Saiba como realizar uma boa gestão de qualidade do seu restaurante

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Procurar estabelecer uma gestão de qualidade em um restaurante é fundamental, pois isso atua como uma régua para medir como está sendo feito e entregue os serviços oferecidos pelo estabelecimento. 

Desde o atendimento, passando pelos padrões dos pratos, controle do estoque, armazenamento dos mantimentos, até as ações realizadas pelos funcionários.

Entretanto, implantar ações que procurem melhorar a gestão de restaurantes pode ser um desafio, uma vez que isso envolve muito planejamento e tempo. 

Para auxiliá-lo no que fazer, separamos algumas dicas de atitudes e métodos que devem ser adotados para garantir a melhor gestão de qualidade no seu restaurante.

Determine planos de ação

O primeiro passo é realizar uma análise criteriosa de como ocorrem os processos internos do seu estabelecimento e identificar o que pode ser melhorado. A partir disso, deve-se pensar em planos de ação para aprimorar esses pontos, traçando objetivos e metas a serem cumpridos.

Ao elaborar esse plano, lembre-se de levar em conta o tempo que será necessário para que essa mudança possa ser implementada e adotada por toda a equipe. Essas alterações, por menores que sejam, necessitam de tempo para que os funcionários e os próprios clientes possam se acostumar às novas regras.

Outro ponto é que as mudanças propostas pelo plano precisam ter embasamento técnico, algo que servirá como pilar para as mudanças e também estabelecer futuras estratégias. Tudo o que for acordado com a equipe precisa ser documentado, estando em um arquivo que registrará todos os passos das ações previstas.

Padronização

A padronização é um elemento indispensável para assegurar uma boa qualidade de gestão. 

Estabelecer parâmetros de padronização em diferentes áreas do seu restaurante é fundamental para garantir o aumento da produtividade, ter a redução de custos, aprimorar a gestão de unidades e fornecedores e, assim, conseguir uma valorização da marca.

Conheça alguns setores e procedimentos que podem se beneficiar com a adoção de uma padronização.

Atendimento

Um dos pontos-chave para garantir uma gestão de qualidade é criar um bom padrão de atendimento. Cada funcionário irá atender de um jeito, entretanto, é possível criar um modelo que sirva como guia para orientar como proceder com os clientes.

Isso deve incluir as diversas interações possíveis com o consumidor, como:

  • Recepcionar;
  • Fechar a conta;
  • Oferecer novidades do cardápio;
  • Entre outras ações. 

Outro ponto-chave é treinar a equipe sobre o que deve ser feito em casos extremos, como quando o cliente falta com respeito com a equipe ou até mesmo se torna mais violento.

Cozinha

Também é importante implementar uma gestão de qualidade na área de cozinha, pois isso é algo que impacta no resto do estabelecimento. Em cozinhas com alta demanda, é comum que algum prato saia diferente do que foi pedido ou que não combine com a imagem do anúncio. 

Entretanto, isso é algo que o cliente não perdoa e que pode desmoralizar a marca, passando a impressão de falta de qualidade, profissionalismo e desleixo.

Dessa forma, deve-se definir um padrão sobre como os pratos são servidos, a temperatura de cocção, os equipamentos utilizados em cada receita e a quantidade de ingredientes no preparo. 

Esse detalhamento será crucial para orientar a equipe da cozinha a entregar um serviço de qualidade.

Estoque

A padronização no controle de estoque de ingredientes também é importante e isso pode ser aplicado de forma simples.

A partir da adoção de um sistema automatizado para gerir esse setor, ficará mais fácil controlar a quantidade de itens disponíveis no estoque, além de auxiliar o setor de vendas sobre o que precisa ser comprado, não deixando a cozinha desabastecida.