Sustentabilidade para pequenas fábricas

É muito importante desenvolver ações voltadas para sustentabilidade e a conscientização sobre a responsabilidade ambiental, tanto para a população quanto para as empresas. 

Levando isso em consideração, vemos que o mercado se preocupa em criar apenas bons produtos para cativar e manter um público fiel. No entanto, os consumidores estão exigentes e buscam marcas que compartilham dos mesmos ideais, como o cuidado com o meio ambiente. 

Hoje, a economia interna de um país responde a fatores complexos e para se manter competitivo, os gestores precisam dar atenção a essas questões. Cuidar da preservação ambiental afeta não só a sobrevivência humana como também a imagem da empresa.

Quer entender porque a sustentabilidade nas pequenas indústrias é importante e como implementá-la? Continue a leitura que nós te contamos tudo!

Por que investir em sustentabilidade?

É comum ver que as indústrias se preocupam mais com a produtividade do que qualquer outra coisa. Contudo, de um tempo para cá, isso está mudando.

Avaliar quais são os impactos das suas ações para o meio ambiente é tão importante quanto os ganhos lucrativos.

Muitas empresas perceberam que a sua produção causava danos ambientais e, com as mudanças de comportamento por parte dos consumidores, olhar para essas questões traz vantagens que vão além do bem-estar social — o que por si só já seria motivo para mudanças de hábitos corporativos.

Hoje, a maioria das pessoas preferem marcas que possuem ações de incentivo à sustentabilidade. Aqui, a escolha é simples: eles vão preferir sacolas de papel ao invés de plástico. E por mais que isso pareça trivial para alguns, é essencial para outros.  

Convém dizer que o exemplo que mencionamos pode ser replicado em outro contexto. Ou seja, não importa como, mas sim se sua empresa está tentando ser mais sustentável no dia a dia. 

Dentre os principais benefícios gerados podemos citar: 

  • reduzir os custos de produção;
  • aumento da produtividade;
  • melhorar a credibilidade da marca;
  • melhora o relacionamento com consumidores.

A seguir, veremos na prática quais são as ações que tornam o mundo corporativo mais sustentável.

1. Trabalhe com máquinas inteligentes

Ciência, tecnologia e meio ambiente são elementos essenciais para a vida moderna e que geram bem-estar para toda a população.

A modernização da estrutura de uma fábrica, por exemplo, gera vários benefícios que impactam diretamente no Meio Ambiente, tais como economia de água e de energia, e a preservação da fauna e flora da região onde a empresa se encontra instalada. 

Para melhorar ainda mais esse aspecto, algumas medidas simples podem ser tomadas para remediar produções que causem danos, como: tratamento de resíduos, coleta seletiva de lixo, descarte consciente de lixo (principalmente do lixo eletrônico) e a manutenção técnica adequada das instalações. 

Lembre-se que esses e outros conceitos como construções ecológicas, materiais biodegradáveis e satélites de monitoramento ambiental e drones, temas importantes e ligados à preservação, só foram criados por meio da tecnologia.

Nesse caso, pode-se dizer que se a tecnologia não fosse avançada, provavelmente não teríamos soluções rápidas para diversos problemas e que ainda dificulta a comunicação em tempo real entre pessoas e notícias. Como resultado, a tragédia será maior.

2. Repense os processos de produção

Uma empresa sustentável é entendida como aquela que incorpora, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços que produz, as melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais.

Hoje, um dos grandes desafios das indústrias é continuar atendendo demandas atuais sem deixar de lado a preocupação com o planeta. 

Dessa forma, é possível reduzir impactos ambientais, gerar bem-estar social, melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir a degradação ambiental, o desperdício e a poluição, além de gerar efeitos econômicos positivos.

Para essa finalidade, os gestores responsáveis por implementar essas ideias nas operações do dia a dia, também conhecido como chão de fábrica, consideram todo o ciclo de vida do produto ao buscar formas de produção mais sustentáveis. 

Assim, espera-se que o resultado proporcione recursos que permitam garantir ao consumidor um produto de qualidade e conforme as premissas de sustentabilidade. Ou seja, um descarte que possa ser ecologicamente correto, entre outras estratégias que minimizem a poluição.

  1. Otimize o uso de recursos naturais a fim de ter sustentabilidade

Os recursos naturais são elementos utilizados para suprir necessidades básicas, de produção e encontrados na natureza, como:

  • minerais (rochas, areia);
  • biológicos (animais, vegetais);
  • hídricos (mares e rios);
  • energéticos (luz solar, vento).

Eles são importantes, pois fornecem insumos essenciais para o desenvolvimento social e o crescimento econômico. No entanto, é preciso ter cuidado, uma vez que muitos desses recursos não se renovam e, muitas vezes, acabam. 

Daí, ter um consumo consciente e adotar práticas sustentáveis é uma característica fundamental das empresas que desenvolvem ações ecológicas. Por exemplo: 

  • reduzir o consumo;
  • reduzir o desperdício;
  • valorizar práticas sustentáveis.

4. Pensando em sustentabilidade, invista em produtos com potencial de reciclagem

Investir em produtos com potencial de reciclagem pode contribuir para impulsionar mais oportunidades para indústrias e empresas. Tanto do ponto de vista financeiro quanto social e ambiental, este tema está cada vez mais visível na transformação digital e os avanços tecnológicos.

É importante ressaltar que esse investimento não significa necessariamente transformar a indústria em uma recicladora. Existem muitos caminhos disponíveis, desde o incentivo ao desenvolvimento de produtos reciclados até a parceria com recicladores por meio da venda ou fornecimento de resíduos plásticos.

Outra forma de olhar para a sustentabilidade e cuidar do meio ambiente é ter um consumo responsável. Seus clientes estão fazendo escolhas mais conscientes e estão de olho em empresas que tenham ações voltadas para essas questões, como as embalagens mais “verdes” adotadas em vários estabelecimentos. 

Elas possuem multifunções, atuando na nutrição dos consumidores, na redução do descarte de embalagens na natureza, no aumento da vida útil, dentre outras possibilidades, desenvolvidas a partir de materiais orgânicos ou materiais recicláveis.

Além disso, algumas leis incentivam as empresas a usar materiais reciclados em seus produtos, enquanto outras impõem responsabilidade pela reciclagem de resíduos. Portanto, a legislação também beneficia quem deseja recuperar seu investimento e transformar essa atividade em mais um setor do negócio.

5. Incentive políticas sustentáveis na sua fábrica

Para um construir uma indústria sustentável é essencial contar com processos que mirem na transparência em relação ao público, mostrando o que é feito ao longo da cadeia produtiva do negócio e como ele consegue gerar produtos e serviços para os seus consumidores.

Um dos maiores empecilhos, por exemplo, é considerar o uso consciente de recursos naturais, como a impressão de documentos desnecessariamente. 

Estamos vivendo a era da informação e da interconectividade, não fazer bom uso de tudo o que é proporcionado pelos avanços tecnológicos é estar desalinhado com as tendências e arriscar perder eficiência.

Outro ponto de atenção é o espaço físico onde a empresa está instalada e pode se tornar uma máquina geradora de poluição e desperdício. 

Assim, revisar a infraestrutura na totalidade, verificar a existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas (inclusive potencialmente perigosas) e sistemas de ar-condicionado é um bom começo para tornar a companhia dentro da sustentabilidade.

Muito além de gerar lucros para proprietários e acionistas, as corporações desempenham um papel extremamente importante na sociedade: 

  • geram empregos;
  • impulsionam o desenvolvimento econômico;
  • fornecem produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas;
  • atendem às suas necessidades e geram mais inovação. 

No entanto, além dessa significativa responsabilidade social, qualquer empresa deve ser uma empresa sustentável. 

Exemplos de empresas de sustentabilidade

Adotar um modelo sustentável também pode afetar o reconhecimento de organizações no mercado ao se concentrarem em questões sociais e ambientais, comunicando ao público mais responsabilidade e compromisso.

Muitas empresas já perceberam a importância do desenvolvimento sustentável nos negócios e essa já é uma realidade brasileira. Confira as principais!

Banco do Brasil

Classificado em 9º lugar entre as 100 empresas mais sustentáveis ​​do mundo, o Banco do Brasil torna-se pioneiro em instituições bancárias movidas a energia solar.

Cemig

A Cemig tem o compromisso de levar educação e eficiência energética a diversos setores da sociedade, incluindo escolas, hospitais, comunidades e cidades, por meio do programa “Cemig Cidadã”.

Ambev

A Cervejaria Ambev, uma das maiores produtoras de bebidas do Brasil, prometeu que até 2023, um terço dos caminhões que distribuem seus produtos serão elétricos.

Renner

A marca Renner inovou nas práticas de gestão da água, instalando cisternas que reduzem o consumo de água em aproximadamente 55%. Pensando nisso, mais de 100 das 528 lojas adotaram práticas sustentáveis ​​de água em suas operações.

Considerações 

A sustentabilidade é uma prática cada vez mais necessária para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da próxima geração. Para atingir esses objetivos, a produção sustentável é uma importante abordagem que empresas e setores com impacto significativo no meio ambiente, como o agronegócio, devem adotar.

Esse artigo foi produzido pela Equipe Sensio. Para saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nosso site.