Qual a diferença entre máquina de lavar roupas, lavadora e lava e seca?

Ter muitas marcas e modelos de eletrodomésticos no mercado é positivo, pois necessidades diferentes pedem produtos diferentes. No entanto, a enorme variedade pode dificultar a escolha da lavadora de roupas para quem não entende muito do assunto.

Antes de comprar a sua, você precisa compreender a diferença entre os principais modelos disponíveis nas lojas. A primeira coisa que você precisa saber é que máquina de lavar e lavadora são apenas duas formas diferentes de falar da mesma coisa.

O que importa são as especificações: automática, semiautomática, lava e seca e mini lavadora são as que você mais vai ver por aí. Para te ajudar, vamos explicar o que cada uma delas quer dizer.

Automática

Dizer que uma máquina é automática é o mesmo que afirmar que ela faz tudo sozinha, sem a sua intervenção. Ou seja, ela tem molho, lavagem, enxágue e centrifugação, entregando as roupas prontas para serem estendidas no varal. 

Esse último processo é importante, pois deixa as roupas bem menos úmidas do que se tivessem sido torcidas na mão, o que acelera o processo de secagem. 

Esse tipo de lavadora costuma vir com algumas opções de ciclos pré-programados, como lavagem rápida, coloridas, cama e banho, muito sujas e delicadas, por exemplo. Você só vai precisar selecionar o que prefere e a máquina trabalha sozinha.

Semiautomática (ou tanquinho)

Os modelos semiautomáticos, também conhecidos como tanquinhos, costumam ser mais acessíveis, mas você vai ter um pouco mais de trabalho. Eles são boas opções para quem não pode pagar por uma máquina automática, pois já facilitam bastante a lavagem cotidiana das roupas.

O tanquinho é ótimo até mesmo para remover sujeiras pesadas e manchas, economizando o seu tempo e o esforço de esfregar peça por peça. Essa máquina promove movimentos intensos que criam um redemoinho eficiente para lavar bem, mesmo com a máquina cheia. 

A maior diferença desse modelo para o automático é o fato de que as roupas não são centrifugadas. Você vai poder lavar e deixar as roupas de molho, mas precisará torcê-las à mão. A água também precisa ser retirada com a mangueira acoplada, o que, por sua vez, é uma boa solução para o reaproveitamento.

Lava e Seca

As lava e seca são modelos mais modernos e fazem todo o processo sozinhas. As roupas já saem prontas para serem passadas ou até mesmo para ir direto para a gaveta. Toda essa praticidade, no entanto, vem com um preço acoplado: esses modelos ainda costumam custar bem mais que os outros.

Esse tipo de lavadora também tem as tecnologias mais avançadas do mercado, com opções para economizar água e até mesmo esterilizar algumas peças. Além disso, são máquinas que costumam vir com mais opções de ciclos de lavagem, atendendo a mais especificidades.

Se você pode pagar, vale à pena poder contar com a possibilidade de a roupa já sair seca, que pode ser muito bem-vinda nos dias frios ou chuvosos e para quem não tem onde secar as peças. É importante ficar atento, no entanto, ao aumento no consumo de energia. Para evitar os gastos extras, uma possibilidade é não usar essa função em toda lavagem.

Mini lavadora

As lavadoras com capacidade menor estão se tornando cada vez mais populares entre quem mora sozinho ou vive em espaços pequenos, onde uma máquina maior não cabe. Elas têm capacidade de 1kg a 5kg e vem com algumas opções de programas de lavagem rápidos, a partir de 15 minutos.

Esses  equipamentos podem facilitar a vida de quem precisa lavar poucas peças no dia a dia, mas não suprem todas as necessidades de uma casa. Toalhas e roupas de cama, por exemplo, podem não caber nesse tipo de máquina. Por isso, essa máquina é uma boa opção apenas para espaços onde outros modelos não cabem.

Texto: Gear Seo