados às leis e decretos brasileiros vigentes, bem como o papel do cidadão e do médico – como foco na conduta adequada para o meio. 

Deve-se salientar que ao acessar os resultados do sistema de consulta do CRM, por exemplo, o paciente ou empregador (clínicas, hospitais dentre outros) esperam que lá estejam listados somente profissionais éticos e responsáveis por suas ações dentro dos estabelecimentos da saúde. 

Tal exigência vai além dos padrões dispostos pelo Conselho Federal de Medicina: qualquer paciente exige se relacionar profissionalmente com um médico que aja com ética e responsabilidade. Vale refletir! 

 

3. Deficiência Intelectual 

 

Trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência intelectual não é apenas o papel da família ou da escola. A abordagem deve ser interdisciplinar, reunindo também profissionais da área médica. 

Para tanto, é preciso que estes profissionais dominem técnicas e atividades de inclusão, entendam a origem das deficiências, saibam como preveni-las e, não menos importante, conheçam as principais características e níveis das deficiências intelectuais. 

Tais assuntos são claramente abordados em cursos na área da saúde como o curso online Deficiência Intelectual. 

Neste curso, os interessados em adquirir ou reforçar os conhecimentos receberão conteúdos direcionados ao estudo dos conceitos e caracterização da deficiência intelectual, suas causas, níveis e principais características, a importância das atividades de inclusão com foco no âmbito educacional e o papel da família neste processo. 

Além dos médicos e demais profissionais da área da saúde, também podem aproveitar o conteúdo profissionais da área de Psicologia e demais áreas correlatas. 

 

4. Hipertensão Arterial 

 

De acordo com relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), 1/3 dos brasileiros sofre de hipertensão – mais conhecida como ‘pressão alta’. 

E engana-se quem pensa que este quadro é propício dos idosos e pessoas acima do peso: é cada vez maior a incidência de níveis elevados de pressão em crianças e jovens ativos; visto que o colesterol alto é um dos grandes fatores desencadeantes da doença que, por sua vez, pode ser de origem hereditária. 

Por essas e outras que os profissionais da área da saúde devem se atualizar frequentemente sobre o tema que faz parte da rotina nos atendimentos clínicos. 

Apostando no curso online Hipertensão Arterial, os interessados terão acesso a materiais exclusivos que abordam a temática na íntegra e em detalhes: fazem parte do cronograma assuntos como:

  •  Diagnósticos e causas da hipertensão arterial; 
  • A prevenção e o tratamento da doença; 
  • A ligação do stress com a hipertensão 
  • a importância da atividade física como fator preventivo. 

Os profissionais também serão submetidos às melhores opções de tratamento, dependendo de caso, como também refletirão sobre a possibilidade de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes hipertensos. 

 

5. Programa Saúde da Família 

 

A Saúde da Família é a principal vertente de atuação do SUS (Sistema Único de Saúde). O principal intuito do Programa Saúde da Família é oferecer informação, prevenção e atendimento , com foco na relação entre paciente-médico. 

Dentre as principais ações propostas pelo programa podemos destacar ações de saúde direcionadas à prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e epidemias cujos focos sejam pontuais. 

Vale dizer que a atenção oferecida é multidisciplinar, contando não somente com médicos mas também com enfermeiros e demais profissionais da área. Trata-se de uma acompanhamento geral e completo. 

A capacitação dos profissionais do programa através do curso online Programa Saúde da Família permite que os profissionais adquiram habilidades:

  • Gerenciais;
  • Assistenciais;
  • Pessoais;

Uma vez que o conteúdo traz informações e reflexões sobre a implantação do programa no Brasil, políticas públicas na área da saúde, o processo educativo no controle e educação da população e a relação entre famílias e equipes médicas. 

Ao final destes cursos a distância espera-se que os interessados estejam aptos a realizar uma análise situacional, oferecendo as melhores alternativas para cada família, em modo específicos. 

Vale salientar também que currículos que trazem cursos online com certificado são muito bem vistos pelos recrutadores e empresas. 

Conteúdo produzido por Educamundo