Segurança e bem-estar no ambiente de trabalho

As empresas estão notando que proporcionar um bom local de trabalho, com ambiente estável e segurança, é um dos maiores incentivos para que os funcionários produzam mais.

Além disso, quando o ambiente é adaptado para funções que serão exercidas ali o número de acidentes no local de trabalho é reduzida, evitando afastamentos das atividades e garantindo a segurança completa dos colaboradores.

Existem diversas formas de deixar o local mais seguro e garantir mais bem-estar aos funcionários e clientes de algum negócio.

Com isso, durante este artigo iremos abordar os principais métodos para garantir a maior eficácia do ambiente de trabalho, então fique atento até o final do artigo para se manter informado!

O que é a segurança do trabalho?

Atualmente existem normas (conhecidas como NR’s) que regulamentam as medidas que devem ser tomadas para oferecer uma segurança do trabalho que seja eficaz. Vale mencionar que o descumprimento dessas normas podem gerar multas e penalidades para o empregador.

Podemos encarar a segurança não só do ambiente trabalhista, como também as medidas estratégicas que avaliam o ambiente a fim de entender os acidentes já ocorridos para poder preveni-los e garantir que a saúde do colaborador esteja protegida.

Além disso, atualmente, as indústrias crescem com uma velocidade incrível e acabam criando novos ramos de produção, aplicando novos tipos de maquinários ou até mesmo ornando a função de maquinários já existentes para produzir algo novo.

Nestes casos, a consultoria em segurança do trabalho se faz necessária para começar a formular as melhores medidas para aquele novo ramo, para garantir o bem-estar de quem irá circular pelo ambiente e também por quem irá operar os equipamentos.

Essa consultoria é aplicada em ramos inovadores, mas tem se consolidado em ramos antigos no mercado, como:

  • Ramo petroquímico;

  • Ramo de construções civis;

  • Ramo de manipulação química;

  • Ramo de produção em larga escala (que operam maquinários pesados).

No caso dessas indústrias já existem NR’s (Normas Reguladoras) pré-estabelecidas e a função da consultoria é verificar se a aplicação dessas normas foi feita corretamente e estudar o ambiente a fim de entender se existe alguma adaptação que ainda possa ser feita.

Iremos ver agora duas aplicações que as empresas sempre devem ter atenção para gerar um ambiente seguro.

Exame admissional

O exame admissional é obrigatório para todo funcionário que for contratado no regime CLT de trabalho e ele serve para comprovar que o colaborador prestes a ser contratado possui bom estado mental e físico para a função.

Compreenda melhor o passo a passo desse exame nos tópicos a seguir:

  1. Entrevista: Conversa em que o médico tenta identificar se a pessoa não possui algum tipo de distúrbio que poderia prejudicar as funções que serão exercidas. Neste momento o médico também questiona o histórico referente a dores e possíveis lesões que já tenha sofrido;

  2. Medições: Após a entrevista o médico irá medir a pressão arterial a fim de entender se não existe algum problema de pressão alta ou baixa. Logo em seguida ele mede também os batimentos cardíacos para identificar algum tipo de arritmia;

  3. Emissão do certificado: Caso nas duas etapas anteriores o funcionário não apresentar nenhum tipo de problema que comprometa as funções que irá exercer, o médico emitirá o Atestado Médico de Capacidade Funcional, qualificando o colaborador a iniciar as suas atividades.

Quando o funcionário é desligado da empresa ele realizará o exame demissional, para verificar se não adquiriu algum tipo de doença mental ou física durante o tempo em que exerceu a função.

Parte elétrica

O quesito médico é importante, porém não podemos nos esquecer que a parte elétrica é responsável pela maior parte dos incêndios em indústrias e também podem oferecer riscos para funcionários que manipulam eletricidade.

O mais recomendado é sempre possuir um quadro elétrico industrial que poderá fornecer toda a conexão das partes elétricas do ambiente e também evitará curtos e mal contato da fiação elétrica.

Uniforme no local de trabalho

Uma outra forma de investir no bem-estar dos funcionários é adquirindo uniformes. Isso porque eles poupam qualquer distinção de vestimenta e criam um padrão na identidade visual da empresa.

Normalmente se opta por peças básicas, como uma camisa branca, calça bege ou branca e certos tipos de blusas para evitar o frio.

Mesmo que sejam uniformes básicos é importante tentar fazer algo bonito e que agregue para o ambiente da empresa, sendo eficiente e bonito ao mesmo tempo.

Além disso, o material conta bastante, sendo mais recomendado usar certos tipos de fibras de lã que são duradouras e resistentes, principalmente nas peças que apresentam maior uso, como a camiseta de uniforme para empresa.