Restaurantes takeaway trazem sucesso e praticidade para empreendedores e clientes

restaurantes

O setor de food service teve que se adaptar durante a pandemia. Com restaurantes fechados nos períodos de restrição e menos clientes nos momentos de reabertura, foi preciso encontrar maneiras de se manter relevante para os consumidores. 

Dessa maneira, foi nesse contexto que a modalidade de restaurantes takeaway ganhou espaço, sendo uma opção a mais além do delivery. Entenda como esse formato funciona, seus benefícios e como aplicá-lo!

Restaurantes takeaway: como funcionam?

A tradução de “take away” para português é “retire” ou “leve embora”.  Sendo assim, esse formato nada mais é do que dar a opção para o cliente fazer o pedido à distância (telefone, WhatsApp, aplicativos), mas retirar o pedido já pronto, direto no restaurante. 

É uma opção derivada do delivery, pois os clientes continuam fazendo os pedidos por telefone ou por aplicativos, mas passam a retirar na loja ou restaurante. 

Muitos negócios também optam por oferecer um esquema de drive-thru para que o cliente não precise descer de seu automóvel, mas isso exige uma estrutura já organizada. A simples entrega em balcão já pode ajudar muito o cliente.

O formato takeaway elimina toda a logística necessária para realizar as entregas, que podem acabar saindo caro para alguns estabelecimentos e até para os clientes. Por exemplo: se o cliente mora perto do restaurante, compensa ele retirar no local.

Benefícios para os restaurantes

O formato takeaway apresenta diversos benefícios para os restaurantes, principalmente voltados a uma melhor relação com o cliente, criando um atendimento melhor e mais rápido. Veja alguns dos benefícios: 

  • Sem logística de entrega;
  • Melhora no atendimento;
  • Diminuição do tempo entre pedido e retirada;
  • Redução de custos;
  • Menor risco de erros e reclamações;
  • Facilidade no recebimento; 
  • Menor contato entre pessoas, evitando contaminação;
  • Atração de novos clientes;
  • Fidelização de clientes pela facilidade;
  • Entre outros. 

Vale lembrar que os benefícios variam para cada caso, afinal, cada estabelecimento conta com um tipo de perfil de cliente, mas oferecer essa opção para o cliente é algo simples que pode trazer muitos resultados. 

Benefícios para os clientes

Claro, o formato de retirada no local também traz benefícios para os clientes, principalmente relacionados a uma maior facilidade para sua rotina. Veja os principais pontos positivos para os clientes:

  • Mais facilidade no dia a dia;
  • Menos tempo de espera;
  • Menor valor por não ter taxa de entrega;
  • Opção a mais de compra;
  • Menos contato com outras pessoas; 
  • Pagamento por aplicativo ou na retirada.

Pensar em melhorias que possam aprimorar o relacionamento entre o restaurante e o cliente é essencial para entender quais benefícios o takeaway pode trazer. Também é importante pensar se o perfil de clientes torna essa uma boa possibilidade. 

Como aplicar o modelo e pontos principais

Implementar o formato takeaway em um restaurante é algo relativamente simples, uma vez que não exige grandes mudanças de infraestrutura, apenas uma nova organização no trabalho. 

De maneira geral, o mais importante é saber separar os pedidos feitos para o takeaway de maneira clara e colocar um local exclusivo de retirada (para não confundir clientes e agilizar o processo). 

Antes da implementação, é preciso pensar em alguns pontos importantes sobre a clientela, como: 

  • Seus clientes se localizam perto ou longe do restaurante?
  • É interessante para eles passarem para pegar ou a entrega é mais fácil?
  • No caso de pessoas que trabalham, elas vão preferir comer no local?
  • Se o principal ponto é a agilidade, seu restaurante consegue oferecer isso?

O formato takeaway, como falado, pode ser uma opção a mais para o cliente que não muda a dinâmica do restaurante, podendo ser interessante para muitos. Mesmo assim, vale continuar investindo em outros formatos, como consumo no local e entrega.

Texto: Gustavo Marques