Não é só dancinha: como usar os vídeos curtos para promover seu negócio nas redes sociais

Os vídeos curtos são a sensação das redes sociais. E, ao contrário do que muitos acham, pode ser uma poderosa ferramenta para promover a sua empresa no meio digital.

Das diversas tendências do mundo digital, os vídeos curtos vieram para ficar. Cada vez mais ganhando espaço e prioridade nas plataformas, vem conquistando cada vez mais audiência.

Os vídeos com duração de até 1 minuto são utilizados todos os dias por milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas um preconceito temos que quebrar logo de cara: esse formato de vídeo não é só para fazer dancinha ou dublagens.

A fama de que esse formato é só para conteúdos frívolos veio com a explosão do TikTok no Brasil, no começo de 2020. A verdade é que, hoje, os vídeos curtos podem (e devem) fazer parte da estratégia de marketing digital de qualquer empresa.

Vantagens de adicionar os vídeos curtos na estratégia de marketing

  • Aumenta o alcance do perfil, logo, da marca, atingindo pessoas que não te conhecem;
  • É uma forma de conteúdo de fácil compartilhamento, o que faz com que as pessoas que assistiram o vídeo passem à frente o conteúdo;
  • Melhora o relacionamento com o público da empresa, gerando conexão e interatividade;
  • Diversifica as formas de conteúdos e postagens;
  • Pode estar presente em diversas plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Facebook;
  • Mantém a marca atualizada nas tendências, atitude essencial no meio digital;
  • Possibilita a conexão da empresa com parceiros, em posts colaborativos.

Como usar os vídeos curtos na estratégia de marketing digital?

Os vídeos curtos são o formato mais consumido nas redes sociais atualmente, pois entrega a mensagem de forma rápida e clara. Por isso, as possibilidades desse formato são inúmeras. 

1. Conte a história e o cotidiano da empresa

Uma coisa é certa: pessoas compram pessoas. E, com a infinidade de empresas presentes na internet, os consumidores irão atrás de conexão e experiência. 

Você pode criar um brand storytelling envolvente e ajudar a inserir o público na história da empresa, gerando maior engajamento. Isso faz com que eles se sintam parte da história da marca. 

Nessa etapa, apresente o cotidiano e as pessoas que fazem a empresa acontecer, de uma maneira criativa. Assim, o seu conteúdo irá atrair diversos clientes em potencial.

2. Produza conteúdo informativo relacionado a sua empresa

Se você rodar pelos vídeos curtos do Instagram ou TikTok não vai demorar muito até encontrar um vídeo de dicas, receitas ou outros conteúdos informativos. Isso se dá porque é um tipo de conteúdo com potencial viral.

Pense no funil de vendas e encare esse tipo de conteúdo perfeito para o topo do funil, onde você irá atrair as pessoas, sem necessariamente falar de seu produto. Fale sobre os principais problemas que seu produto irá solucionar, dando dicas e outras informações.

Por exemplo, um salão de beleza pode dar dicas no Instagram de como lavar os cabelos em casa, ou dicas de penteados para o dia-a-dia. Esse tipo de conteúdo gera autoridade no assunto, mostrando que os profissionais têm alto conhecimento no nicho de atuação.

3. Faça parcerias com influencers digitais

Embora ainda seja um assunto que divide opiniões, os influencers digitais têm grande audiência, assim pode ser uma estratégia que rende resultados positivos. 

Faça parcerias com influencers relacionados ao seu nicho, com vídeos e posts colaborativos, utilizando a audiência dele para promover seu negócio. Não precisa ser, necessariamente, influencer para criar conteúdo relevante em parceria com sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de alimentos pode fazer parcerias com chefs conhecidos para indicar receitas utilizando seus produtos, compartilhando em vídeos curtos, mostrando o passo a passo. 

4. Mostre seu produto

Utilize vídeos curtos para mostrar mais sobre seus produtos, as características, dicas de uso e detalhes que possam ajudar na decisão de compra do cliente. 

Responda as principais dúvidas sobre seus produtos, mostre novas coleções e lançamentos. Além disso, crie vídeos falando de promoções, mas tome cuidado para não criar muitos vídeos sobre esse tipo de assunto. Deixe que seu site ou loja física seja a sua vitrine e o seu perfil seja um local para as pessoas se conectarem com a marca.

5. Sim, faça vídeos “trends” ou memes

Se a personalidade da sua marca é brincalhona, alegre e antenada nas últimas tendências, faça sim vídeos com memes ou tendências virais.

Adapte essas situações para seu nicho, para a realidade da sua empresa e surpreenda as pessoas pela criatividade. Busque os áudios que estão em alta e faça o conteúdo voltado para o seu nicho.

O importante é ter sempre criatividade e adequar a mensagem que a empresa quer passar dentro destes formatos de fácil consumo e alto potencial de compartilhamento.

Gostou das dicas? Você já criou conteúdos em vídeo para sua empresa? Invista nesta prática e confira os resultados!