Vocabulário econômico: conheça termos famosos no mundo dos investimentos

Vocabulário mercado ativo termos ativos investimentos rentabilidade investidor liquidez

Se você é um investidor iniciante, você pode se confundir bastante com os termos utilizados no vocabulário do mercado de investimento. Existem muitas expressões utilizadas para os mais diversos fins. Você sabe o que é PGBL, o que é ativo, o que é CDB e outros termos? Aqui, você vai descobrir! 

Preparamos um verdadeiro vocabulário econômico para que conheça as principais expressões do mercado financeiro. Os termos podem confundir quem está começando a conhecer no mercado, mas é bem fácil de entender. 

Confira abaixo o vocabulário econômico com os termos mais famosos do mercado de investimentos:

Vocabulário: Ativo e Passivo 

O ativo é um bem que o investidor tem. Assim, tudo o que lhe garante um valor é um ativo, como por exemplo, ações, imóveis, CDBs, títulos do Tesouro Direto, etc. Basicamente, os ativos materializam o seu dinheiro, tendo a possibilidade de render sem que você precise trabalhar. 

Já um passivo é tudo aquilo que lhe gera algum gasto. Tudo o que gera custo pra você é considerado um passivo como os boletos e impostos a pagar, hipotecas, letras de câmbio e outros.

Rentabilidade 

Esse é um dos principais termos do mercado financeiro, porque todos buscam rentabilidade. Bom, rentabilidade é o retorno que você tem sobre o seu investimento. Assim, se você investe 100 e depois de três meses recebe 150, esses 50 a mais são a sua rentabilidade, que é medida em percentual. Então, neste caso, a rentabilidade foi de 50% em três meses. 

A rentabilidade pode ser definida em taxas pré ou pós-fixada, com vínculos de índices de inflação ou baseada na valorização do ativo, como ocorre no mercado de ações. Por isso, a rentabilidade é medida em percentual, como mostramos no exemplo acima. 

Vocabulário: CDI 

Neste vocabulário, o CDI é a sigla para “Certificado de Depósito Interbancário”. Ele é um dos principais indexadores de ativos de renda fixa como CDBs, LCIs e LCAs, por exemplo. O seu valor acompanha a taxa Selic como referência de rendimento. 

IPCA 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice que mede a inflação do país. O valor do IPCA é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e abrange famílias de rendimento entre 1 e 40 salários-mínimos e residentes nas áreas urbanas de 13 regiões metropolitanas do país. 

FGC 

Você já ouviu falar que um investimento é protegido pelo FGC? Essa sigla significa Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma instituição privada que protege os investidores em caso de falência em ativos de renda fixa. 

Com isso, o FGC garante que o investidor resgate o seu investimento até o limite de R$ 250 mil em ativos como CDB, LC, LCI, LCA, Poupança e outros. Dessa forma, o investidor terá retorno de, pelo menos, uma parte de seus investimentos, caso a instituição financeira que detém o ativo decrete falência. 

Vocabulário: Liquidez 

A liquidez é a facilidade em que um ativo tem de ser convertido em dinheiro sem haver perda de valor. Então, quanto mais alta for a liquidez, melhor é o ativo. Um exemplo de ativos com alta liquidez é o Tesouro Selic, que permite o resgate em até 1 dia útil após a compra do título. 

Existem dois tipos de liquidez. A primeira é a liquidez diária, ativo que possui alta liquidez e pode ser resgatado a qualquer momento. A segunda é a liquidez no vencimento, quando você só consegue resgatar o seu vencimento na data de vencimento do título. 

Volatilidade 

A volatilidade é um dos principais termos do mercado de investimentos. Muito utilizado no mercado de ações, a volatilidade é a variação da cotação de um determinado ativo em um período específico. As ações, por exemplo, são ativos de alta volatilidade porque o preço dos ativos varia muito em curtos períodos, podendo valorizar ou desvalorizar. 

Alavancagem 

A alavancagem é um recurso disponível em ativos de renda variável. Basicamente, a alavancagem permite que o investidor invista valores maiores do que ele teria sozinha. Isso é comum em minicontratos de dólares e índice na Bovespa. 

Ação e acionista 

A ação é um título negociado na Bolsa de Valores, que representa uma fração do valor de uma empresa de capital aberto. Ao comprar um pacote de ações, você se torna um acionista do negócio, se tornando sócio da companhia. Também há o acionista majoritário, aquele possui a maioria das ações com direito a voto de uma empresa. 

Carteira de investimentos 

A carteira de investimentos é o seu conjunto de ativos, sejam eles de renda variável ou renda fixa. Quando falamos em diversificação da carteira de investimentos, queremos dizer que o investidor deve explorar diversos títulos para dividir bem o seu capital e atingir o equilíbrio entre rentabilidade e segurança. 

Estes são alguns dos principais termos do mundo dos investimentos. Existem muito mais expressões, mas estas são fundamentais para que você entenda o básico como investidor iniciante e que consiga fazer as primeiras movimentações no mercado financeiro.