Vale a pena adotar o WhatsApp Business em sua empresa?

As estratégias de marketing e venda através da internet se tornaram fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa no século 21, e a pandemia do novo coronavírus serviu para comprovar como o mundo digital pode ser a peça chave para um negócio de sucesso. Não é à toa, portanto, que as redes sociais tenham ganhado papel central nessa nova realidade. 

Aplicativos mensageiros já existiam de uma forma ou outra há muito tempo, mas o fenômeno do WhatsApp no Brasil mostrou que a combinação de inclusão digital e praticidade podem levar um serviço à dominação completa do mercado. Hoje, não há brasileiro que não tenha alguma forma de acessar o aplicativo, e diversos negócios são fechados exclusivamente através do app. 

Por isso, uma dúvida na mente de diversos empresários é sobre o recurso WhatsApp Business, que promete uma série de vantagens para contas comerciais, mas também atrela certos custos de operação. Será que a plataforma vale a pena? Confira nosso guia.

Um detalhe importante é que usar o WhatsApp, principalmente a versão Web, para conduzir seus negócios pode ser extremamente eficiente, mas também perigoso, e medidas de segurança digital como a instalação de uma extensão de VPN no navegador devem ser tomadas com o dobro de atenção, para evitar dores de cabeça e roubo de dados. 

O que é o WhatsApp Business?

Em resumo, o WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp dedicada à empresas que desejam usar a plataforma para suas vendas e contato com clientes. Através do serviço, é possível oferecer catálogos de produtos, respostas automáticas, verificação de identidade e horários de funcionamento. 

O app também possui ferramentas interessantes para coletar métricas de desempenho, por exemplo, o volume de novas mensagens recebidas e respondidas, que podem ajudar a avaliar estratégias de marketing digital e medir a resposta de clientes a cada tipo de atendimento. 

O app se encontra disponível gratuitamente na Google Play para o Android e App Store para iPhone. Estatísticas mostram que 95% dos smartphones no Brasil possuem o WhatsApp instalado, portanto, a plataforma é um alvo essencial para qualquer empresa no cenário atual. 

Funciona para pequenas empresas? E grandes empresas?

whatsapp business

O aplicativo do WhatsApp Business por si só é inteiramente projetado para pequenos empresários e operações simples, e pode ser usado livremente para contemplar uma estratégia de marketing digital eficiente. 

Já o WhatsApp Business API é um conjunto de APIs, ou seja, ferramentas de programação, que permitem que médias e grandes empresas façam a integração de seus sistemas eletrônicos com a plataforma. Esse serviço é o responsável por recursos como as mensagens de marketing da Netflix no WhatsApp, ou confirmações de compras do Rappi pelo aplicativo, mas para usar esse conjunto avançado de recursos haverá um custo monetário significativo. 

Para pequenos empresários, principalmente aqueles que já oferecem serviços online, a versão gratuita do WhatsApp Business é mais do que o suficiente e abre espaço para uma série de otimizações em sua presença online, e é uma ótima alternativa para conversão de clientes oriundos de outros serviços como apps de delivery. 

Como reconhecer uma conta comercial?

Ao entrar em contato com uma conta comercial, o usuário já será capaz de notar diferenças que indicam que o perfil se trata de uma conta empresarial. O nome da empresa pode aparecer no lugar do telefone de contato, ou abaixo dele. Além disso, um catálogo de produtos com seus respectivos preços e um botão de compras pode ser oferecido quando aplicável.

Contas comerciais também possuem mensagens automáticas, geralmente informando o horário de funcionamento e adiantando perguntas comuns que podem ser úteis para agilizar o atendimento do usuário. Perfis verificados, com comprovação de representarem de fato a empresa que apresentam, possuem um símbolo de visto adicionado ao lado do nome, conferindo maior confiança ao consumidor. 

Já utilizo o WhatsApp comum com minha empresa, preciso mudar?

Não exatamente, não há nenhuma regra nos termos e condições de uso da plataforma que proíba o uso de uma conta regular para atividades comerciais. No entanto, é altamente recomendável migrar para o WhatsApp Business, pois as ferramentas de análise são extremamente poderosas para otimizar suas campanhas de marketing, e os perfis comerciais geram maior confiança e conversão de clientes.

E você, já utiliza o WhatsApp Business? Pretende adotar em sua empresa? O marketing digital é a ferramenta mais poderosa nos dias atuais para elevar sua marca para um novo patamar, com alcance maior e maior rentabilidade, até mesmo em períodos de dificuldades financeiras. E não deixe de conferir 4 motivos para investir nas vendas online