Saiba como se tornar um especialista na cozinha

Gastronomia não é o mesmo que cozinhar em casa. O chef cozinha centenas de pratos todos os dias. Tem que ser bem organizado e rápido.

A base do seu trabalho é o sentido do paladar (semelhante a, por exemplo, um sommelier ).

É claro que seu paladar se aguçará com o tempo e a experiência, no entanto, sem um senso de gosto, você não se tornará um mestre das artes culinárias.

Cozinhar em casa e cozinhar para o cliente são duas coisas diferentes. Cozinhamos em casa sem pressão de tempo, para pessoas que conhecemos bem. Já a profissão de cozinheiro é multitarefa, e muitas vezes requer ação espontânea, mas mantendo a cabeça calma.

Na profissão de cozinheiro também é importante ter disposição, facilidade de estabelecer contatos e capacidade de trabalhar em grupo sob pressão de tempo.

 Tudo isso contribui para um profissional de sucesso.

Para ser cozinheiro precisa ter formação?

 A educação adequada certamente não fará mal, mas na maioria dos casos não é necessária para trabalhar como cozinheiro, e isso se deve a um simples fato:

Um entusiasta da culinária é capaz de aprender a cozinhar por conta própria. Consegue aprender habilidades como precisão milimétrica no corte de legumes. Por tentativa e erro, o entusiasta também pode aprender quais temperos usar e ir se especializando

 A experiência com equipamentos gastronômicos profissionais pode ser adquirida diretamente no ambiente de trabalho, qual batedeira escolher, qual o melhor tipo de facas, etc.

Portanto, se você já se formou no ensino médio e sonha em trabalhar como cozinheiro, pode escolher uma escola que lhe dê as qualificações adequadas, mas ir trabalhando para adquirir experiência enquanto isso.

 Ter qualificações tornará mais fácil para você conseguir seu primeiro emprego como chef. Acelere o desenvolvimento das principais habilidades culinárias com uma escola de aprendizagem.

Atualmente, os estudos em uma escola técnica gastronômica duram em torno de 5 anos.

No entanto, se você é um iniciante e não sabe se a profissão de cozinheiro é a certa para você, comece aprendendo os sabores básicos. Você precisa ter uma base sólida antes de perseguir suas ambições culinárias.

Lembre-se de não se jogar em águas profundas. Os primeiros pratos devem ser simples. Caso contrário, você pode perder rapidamente sua motivação para trabalhar.

 Não sabe por onde começar? De preferência do zero. Tente fritar uma costeleta de porco, cozinhar caldo ou ensopado de porco com legumes. 

Parece fácil, no entanto, a preparação desses pratos não é tão simples – é muito difícil conseguir o sabor perfeito. 

Não desista e continue tentando. Somente depois de aperfeiçoar pratos simples, comece a cozinhar pratos mais difíceis. Uma boa ideia para expandir suas habilidades é visitar restaurantes e testar suas refeições em casa. 

Além dos cursos típicos, as oficinas de culinária são uma solução interessante para expandir suas habilidades. A participação em workshops de culinária poderá lhe render muitos aprendizados e também certificados.

Com certeza com muita prática e formação adequada você conseguirá realizar o sonho de se tornar um especialista na cozinha!