Técnicas de venda para uma empresa de compra e venda de sucatas

O ramo de compra e venda de sucatas pode parecer simples, mas exige diversas técnicas de venda, de proteção e conhecimento sobre a produção, reciclagem, recolhimento e reaproveitamento de vários tipos de materiais.

Isso acontece pois a definição de sucata é, basicamente, qualquer material de metal que já esteja desgastado e não tenha mais serventia para a função a qual foi criado.

Existem milhares de metais que se encaixam nessas características e, a maioria deles, possuem destinos diferentes dentro de depósitos e com diferentes formas de reciclagem e reaproveitamento.

Iremos abordar durante este artigo os equipamentos necessários para os profissionais deste ramo além de abordar um pouco sobre os tipos de sucatas e processos de compra e venda, para se manter informado fique atento no artigo até o final.

A importância do uniforme para trabalhar com sucatas

Como já citado aqui, os profissionais dessa área trabalham com diversos tipos de equipamentos, muitos deles são perfurocortantes, afiados, pesados, ásperos e oferecem riscos para a saúde do colaborador.

Sendo assim, o uniforme é extremamente importante.

A indústria sucateira opta por contratar empresas de uniformes profissionais para desenhar um modelo que se adeque a indústria e que ofereça qualidade, mobilidade e segurança para os colaboradores.

Veja um pouco mais sobre isso nos tópicos a seguir:

1. EPIs

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são uma prioridade na hora de uniformizar um funcionário.

As botas e luvas são os itens mais requisitados nesse contexto pois esses profissionais costumam circular com alta frequência no meio de peças pesadas, cortantes e que, em muitos casos, possuem pregos e parafusos escondidos.

Assim, as luvas e botas evitam o contato desse material com o colaborador de forma a prevenir a integridade dele.

Normalmente, esses itens contam com diversas vantagens e apresentam características como:

  • Materiais anticorrosivos;

  • Materiais antichamas;

  • Materiais antiestáticos;

  • Com proteção UV.

Vale ainda destacar que, dependendo do material, contam com alguns outros aspectos de proteção que podem auxiliar o profissional da área a desempenhar um trabalho mais produtivo.

2. Calça

Como já citado, os profissionais da área circulam muito no ambiente e a calça uniforme industrial pode ser um diferencial de segurança para evitar choques com certos tipos de peças.

Normalmente essas calças são feitas com modelos adaptados que necessitam da medida de cada funcionário.

Isso acontece pois é preciso dar total mobilidade ao colaborador e não restringir nenhum tipo de movimento, o que seria prejudicial para a produtividade e para a saúde do funcionário.

Também são produzidas com marcações luminosas que permitem a identificação da pessoa até mesmo em ambientes escuros.

Assim, a calça de uniforme masculino normalmente é feita em algodão ou algum tipo de microfibra que não rasga com facilidade e é resistente a diversos tipos de choques, o que evita manutenções e trocas constantes, algo que causa atrasos e também prejuízos financeiros.

Principais sucatas comercializadas

O trabalho do sucateiro é um favor a sociedade, por realizar o reaproveitamento de materiais que iriam parar em aterros e contribuíram para a poluição do meio ambiente.

Além disso a compra e venda de sucata é um mercado em ascensão. Com a produção de materiais que utilizam metal aumentando a cada dia, o mercado de reaproveitamento deles também é aumentado, pois as empresas cortam gastos quando utilizam materiais reciclados.

Vamos analisar agora os principais tipos de sucatas comercializadas:

Alumínio

O alumínio é um dos metais mais voláteis, por isso a sucata de alumínio é muito procurada no mercado, pois pode ser endurecida de forma simples, fazendo com que a reutilização do material aconteça de forma rápida.

O alumínio normalmente é reforçado com o uso de cobre, silício e magnésio.

Ferro

O ferro é, claramente, a sucata que compete diretamente com o alumínio, pois tem uma aplicação muito diversa em várias indústrias, estando altamente presente em construções civis e até mesmo em procedimentos mecânicos.

Vale ainda mencionar que a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é uma regulamentação que informa como devem ser descartados os resíduos sólidos provenientes de processos industriais (dentre eles a sucata).

Assim, é preciso estar atento às suas normas para o descarte adequado dos materiais e demais procedimentos que envolvem a sucata.

Com isso o mercado de venda e compra de sucata tem atendido, em sua grande maioria, a essa empresas, fazendo a reutilização deste materiais em larga escala e aplicando-os em outros tipos de indústrias.

Como vimos durante este artigo, os profissionais desta área devem ter atenção a todos os tipos de materiais e entender, de forma completa, o processo que envolve cada tipo de material.