Muitos empreendedores sentem a necessidade de constituir sociedade com alguém, ou por questões financeiras ou para partilhar conhecimentos. Fato é que, ter um sócio para dividir as responsabilidades pode ser um caminho fundamental para o sucesso de um negócio ou empreendimento.
Porém, antes de chamar alguém de sócio é preciso seguir algumas dicas que, por experiências, foram comprovadas para se alertar.
Confira:
Dicas para ter um sócio
Sabemos que o sócio perfeito não existe. É algo relativo e depende de muitos fatores que não dependem apenas de você. Mas, para evitar futuros problemas ou conflitos, é preciso se precaver.
1- Não tenha sociedade com amigos ou familiares
Essa é uma dica quase impossível, porque em quem mais confiamos além de nossos familiares e amigos, não é mesmo? Porém, a possibilidade dessa sociedade não surtir efeito é grande, uma vez que o seu amigo e/ou familiar sabe de todas as suas qualidades e defeitos e isso pode vir a impactar nos negócios.
A menos que o seu amigo ou familiar saiba separar as coisas, descarte essa ideia de construir uma sociedade com entes queridos. Isso pode também estragar o relacionamento pessoal de vocês e não queremos pôr a amizade ou amor em risco.
2 – Busque um sócio diferente de você!
Ter um sócio que integre e coopere com o bom andamento da empresa é o sonho de todo empreendedor. Mas, na hora de escolher um bom sócio considere a hipótese de encontrar alguém com características diferentes da sua, ou seja, que tenha outra linha de raciocínio, para ambos complementarem a gestão.
Procure uma pessoa que possa somar com o empreendimento. Lembre-se disso.
3 – Saiba das experiências que a pessoa tem
Na hora de escolher um sócio, é imprescindível elencar as experiências que ele tem, mesmo como onde já trabalhou ou se já teve algum empreendimento. A bagagem que essa pessoa tem é importante para o sucesso do seu negócio, por isso, estude e entenda todo o currículo dela.
4 – Escolha alguém que tenha objetivos em comum
Uma sociedade em si não é envolta apenas na questão financeira. Óbvio que isso é fundamental, mas na hora de escolher um sócio, leve em consideração os objetivos que essa pessoa tem em crescer profissionalmente.
Se pudéssemos dar uma dica, seria: escolher uma pessoa que esteja disposta a percorrer o mesmo caminho que o seu! Isso porque a motivação para o sucesso deve estar equilibrada entre todos os sócios.
5 – Prepare seu sócio para liderança
A liderança é algo que deve estar alinhado à uma sociedade. Isso porque quem vai gerir o negócio precisa se impor no título de líder. Por conta disso, na hora de escolher um sócio, observe se ele possui essa característica. Caso contrário, prepare ele para tal função.
Lembre-se que há uma diferença entre ser chefe e líder e isso deve ser considerado também. Uma sociedade se constrói com transparência, cooperativismo e liderança.
Caso ainda tenha dúvidas em como escolher um sócio ou abrir uma sociedade, você, empreendedor, pode procurar uma consultoria especializada como o Sebrae, por exemplo. Lá há pessoas capacitadas para te orientar da melhor forma possível.
Boa sorte!!