Tipos de cofres que podem melhorar a sua segurança

Os cofres são compartimentos que armazenam valores, podendo ser subterrâneos, embutido em armários ou em paredes.

Seu revestimento é feito por camadas espessas de concreto, aço ou madeira, o que garante sua inviolabilidade.

Possuem um segredo, chave ou ambos, permitindo que apenas o proprietário o abra. Tal segredo pode ser mecânico ou eletrônico.

Conhecendo um pouco mais sobre cofres

Além dos cofres de segurança, há também os cofres feitos em barro ou cerâmica, os famosos porquinhos.

O cofre forte é prova de roubos e fogo, utilizados para guardar documentos jóias e outros valores.

A qualidade e o grau de segurança dos cofres oferecidos no mercado variam muito e nem todo cofre é seguro como promete.

É natural que na fabricação seja necessário investir em seu nível de segurança, acrescentando componentes que dificultem ou impossibilitem a violação do cofre.

Os cofres podem ser utilizados tanto em residências, escritórios, como também no comércio em geral.

Além disso, estabelecimentos comerciais de grande ou pequeno porte como postos de gasolina, lojas de conveniência e supermercados.

Existem diversas lojas especializadas onde comprar cofre digital, basta pesquisar pelo fabricante que melhor atende suas expectativas e tenha uma boa relação de custo e benefício.

Eles podem ser de dois estilos para garantir a proteção dos pertences, são eles: eletrônicos ou biométricos.

Os eletrônicos são os que você coloca senha para fechar o cofre, podem ser por uma senha eletrônica ou manual, porém, o seu sistema de abertura é sempre eletrônico.

Já o cofre biométrico é aquele que você fazer o registro através de alguma parte do seu corpo, como a íris dos olhos, dedo indicador ou a voz.

Existe ainda sistemas de segurança conhecidos como sala cofre, eles utilizam um sistema modular composto por painéis para proteção física de equipamentos de hardware, formando uma sala completamente independente da estrutura existente.

Os serviços de planejamento, projeto e implantação, funcionam como soluções turn key, que permitem uma melhor gestão operacional, uma vez que o data center deve ser considerado como um conjunto de infraestruturas interligadas.

Por sua vez, devem ser projetadas para um funcionamento coordenado e adequado às necessidades.

A integração ocorre desde o planejamento e site location, passando por um correto dimensionamento e integração dos equipamentos de operação e controle, garantindo uma operação contínua.

Tipos de cofres

Cada modelo de cofre tem uma função específica e um modo de ser construído, seja ele mecânico ou um cofre digital, tudo depende do nível de segurança que for exigido para guardar os pertences dos usuários. Confira:

  • Cofre mecânico: funciona por meio de um sistema manual, possui uma fechadura ou um disco com marcações numéricas tornando mínimas as possibilidades de alguém que não tenha o segredo conseguir abri-lo;
  • Cofre biométrico: utilizam sistema eletrônico inteligente, com leitor que identifica o indivíduo através de uma parte do seu corpo, como a íris ocular ou a digital;
  • cofre eletrônico: possui um mecanismo de abertura onde são usadas senhas digitais;
  • Cofre armário: ideal para quem busca segurança e amplo espaço, oferece prateleiras, estrutura resistente e fechaduras ideais para quem tem necessidade de muita segurança;
  • Cofre embutido: ficam dentro das paredes, são seguros e discretos, podendo ficar atrás de um móvel ou quadro.
  • Cofre contra fogo: além de proteção para os pertences esse modelo, também é resistente contra fogo, mantendo seguro os objetos dentro dele durante um incêndio.

Quando usar um cofre?

Para quem possui muitas jóias ou costuma guardar moedas estrangeiras em casa, ter um cofre geralmente é visto como uma medida de segurança.

Os cofres se apresentam em vários tamanhos, como o cofre pequeno, para colocar no armário, até grandes espaços, como os de bancos.

Com as ferramentas certas, a caixa de aço pode nem ser tão inviolável quanto se imagina, entretanto, o grande problema está no próprio mecanismo de fechadura.

Em situações como essa, manter objetos de valor em caixas discretas pode ser uma estratégia mais segura que ter um cofre.

Afinal, mesmo que só existam documentos dentro do cofre, é bastante possível que se pense que lá estão armazenados dinheiro e jóias.

Siga essas dicas e mantenha o segredo do cofre em sigilo evitando que outras pessoas possam ter acesso aos seus pertences.