Tecnologias que estão tornando o Home Office mais prático

Um novo modo de trabalhar que está sendo cada vez mais aderido. Com o ano de 2020 e todas as suas peculiaridades, houve a necessidade de fazer mudanças cruciais na rotina.

A recomendação de ficar em casa fez com que milhões de pessoas descobrissem o Home Office. Afinal, já existia essa possibilidade e, atualmente, existem tecnologias que tornam tudo cada vez mais prático.

Claro, como essa é uma fase de aprendizado sobre o novo modo de realizar suas atividades, sempre há dicas que podem tornar tudo mais simples. Hoje você vai descobrir aqui quais são as principais tecnologias que fazem o Home Office ser cada vez mais simples.

O benefício da Tecnologia

Salas de reunião online

Uma das ferramentas que já existiam, mas que se tornou cada vez mais popular são as salas de reuniões remotas. Com elas, o home office se mostra como uma opção viável em escala e ainda mais prática diante dos desafios da pandemia.

Graças a essa tecnologia, é possível reunir pessoas de onde elas estiverem. Um participante pode muito bem estar em seu apartamento no Morumbi enquanto outro marca presença em um sítio no interior. Existe uma infinidade de opções de salas de conferência virtual, mas separamos algumas das principais aqui:

Google Hangouts
Hangouts virou sinônimo de reunião online ao longo de 2020. Funcional, basta acessar a conta do Google para entrar.

Microsoft Teams
Junto ao Hangouts, é outra opção que ficou bastante popular. Também vem sendo usado no EAD.

Zoom
Excelente para conferências massivas, dá o controle das ações ao administrador da reunião e permite um número enorme de pessoas.

Whereby
O convidado não precisa instalar o programa ou se cadastrar, basta entrar no link e participar.

Skype
Um velho conhecido das conferências virtuais que está se mostrando bem útil.

Whatsapp
Pouca gente não tem Whatsapp e essa é a sua grande vantagem. Reúne até 4 participantes.

Gerenciadores de tarefas

Para muitos, um dos grandes desafios de trabalhar em casa é relativo à produtividade. De um lado, o colaborador pode ficar perdido sobre as tarefas que precisa realizar. No outro, há a dificuldade da supervisão de visualizar o que está sendo feito.

O uso de aplicativos e programas

Já implantado em muitas empresas como sistema de organização, os aplicativos de gerenciamento se tornaram ainda mais importantes com o home office. 

Com a principal função de organizar o processo de trabalho, é uma mão na roda para todo mundo. Alguns exemplos desses aplicativos são:

  • Trello
  • Asana
  • Pipefy
  • Taskworld
  • Compartilhamento de arquivos

Precisa enviar um relatório para o chefe, uma planilha para o colega ou um memorando para toda a equipe? O Google Drive veio para tornar tudo mais simples e é a opção mais utilizada no momento.

Com a facilidade de poder editar de maneira colaborativa os arquivos, membros da equipe podem trabalhar em conjunto nos documentos e planilhas online.

O uso das redes sociais

Troca de mensagens

Nem sempre as coisas precisam ser discutidas em reunião. Muitas vezes, uma comunicação mais rápida é bem mais eficiente. Tanto na hora de lidar com trocas de informação internas quanto quando é necessário atender os clientes. Para tal, os apps de mensagem estão aí para ajudar. Dois dos mais utilizados são:

Slack

Feito para comunicação empresarial, é um aplicativo cada vez mais aderido.

Whatsapp

Já instalado na maioria dos celulares, acaba sendo uma opção prática para o trabalho.

Considerações finais

Apesar da adaptação de levar o trabalho para casa não ser tão imediata para muitos funcionários, o Home Office também tem os seus benefícios. 

Por exemplo, o local em que a empresa fica deixa de ser um limitador para onde o colaborador precisa morar.

Ou seja, no Home Office não é necessário pegar horas de trânsito por ser de um bairro mais afastado. 

Na verdade, é possível até mesmo constituir a vida em uma outra cidade. Até por isso, tantas pessoas estão buscando novos locais para alugar apartamento.

Gostou de ver quais são as tecnologias que tornaram o home office mais prático? Descobriu novas ferramentas para o dia a dia?

Sendo assim, compartilhe esse texto em suas redes sociais e seus grupos de mensagem para mostrar a todos quais são as vantagens dessa nova forma de trabalhar.


Conteúdo produzido por Lucas Inácio Farias