Sala de descanso na empresa: itens que não podem faltar

Os colaboradores são parte importante de qualquer negócio e um bom gestor é aquele que se lembra de valorizá-los, prezando pelo conforto e satisfação de quem atende seus clientes e garante que tudo funcione em sua empresa. Nesse sentido, uma tendência é a sala de descanso dentro do escritório.

O local nada mais é que um espaço para que os funcionários relaxem durante os intervalos e interajam com os colegas. Mas não basta colocar uma cafeteira elétrica e um sofá em um cômodo qualquer. Embora esses sejam itens fundamentais, um espaço humanizado precisa ser pensado mais detalhadamente.

Empresas que mantêm boas salas como essa relatam que o investimento vale a pena, pois influencia positivamente na produtividade. Afinal, colaboradores mais felizes, relaxados e integrados uns com os outros trabalham mais motivados e isso faz toda a diferença no que é entregue, seja qual for a área de atuação.

Dicas para montar uma sala dessas na sua empresa

Para montar uma boa sala de descanso, o primeiro passo é um bom planejamento. Comece estipulando quanto você pode gastar e, se não puder comprar tudo de uma vez, considere ir equipando o espaço aos poucos, com um item por mês, por exemplo.

Considere o local e a climatização

Comece avaliando o espaço que você tem disponível. Se ele tiver uma parte que dá para o jardim ou alguma outra área aberta, melhor ainda. Se não, considere instalar janelas grandes ou, pelo menos, uma boa climatização. Conforto térmico precisa ser uma prioridade: essa sala não pode ser gelada ou abafada.

Faça escolhas informais

A ideia é que os funcionários relaxem nesse ambiente, portanto, é bom que a escolha da decoração e dos móveis seja feita com isso em mente. Nada de poltronas que lembram aquela da sala de reuniões. A ideia é criar um espaço descontraído, que também pode ser elegante, mas não formal.

Aposte em cores claras

O ambiente pode ter cores que lembram a marca da sua empresa, mas o ideal é que elas sejam utilizadas em tons mais claros, como os pastéis. Caso a ideia seja também estimular a criatividade, é até válido ter alguma parede em uma cor vibrante, mas não todas. Lembre-se que as cores influenciam no relaxamento.

Considere a iluminação

A iluminação de um espaço também tem tudo a ver com o relaxamento que ele proporciona. Dê preferência a lâmpadas e luminárias de tons amarelados e que incidem indiretamente sobre as pessoas. Aproveitar a luz natural também costuma funcionar muito bem.

Compre móveis confortáveis

Os móveis devem ser bonitos e funcionais, mas, acima de tudo, confortáveis. Além de sofás e poltronas, é uma boa ideia espalhar alguns puffs e redes pelo local, itens que também ajudam a dar o ar de informalidade que todo mundo gosta. 

Também é importante que a sala tenha pelo menos uma mesa para quem quer ler, estudar, tomar um cafezinho ou até mesmo fazer um lanche com os colegas. Todos os móveis devem ser colocados de forma que não atrapalhe a circulação do ambiente, lembrando que, nesses casos, menos é mais.

Invista em facilidades e diversão

É importante ter uma máquina de café, um bebedouro e, se possível, um frigobar com alguns lanchinhos. Se o orçamento e o espaço permitirem, vale disponibilizar alguns jogos, como mesa de ping pong, video game, pebolim e até fliperama. Esses itens precisam ter a ver com o perfil da sua empresa, claro.

Crie um espaço de leitura

Se o espaço permitir, é uma boa ideia ter também um tapete com almofadas ou algumas poltronas com encosto, próximos a um estante com livros e revistas, criando um espaço de leitura. A ideia é que os livros não falem de assuntos de trabalho, ok? Lembre-se que no espaço de leitura a luz precisa ser adequada para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gear SEO, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.