Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

A digitalização dos serviços bancários no Brasil trouxe uma série de vantagens, como a abertura fácil de contas. Por exemplo, hoje bastam poucos cliques para que uma pessoa tenha um cartão de crédito aprovado na hora.

Dessa forma, tornou-se mais comum que alguém tenha dois ou até mais cartões de crédito. Afinal, um deles pode oferecer juros menores, enquanto outro serve para ganhar cashback nas compras, entre outras vantagens.

Mas sem organização, o que outrora era uma vantagem talvez vire uma perigosa bola de neve de gastos. Por isso, confira se vale a pena ter mais de um cartão de crédito.

Mais cartões = mais limite

Quando o assunto é cartão de crédito, o limite é uma das maiores preocupações dos usuários. Dependendo do histórico de crédito da pessoa, o banco pode liberar um valor que está muito abaixo dos gastos mensais.

Esse limite tende a aumentar conforme a pessoa constrói um histórico de consumo, mas no início pode deixar a pessoa insatisfeita. E, neste caso, ter mais de um cartão de crédito é uma boa opção para quem não deseja esperar o banco aumentar seu limite.

Contudo, é preciso tomar cuidado com o controle de gastos, pois organizar as despesas de duas faturas também requer o dobro de trabalho. Além disso, atenção redobrada para que os limites não excedam o total de gastos por mês.

Vencimentos diferentes

Em segundo lugar, como vantagem de ter mais de um cartão de crédito é a variedade de datas de vencimento. Normalmente os cartões disponibilizam uma lista com várias datas para o cliente escolher quando pagar a fatura.

Assim, é possível ter um cartão com data de vencimento cada dia 10 e outro cuja data de vencimento é no dia 30, por exemplo. Com isso, a pessoa dispõe de mais prazos para pagar e organiza suas contas como melhor lhe parecer.

Ter cartões com datas de vencimento diferentes é útil sobretudo para quem tem múltiplas fontes de renda ou recebe pagamento dividido (por quinzena, por exemplo).

Mas é preciso tomar cuidado com a confusão de datas, que pode incorrer em problemas no orçamento. A organização precisa ser ainda maior nesse caso, para evitar o pagamento de altos juros.

Dias extras

Ter cartões com faturas em datas diferentes também implica em datas diferentes para compra. Isso porque cada cartão possui um prazo entre o fechamento da fatura do mês e a data de vencimento.

Este prazo varia de acordo com o banco emissor. Alguns dão prazos de cinco dias, enquanto outros bancos dão até dez dias ou mais. Logo, ter cartões com prazos diferentes fornece margens maiores para realizar alguma compra de emergência.

Benefícios diferentes

Com o aumento da concorrência, os bancos estão adicionando benefícios diferentes e inovadores em seus cartões, por exemplo:

  • Sorteios;
  • Prêmios;
  • Pontos de milhagem;
  • Cashback nas compras;
  • Entre outros.

De fato, existem tantas vantagens que é praticamente impossível um cartão reunir todas ao mesmo tempo. A pessoa pode ter um cartão que oferece parcelamento facilitado, mas não dá milhas. 

Ou um cartão com programa de milhagens que não oferece cashback. Portanto, a diversificação permite que a pessoa tenha o máximo de vantagens ao realizar suas compras.

Cuidados ao ter mais de um cartão

Há quem diga que o cartão de crédito é perigoso, mas não é nada disso. Trata-se apenas de um instrumento como qualquer outro, que traz inúmeras vantagens. O uso do cartão pode até mesmo ser uma ferramenta para economizar dinheiro.

Nesse sentido, ter mais de um cartão de crédito potencializa ainda mais essas vantagens. Com a facilidade de obter um cartão hoje em dia e a vasta gama de vantagens que eles oferecem, não há porque ficar de fora.

No entanto, o cartão de crédito precisa ser utilizado com sabedoria. De acordo com dados do Banco Central, 19,13% da população entra no rotativo do cartão, ou seja, não paga toda a fatura em dia.

Por isso, ter mais de um cartão requer uma enorme responsabilidade financeira. Não exceda o seu limite de gastos, mantenha uma planilha com o controle das faturas e sempre pague o valor total do débito. Com isso será possível aproveitar as vantagens que essa ferramenta oferece.