UTILIZANDO TECNOLOGIA PARA GERIR SEU NEGÓCIO

Você sabia que atualmente estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, também apelidada como Indústria 4.0?

Pois é, desde 2010 estamos passando pelo momento de transição em que a tecnologia participa integralmente no que diz respeito a qualquer dimensão de nossas vidas. Pergunte a si mesmo: há alguma área em que a tecnologia não me ajuda?

Dentro das empresas, a tecnologia é um dos maiores aliados na hora de gerir o seu negócio com o objetivo de gerar resultados e diminuir o tempo de trabalho em cada atividade.

Vamos utilizar como exemplo uma clínica médica.

Até poucos anos atrás, para que as consultas fossem marcadas era necessário que o paciente fosse até a clínica para realizar a marcação.

Atualmente, é possível fazer isso de forma online quando as instituições de saúde disponibilizam a função de agendamento online, expondo o horário disponível de cada profissional e permitindo que o paciente marque o atendimento a partir de um dispositivo móvel ou computador com internet.

Independente do seu tipo de negócio, o Google disponibiliza, por exemplo, a função agenda, que pode ser usada tanto para se organizar, e assim otimizar o seu tempo, como para marcar vídeo chamadas que serão realizadas através do Google Meet. 

O benefício da internet!

Além disso, uma clínica médica pode fazer de forma totalmente online o gerenciamento financeiro de seu negócio, sem precisar utilizar caneta e papel e sem se perder em fórmulas do Excel.

Já que existem softwares médicos capazes de entregar relatórios a partir da alimentação de informações no banco de dados. 

E não é diferente para outros ramos, afinal existem milhares de softwares, gratuitos e pagos, que fazem esse gerenciamento, para que seja possível manter relatórios financeiros de seu empreendimento em dia.

Não podemos esquecer que, como em qualquer outra empresa, uma clínica também precisa manter o seu Marketing médico ativo.

E, para isso, a tecnologia torna possível automatizar envios de e-mails e Sms para seus clientes, além de poder montar campanhas e atingir um maior público através das redes sociais.

Através dos exemplos dados, conseguimos perceber como a revolução digital tem mudado o conceito de inovação quando se trata de gerir um negócio.

Aliás, o segmento médico é um dos ramos mais inovadores quando se trata de tecnologia, por isso é possível encontrar com facilidade Softwares de gestão clínica com funções completas. 

Dicas para conquistar clientes e fideliza-los:

  • Seja ativo nas redes sociais para que a sua marca esteja onde o público está. Então, além de sua propriedade física, utilize plataformas online como Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Faça o seu planejamento de mídia, definindo quais são objetivos e comece a conquistar seus potenciais clientes;

  • Invista em seu site. Mais do que estar presentes nas redes sociais, é necessário utilizar estratégias para melhorar o posicionamento de seu site, isso vai te permitir ser encontrado mais facilmente;

  • Além de ter um perfil presente nas redes, é necessário também criar campanhas de anúncios online.

    A ferramenta mais famosa para isso é o Google Ads, que permite que sua empresa seja encontrada através de páginas de resultados de busca e publicidades online;

  • Com um software de CRM, a rotina de trabalho vai ficar mais tranquila, permitindo que seus funcionários deem mais atenção aos seus clientes.

    Estes softwares permitem criar um banco de dados com os perfis de seus clientes e informações referentes a eles.

Até aí já dá pra fazer bastante coisa, não é? Contudo, para ser feito mais que isso é necessário identificar quais são as necessidades da empresa e reunir possíveis soluções que você pode realizar de forma inovadora.

Benefícios do uso da tecnologia na gestão:

  • Otimização de processos para gerar resultados: seus funcionários não precisarão ficar presos a tarefas repetitivas;
  • Aumento de controle: a tecnologia está menos sujeita a erros do que a mente humana.
  • Aumento de produtividade e qualidade: com a diminuição de tarefas repetitivas, seus funcionários terão tempo livre para dar mais atenção a tarefas mais complexas que demandam tempo e atenção;
  • Redução de custos: vai ficar mais simples acompanhar o gerenciamento de gastos;
  • Melhor comunicação interna e externa: a internet é um dos meios mais usados para se comunicar nos dias atuais;
  • Segurança e informação: ao contratar softwares seguros, suas informações não terão riscos de serem expostas;
  • Crescimento da força de vendas: o seu negócio estará disponível nacional e internacionalmente ao ser exposto na internet.

Conclusão

Preciso alertar que, no início, inovar em seu negócio com a utilização de recursos tecnológicos pode ser difícil. É por causa disso que muitas empresas estão indecisas quanto a sua implementação. 

Mas, pense no que o autor Cavel Deheman disse certa vez: A inovação deve ser uma coisa contínua. Temos de conhecer coisas novas e esquecer o que não serve mais.

Com o tempo, todas as coisas se tornam velhas. A tecnologia é nosso presente e nosso futuro e aqueles que não se aproveitam dela estão, muito provavelmente, condenados ao esquecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Eduarda Santos da equipe da Saúde Vianet, um software de gestão de clínicas médicas. Você pode acessar conteúdos sobre gerenciamento de clínicas em nosso blog.