Saúde na terceira idade conheça hábitos para se manter saudável

Muitas pessoas estão ficando mais preocupadas com saúde na terceira idade, percebem os fios caindo, e procuram algum comprimido para crescer cabelo, procuram alguma academia ou multivitamínico para manter a saúde em dia.

 

Sabendo disso, para evitar a procura de possíveis medicações, algumas empresas elaboraram estudos e foi constatado que até 2050 a população de idosos no mundo chegue a 2,02 bilhões, número exponencial se comparado a quantia atual de idosos no mundo. 

 

Tendo essas informações em mãos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou alguns hábitos de saúde para idosos, ou para quem já está quase na melhor idade, lembrando que pessoas de terceira idade são aquelas que possuem a idade de 60 anos para cima. 

 

A OMS também lembra a importância de chegar a essa idade com saúde, pois ao contrário do que se pensa, estar com a idade avançada não é sinônimo de saúde.

 

Olhando algumas recomendações feitas pela OMS e pelas empresas que fizeram pesquisas sobre o assunto, elaboramos uma lista com 9 dicas para garantir uma saúde melhor na terceira idade, assim podendo aumentar sua longevidade. Confira:

 

Dica 1: Pratique Atividades Físicas

 

Não é novidade que a falta de atividade física pode causar diversos problemas de saúde, mas devemos ressaltar que a ausência de atividades físicas pode causar enfraquecimento dos fios e até o envelhecimento.

 

 É bom lembrar que atividades físicas são extremamente benéficas ao corpo, já que ela retarda o envelhecimento e previne diversos tipos de doenças e complicações causadas pela idade, como redução da coordenação motora, doenças ósseas, diabetes e problemas cardíacos. 

 

A OMS recomenda que exercícios físicos sejam feitos no mínimo 3 vezes semanais.

 

Dica 2: Regule seu sono

 

A má qualidade do sono e até a privação dele podem trazer sérios problemas à saúde, podendo acarretar em problemas cardíacos, capilares, musculares e ósseos, além de acelerar o envelhecimento do corpo. Para evitar esse problema o recomendado é dormir pelo menos 8 horas diárias. 

 

Dica 3: Alimente-se de forma saudável

 

Ao falar de saúde esse tópico nunca deve ser esquecido, já que a forma que você lê alimenta reflete totalmente na sua saúde mental e corporal.

 

Para evitar problemas com a saúde é recomendado consumir alimentos com nutrientes benéficos ao corpo, alimentos como grãos, hortaliças, vegetais e castanhas auxiliam na prevenção do envelhecimento, além de evitar complicações causadas pela idade. 

 

Dica 4: Se possível evite beber e fumar

 

Existem centenas de estudos que comprovam que o tabagismo e o alcoolismo causam danos ao corpo e aumentam as chances de doenças como diabetes, hipertensão, Parkinson e problemas neurológicos. 

 

Se você deseja envelhecer de forma saudável, é altamente recomendado evitar esses hábitos.

 

Dica 5: Beba água regularmente

 

Não é novidade que a água possui uma grande influência sobre a saúde corporal, alguns dos seus benefícios são: a eliminação de toxinas, controle da temperatura corporal e transporte de nutrientes para o corpo. 

 

Recomenda-se consumir 8 copos de água diariamente, o que equivale a 2 litros de água, dessa forma se pode também envelhecer de uma forma mais sadia.

 

Dica 7: Mantenha contato com amizades

 

Estudos comprovam que a solidão é um dos maiores motivos para o aparecimento de doenças mentais, físicas e envelhecimento precoce. 

 

Para evitar problemas com a saúde também é recomendado se manter perto de amigos, conversar, sair se possível e desabafar quando necessário, dessa forma se evita complicações com a saúde e claro, se tem um envelhecimento mais sadio e bem acompanhado de pessoas que irão lhe ajudar a passar por essa fase.

 

Dica 8: Estimule seu raciocínio

 

Estimular o cérebro ajuda na manutenção do sistema nervoso, e consequentemente propõe um envelhecimento mais saudável. 

 

Para estimular o cérebro é recomendado praticar atividades como leitura, aprendizado de novas habilidades e até palavras cruzadas, vale lembrar também que dessa maneira pode ser evitado eventos como a perda da memória. 

 

Dica 8: Considere praticar meditação

 

Caso o estresse diário seja acumulado por muito tempo, ele pode causar depressão, problemas físicos, dores de cabeça e quedas bruscas na imunidade.

 

 A meditação é um meio de reduzir esse mal, pois estudos comprovam que ela tem o poder de relaxar o corpo e a mente e aumentar a imunidade do corpo. 

 

Dica 9: Faça um check-up com mais frequência

 

Como sabemos, prevenir é melhor que remediar, por isso passe por consultas rotineiras com uma frequência maior, pois dessa forma se for encontrado algum tipo de doença ou pendência para o corpo poderá ser tratado logo de início. 

 

Doenças como câncer, diabetes, depressão, dentre outras, podem ter o tratamento mais eficaz se descobertas no seu início.

 

É isso, caso tenha gostado do artigo, mande para algum conhecido, para que ele possa se beneficiar dessas dicas e também ter um envelhecimento mais saudável ou tranquilo.

 

E claro, esse artigo também serve para você que está entrando agora na terceira idade e deseja facilitar essa fase de sua vida.