Ferramentas de SEO: As 10 Melhores, Otimização e Estratégias

ferramenta de SEO

Para estar bem posicionado nos mecanismos de buscas é preciso criar estratégias para atingir as métricas de SEO. Tais métricas ajudam a garantir mais acessos em diretórios de buscas, como o Google. Para isso, podemos usar as ferramentas de SEO e otimizar o trabalho.


Abaixo você confere quais recursos de SEO usar para descobrir se estratégias adotadas estão favorecendo o site e se é necessário uma nova abordagem. Tudo isso com estatísticas bem detalhadas a respeito dos acessos na sua plataforma. Confira.

Saiba o que são e importância das ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO são aquelas que irão destrinchar os dados mais específicos sobre o ranqueamento do seu site.

Essas ferramentas conseguem analisar textos, uso da palavra-chave, uso de imagens, entre outros. Tudo isso com algoritmos direcionados aos critérios do Google.

A importância de usar ferramentas de SEO é que elas podem traçar um diagnóstico completo sobre o site. 

Baseado nisso, pode-se elaborar estratégias mais qualificadas para constar nas primeiras páginas do Google (ranking) e, consequentemente, ter maior alcance do público.

Entenda onde são usadas as ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO podem ser usadas em inúmeros canais. Alguns são plugins que você pode instalar diretamente no seu painel do WordPress. Outros são sites em paralelo, que captam informações da sua página.

10 Melhores ferramentas de SEO para otimizar sites

Mas como usar o SEO no Google? Abaixo você confere as 10 ferramentas de SEO mais utilizadas em sites e suas especificações mais importantes:

  1. Goggles Analytics

O Google Analytics é o mais utilizado pelo mercado. Isso porque possui métricas bem detalhadas, como dados de acesso, interações na sua página, ou em determinados posts ou links. 

Assim, essa ferramenta é amplamente utilizada no mundo e está disponível gratuitamente.

A interface do Google Analytics é uma enorme vantagem. Embora esteja trabalhando com dados muito complexos, o conteúdo é exibido de maneira simples e didática para o analista. Ou seja: sem burocratização e muito intuitivo.

  1. Yoast SEO

Yoast SEO já é um conhecido de muitos analistas. 

A ferramenta é simples e ao mesmo tempo robusta e bem completa, não deixando a desejar na hora de gerar relatórios de SEO. Por isso, é perfeito para quem usa o WordPress.

Além dos aspectos básicos, como definir melhores palavras-chave, monitorar rankings e averiguar gráficos de impressões, o plugin também consegue revisar vídeos para otimizá-los. Ele também gera insights sobre a legibilidade dos textos publicados. 

  1. SEMRush

Esta é outra ferramenta incrivelmente completa e famosa em todo o mundo. O SEMRush possui versão completa em português, além de gerar relatórios de posicionamento de ranking e analisar o desempenho do seu site com um diagnóstico completo.

Outras funcionalidades da plataforma envolvem palavras-chave mais utilizadas, backlinks de domínios terceiros, diagnóstico da concorrência e muito mais. Possui um tempo de teste gratuito, assim você pode experimentar.

  1. Google Search Console

Servido como uma espécie de complemento ao Google Analytics, esta outra ferramenta de SEO cria relatórios detalhados quanto às impressões dos usuários em um conteúdo do site. Consegue medir número de acessos, permanência nas páginas e quantidade de cliques.

Vindo dos produtos da Google, a interface não poderia ser outra: é bem simples de navegar e os dados aparecem com uma breve descrição para cada comportamento do cliente. Recomendado para revisão de conteúdo.

  1. Keyword Planner

O Keyword Planner (também conhecido como Keyword Tool), é uma ferramenta de SEO focada em palavras-chave. 

É ideal para encontrar os melhores termos na hora de montar um anúncio. Mas pode ser usada para além disso.

Outro fator dessa ferramenta é que consegue sugerir quais as melhores palavras para utilizar quando montar algum conteúdo textual. Essas palavras, com base em algoritmos, são as mais pesquisadas pelos usuários.

  1. Bing Webmaster Tools

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada, mas não é a única. 

Há empresas que possuem como estratégia alcançar ferramentas de buscas menores, como o Bing, que é muito importante, mas acaba sendo deixado de lado por grandes empresas que já possuem métricas voltadas para o Google Search.

Os relatórios gerados são bem parecidos com o Google Analytics e, para uma plataforma 100% gratuita, cumpre muito bem o requisito, embora sua interface possa ser mais dinâmica.

  1. Google Pagespeed

O Pagespeed Insights da Google é uma ferramenta que foge da estrutura comum das ferramentas de SEO. O intuito aqui é no tempo de respostas dos sites. Sua principal função é apontar em quais sessões há um maior tempo de carregamento da página. Além disso, o PSI sugere as melhores soluções para corrigir este pequeno atraso na resposta. 

Uma dessas sugestões é quando há algum plugin defeituoso no site que deve ser atualizado ou eliminado.

  1. Smush

O Smush possui uma função muito bacana que não se vê em outras ferramentas de SEO: a otimização de imagens. 

Muitas vezes um site está repleto de imagens que tem vários tamanhos. O que pode acarretar em mais dados para serem processados, o que pode causar impactos como:

  • Perda na velocidade de carregamento;
  • Sobrecarga na memória da página;
  • Necessidade de limpezas de cache mais frequentes;
  • Mudança no layout do site até carregamento de fotos.

O que o Smush faz é diminuir o tamanho de todas as imagens o máximo possível, mas sem alterar na qualidade da exibição. Por isso, é um plugin para WordPress que todos deveriam ter.

  1. Help a Reporter Out

Além das suas funções específicas de SEO, essa ferramenta possui um recurso um tanto curioso. Isso porque, com ela, é possível gerar serviços de permuta com jornalistas para seu site ser mencionado em blogs de autoridade.

Alguns dos grandes clientes do HARO SEO são gigantes da indústria da comunicação como a TIME, ABC e até o The New York Times.

  1. WooRank

O Woorank oferece um serviço bem diferente. Além de ser gratuito, consegue informar dados básicos de SEO de qualquer site existente. 

Para se ter uma ideia, o site consegue informar quais pontos do domínio pesquisado estão corretos e quais precisam ser melhorados. 

A interface também é muito intuitiva e você não terá grandes problemas para navegar entre as informações. A vantagem dessa plataforma é comprar a abordagem de concorrentes e testar um diferencial no seu próprio site. Também é perfeito para elaborar Landing Pages.

Conclusão

Traçar estratégia de SEO é de suma importância para garantir acessos e bons números para seu site. E, felizmente, cada vez mais surgem ferramentas de SEO para otimizar o seu trabalho e oferecer dados mais ricos para análise.