Veja as dicas para reduzir as despesas com vendas

As dicas para reduzir as despesas com vendas podem aumentar a lucratividade e garantir mais sucesso ao seu negócio! Mantenha um controle rígido sobre as despesas fixas e variáveis ​​de sua empresa para aumentar seu fluxo de caixa e lucros.

Os empreendedores podem empregar uma variedade de táticas para limitar despesas e antecipar custos imprevistos que surgirão durante o ano. Além disso, num mundo onde tudo anda cada vez mais rápido (informação, serviços, comunicação), é necessário renovar-se, questionar-se regularmente para manter ligações e um bom contato com os clientes. 

A lealdade do cliente pode ser expressa por meio de uma ampla gama de ferramentas, uma das mais eficazes é o presente de negócios. Uma forma ideal de aprimorar sua comunicação profissional e reduzir despesas com vendas.

Dicas para reduzir as despesas com vendas

Entenda as perspectivas que podem ser válidas no processo de diminuir os gastos com vendas e ter maior assertividade no processo de lucratividade. São várias ações que podem beneficiar a empresa com um número maior de bons resultados. Confira!

1. Faça um plano

Você precisa avaliar a situação atual de sua empresa e a direção que gostaria que ela tomasse. Um bom roteiro é fundamental para antecipar despesas e imprevistos.

2. Garantir o monitoramento rigoroso das despesas

Para planejar o futuro, você deve primeiro entender seus custos históricos – e, portanto, compilar esses dados de maneira eficaz e eficiente.

“Manter o controle dos custos é fundamental”, dizem os especialistas. “Deve ser parte integrante de suas atividades do dia a dia.”

3. Compare-se com o resto da indústria

Comece com critérios que sejam significativos para sua empresa e comparáveis ​​aos usados ​​por seus concorrentes. “Se você descobrir que está gastando mais em certas categorias, precisará investigar as causas e tomar as medidas adequadas para reduzir esses custos à média da indústria.”

4. Gerenciar custos variáveis

Acompanhe o histórico de gastos variáveis da sua empresa e calcule o que eles representam em termos de porcentagem das vendas. As porcentagens históricas fornecem uma boa indicação dos custos futuros potenciais e servem como referência para garantir que esses custos permaneçam proporcionais às vendas.

5. Limite os custos fixos

Os custos fixos podem ser de certa tolerância, pois geralmente são recorrentes e costumam representar relacionamentos de longa data com fornecedores. No entanto, você deve examinar o mercado periodicamente para ver se consegue um preço melhor em outro lugar.

“É uma boa ideia solicitar estimativas regularmente”, conforme os especialistas. “Quer esteja a abrir um concurso ou a optar por um método menos formal, é importante que todos saibam que o controle de custos é uma prioridade contínua. ”

6. Investir em tecnologia para reduzir as despesas com vendas

Explore novas tecnologias  que podem ajudar sua empresa a melhorar a eficiência e a produtividade e reduzir custos. Por exemplo, muitas empresas usam sistemas de computação em nuvem, em vez de equipamentos internos, que geralmente custam mais para comprar e manter.

7. Ofereça incentivos aos funcionários

Mantenha os funcionários responsáveis ​​pelos custos e ofereça recompensas para aqueles que encontrarem maneiras de cortar despesas. Assim, você estabelecerá uma cultura de desperdício zero em sua organização. 

Ao mesmo tempo, os funcionários responsáveis ​​pela implementação das iniciativas de redução de despesas terão motivação adicional para fazer seu trabalho de forma criativa.

Uma ideia de sucesso são os brindes corporativos que agregam ainda mais pertencimento dos funcionários em sua empresa, bem como a satisfação dos mesmos! Exemplos de sucesso são:

Essas ideias podem agregar uma organização das anotações dos próprios funcionários em suas respectivas tarefas e ainda demonstra a preocupação e cuidado do empregador com os seus colaboradores, aprimorando os resultados das atividades empresariais. 

Reduzir as despesas com vendas oferecendo brindes!

A palavra-chave é FIDELIZAÇÃO! O incentivo está frequentemente associado aos termos “incentivo” e “motivação”. Resumindo, trata-se de motivar os clientes a se envolverem e se tornarem leais à marca por meio de uma gratificação corporativa ou um presente. 

Este investimento permitirá aumentar a satisfação do cliente e aumentar o seu poder de compra, sendo uma prova de reconhecimento, com o objetivo final de fidelizar.

Um dos objetivos do incentivo externo é atrair clientes: você pode usá-lo como uma ferramenta para conquistar clientes em potencial. A recompensa, na forma de brindes por exemplo, pode ser um dos primeiros pontos de contato e uma abordagem inovadora em termos de experiência do cliente.

A ideia é montar um marketing de relacionamento que o diferencie em um mercado que às vezes pode ser muito competitivo. Você tem que fazer com que os novos clientes queiram escolher você.

Dar vales-presente não é um ato gratuito: você não vai oferecer por apenas oferecer, mas para recompensar um cliente potencial por:

  • responder a um questionário de satisfação;
  • participação em concurso nas redes sociais;
  • compras específicas com alto valor;
  • seu registro em seu site.

O incentivo pode ser aplicado em diferentes estágios da jornada do cliente e pode ter um efeito bola de neve graças ao boca a boca: seus novos clientes aproveitarão os vales-presente para oferecer um presente a seus entes queridos e apresentá-los à empresa.

Integre-os à sua estratégia de mídia social

Os concursos nas redes, aliados a conteúdos de qualidade na sua sala, vão garantir-lhe um certo número de seguidores. Mostra que está confiante nos seus serviços e no seu negócio e dá vontade de se conhecer mais dia após dia.

Tenha cuidado, porém, para não apostar toda a sua estratégia social em competições. Alguns seguidores são apenas competidores. Eles nem sempre têm um interesse específico por sua marca. Desenvolva uma estratégia de longo prazo para evitar flutuações nos seguidores.

Recompensa para construir fidelidade e reduzir despesas com vendas

A fidelidade do cliente é certamente uma de suas metas, e os incentivos externos o ajudarão a alcançá-la. As ações de incentivo implementadas servirão como alavancas de motivação e podem ser parte integrante de um programa de fidelização.

Sem dúvida você já recebeu vouchers de marcas de beleza, principalmente com descontos, em diversos eventos:

  • o seu aniversário
  • Dia das Mães ou Dia dos Pais;
  • Natal
  • as celebrações de fim de ano (Natal…)
  • a sua reforma;
  • o aniversário da marca etc.

A ideia aqui é lembrar o cliente da sua existência, do seu interesse por ele, com um objetivo de fidelização. O voucher oferta permite oferecer aos seus clientes um brinde personalizado e criar um contexto favorável para uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, evitando ao mesmo tempo a insatisfação.

Recompensa para engajar e reter

Engajamento e lealdade estão intimamente ligados: quanto mais uma pessoa se engaja, mais ela tende a reter a empresa. O engajamento pode ser tanto de clientes em potencial quanto de clientes existentes, e o objetivo é engajar com sucesso o maior número possível de pessoas.

O patrocínio pode ser a solução para resolver este problema: envolve, por um lado, um novo cliente e, por outro, um cliente existente que dá mais um passo na fidelização. O incentivo é uma boa forma de estimular o patrocínio.

Quais as vantagens dos brindes?

Oferecer brindes ou cartões-presente a seus clientes tem vantagens sociais específicas, pois cria uma interação entre a empresa e o cliente ou cliente potencial. O interesse é duplo: pela empresa e pelo destinatário.

Pela empresa: 

  • alcançar novos clientes, oferecendo uma solução de presentes para clientes que se adapta a todos: vales-presente ;
  • marketing relacional bem percebido : crie um relacionamento duradouro e de confiança com seus clientes atuais e potenciais;
  • um aumento da notoriedade, graças ao boca a boca na compra de presentes para todas as ocasiões, em razão de um cartão de oferta, por exemplo.

Nota: os regulamentos para o valor dos bônus externos são diferentes daqueles para os funcionários da sua empresa;

Para o consumidor:

  • prova de consideração por parte da empresa;
  • possibilidade de escolher o que mais lhe agrada numa grande rede de aceitação e evitar a frustração do presente forçado;
  • esta estratégia permite à empresa corresponder às expectativas dos seus clientes e coloca o cliente no centro das prioridades.

Faça com que cada cliente se torne um embaixador de sua marca.

Recompense seus melhores clientes

O objetivo inicial é reter clientes que já o conhecem. O que poderia ser melhor do que recompensar a lealdade de seus clientes fiéis com um brinde?

Isso pode ter um impacto no engajamento de todos os seus clientes que buscarão obter este presente original e, sem dúvida, terá um impacto na satisfação de seus clientes, que podem se tornar leais a partir de então.

Durante festas ou outros eventos

Para ficar na mente do consumidor e ter sucesso na construção da fidelidade, as empresas podem provar aos seus clientes seu envolvimento contra eles: em um aniversário, no aniversário de seu registro, etc.

Nessas ocasiões, você pode enviar um e-mail para informar seus clientes sobre o próximo pagamento de vales-presente.

O objetivo é melhorar a imagem da sua marca e provar que você é uma empresa que promove uma relação de confiança com seus clientes.

Ofereça os presentes certos em momentos estratégicos

Os bons presentes que você dá aos seus clientes precisam ter impacto. O objetivo final é trazê-los de volta ou apresentá-los a novos serviços. Reserve-os para seus clientes que tendem a gastar.

Por exemplo, no dia do aniversário deles, você pode dar a eles um brinde com o nome de sua marca e causar a impressão de que a empresa lembrou desse cliente. 

Escolha também os horários em que você precisa aumentar sua atividade. Por exemplo, após o início do ano letivo, os vales-presente ou brindes permitem que você possa tirar do estoque as coleções anteriores. 

Você então dá aos seus clientes a impressão de serem inovadores e estarem atentos às suas necessidades. Tudo o que você precisa para fazer seus clientes pensarem em você para cada uma de suas compras de beleza e bem-estar.

Para alcançar seus clientes em potencial

 Os concursos ou questionários têm dois objetivos principais:

  • Gerar conhecimento a empresa;
  • Dispor de dados de clientes que permitam refinar a segmentação e direcionar de forma mais eficaz.

Resumindo, serve para aumentar sua visibilidade e engajar a comunidade. O vale-presente é muito mais do que uma recompensa concedida ao cliente por seu novo cadastro, faz parte de uma estratégia de marketing de relacionamento mais global. 

Você tem que ver o brinde como um dos seus canais de comunicação com um forte retorno do investimento. 

Parcerias

Estabelecer parcerias relevantes permite que você aumente ou retenha seus clientes. Com efeito, se um salão estiver associado a uma manicura, algumas clientes do prestador de serviços terão interesse em serviços de cabeleireiro. Há uma boa chance de ver metade da clientela novamente.

Você também pode brincar de surpresa e se associar de forma efêmera a um parceiro de um universo totalmente diferente. Assim, você terá como alvo uma clientela maior para aumentar sua notoriedade. Por exemplo, você pode fazer parceria com uma loja de roupas ou uma loja de decoração para casa. 

Os brindes emitidos durante a parceria também podem trazer de volta seus próprios clientes em busca de bons negócios. Na verdade, se você oferece parcerias como reuniões mensais, seus clientes esperam por você neste tipo de evento. 

Pontos para lembrar

  • O incentivo externo pode ser utilizado para atender diferentes objetivos por meio de diversos meios: concursos, questionário para coletar informações ou até mesmo engajar.
  • A recompensa distribuída pela empresa é um investimento em um relacionamento duradouro com o cliente.
  • O Incentivo é parte integrante de um programa de fidelização de clientes.

Dar um presente para um cliente não é apenas dar um vago gadget de publicidade, é muito mais. O presente profissional como um vetor de seu vínculo com o cliente pode ser feito de forma ad hoc, como durante um evento específico (evento profissional, passagem de ano, etc.) ou como parte de um programa de fidelidade regular espalhado por toda a empresa.

Portanto, pode ser exclusivo ou múltiplo. Ao recompensar seus clientes, você os agradece por confiarem em você e estabelece uma fidelização do público!