Quais destilados fazem mais sucesso no Brasil?

Por ser refrescante, servida gelada e ideal para compartilhar com os amigos, a cerveja é uma das bebidas mais populares no Brasil. No entanto, uma pesquisa feita pela Euromonitor International, empresa global de pesquisas de mercado, mostrou que também há espaço para as chamadas “bebidas quentes” por aqui.

Os destilados são ótimos para ajudar a esquentar nos dias mais frios, mas também são a base de drinks gelados, perfeitos também para refrescar nos dias de calor. Os brasileiros sabem disso e usam essa característica com muita criatividade. Quer saber quais são os destilados mais consumidos pelos brasileiros? Veja as 6 bebidas que estão no topo da lista feita pela Euromonitor.

Cachaça

O primeiro lugar da lista é até patriota, já que a cachaça é uma bebida inventada no Brasil, na época dos engenhos de cana, lá pelo ano de 1530. Desde então, se popularizou por todo o país, sendo também um produto que exportamos para o resto do mundo.

A cachaça é base para vários drinks, entre eles a caipirinha, que é a cara do Brasil e faz o maior sucesso nos churrascos, feijoadas e happy hours. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça, existem mais de 4 mil marcas no nosso mercado e cerca de 40 mil produtores que, juntos, fabricam cerca de 1,2 bilhão de litros por ano.

Vodca

A tradicional bebida de origem russa ganhou os mercados de todo o mundo, incluindo o brasileiro, onde ocupa a segunda colocação entre os destilados mais vendidos. Incolor, essa é uma das bebidas mais utilizadas em todo tipo de drinks, com a vantagem de ter um teor alcoólico considerável — pode chegar a 60%.

Uma vantagem desse destilado é que ele pode ser produzido com base em várias matérias-primas, como trigo, arroz, cevada, centeio e até batata. A experiência durante a degustação depende um tanto dessa escolha, mas algumas vodcas, como as de trigo, têm sabor leve e “macio”.

Gin

Fabricado a partir da infusão de especiarias e álcool, o gin é um dos destilados mais antigos fabricados pelo homem, mas só está se popularizando no Brasil nos últimos anos. Como tem cor e sabor neutros, fica perfeito em drinks sofisticados, sendo o mais tradicional deles o clássico Gin Tônica, feito com água tônica, limão e zimbro.

Conhaque

Muito popular na zona rural do país, o conhaque tem seu consumo estimado em mais de 50 mil litros por ano no Brasil. Ele é produzido a partir da destilação de vinhos, o que faz com que tenha um sabor marcante e frutado.

Sua coloração costuma depender de ter passado ou não por um processo de envelhecimento. Pode ser consumido puro, com gelo ou como base para drinks, versatilidade muito apreciada também nos outros destilados desta lista.

Rum

Base de drinks populares como Cuba Libre e Pinã Colada, o rum também é uma bebida muito consumida no Brasil. Foi criado no século XVI a partir da fermentação do melaço e ficou muito famoso em todo o Caribe, sendo conhecido como a bebida dos piratas.

Assim como o conhaque, pode ou não ser envelhecido, o que influencia na coloração e no sabor. No mercado brasileiro, é encontrado a preços populares, mas também em bebidas refinadas e caras.

Uísque

Ao contrário dos outros itens desta lista, o uísque é uma bebida muito mais consumida em casa, para dar aquela relaxada após o expediente, por exemplo. Pode ser degustado puro, com gelo ou também em misturas, como a clássica uísque e energético, sucesso nas baladas.

Ele também é obtido pela destilação de grãos, como trigo, cevada ou milho e seu diferencial costuma estar justamente no processo de maturação. Em geral, quanto mais anos tem um uísque, mais caro e saboroso ele deve ser.

Texto: Gear Seo