Como combater as fake news de sua empresa?

combater as fake news

Combater as fake news é um trabalho árduo mas que deve ser constante. Inclusive, as fake news são sempre uma maldição para qualquer empresa, pois podem prejudicar a reputação construída pelo seu negócio. 

No Brasil, elas estão cada vez mais comuns para diversos segmentos e isso acontece devido a má intenção de indivíduos ou uma concorrência desleal.

Tudo começa com uma simples informação disparada em algum canal digital. Dependendo da relevância da mensagem, perfil e canal, a mensagem é compartilhada. É aí que o problema começa! 

Para termos uma ideia da facilidade que essas notícias falsas se espalham, o Instituto Mundial de Pesquisa, em 2018, divulgou um estudo sobre esse assunto que revelou fatos curiosos. 

Dos grupos entrevistados no nosso país, 62% admitiram ter acreditado em informações de cunho falso, valor acima da média mundial que é de 48%. 

Desses, a maioria afirma ter compartilhado essa informação sem checar a sua veracidade. Temos que admitir que são números impressionantes, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, vamos discutir as melhores estratégias para combater as fake news que circulam na internet e como evitar que elas atinjam a sua empresa. Portanto, continue lendo para saber mais sobre as fake news e como combatê-las

As fake news e sua relação com as empresas

Esse assunto é uma das principais preocupações das empresas nos dias de hoje. 

Com a popularização da internet e dos meios de comunicação social, é cada vez mais fácil para as pessoas espalharem informações falsas ou enganosas a fim de obter vantagens ou prejudicar o negócio. 

Isso representa um risco para as marcas, que podem ver sua reputação prejudicada ou até mesmo sofrer processos judiciais se forem acusadas de propagar essas informações.

Por isso, é importante que os negócios estejam atentos a esse problema e saibam como combater as fake news. 

Uma das formas de fazer isso é monitorando constantemente os canais de comunicação da sua empresa e identificando quaisquer informações falsas que possam ser divulgadas.

Outra forma é investindo em campanhas de marketing que promovam a verdade. Essas campanhas podem incluir a criação de vídeos, artigos ou outros conteúdos que ajudem a desmentir as notícias.

O uso de depoimentos dos empreendedores ou de quem foi acusado falando sobre o incidente, pode ajudar a limpar a visibilidade da marca.

Além disso, é importante que as empresas façam uma gestão ativa de sua reputação online, para que possam identificar e responder rapidamente às informações incorretas sobre ela. 

Isso pode ser feito monitorando os comentários dos usuários nos principais meios de comunicação social e interagindo com eles.

Mas, principalmente, para combater as fake news de forma eficiente, é necessário que as empresas tenham um canal de relacionamento direto com seus clientes para esclarecer dúvidas ou corrigir informações incorretas. 

Isso ajudará a manter um diálogo aberto e transparente entre ambos.

Assim, as principais medidas abordadas para identificar e atuar frente a fake news, de forma resumida, seriam:

  • Monitorar os canais de comunicação e menções à marca;
  • Investir em campanhas de marketing;
  • Recorrer a depoimentos dos personagens envolvidos;
  • Gerir a reputação online regularmente;
  • Adotar um canal de relacionamento direto.

Como identificar uma fake news de uma empresa?

Uma das maneiras mais simples de identificar é verificando a fonte da notícia. 

Se a notícia veio de um site ou rede social conhecido por publicar notícias falsas, é provável que não seja algo confiável. 

Além disso, é possível conferir uma informação quando ela já foi confirmada por outras fontes de notícias que já possuem certa credibilidade.

Também é importante ficar atento às opiniões e comentários das pessoas sobre aquela informação compartilhada. 

Se muitos usuários estão dizendo que a notícia é falsa, é provável que realmente seja algo inventado.

Verificar a linguagem usada na notícia (e possíveis erros) para determinar se ela é real também é uma ótima maneira de identificação. Assim, se a notícia contém linguagem sensacionalista ou exagerada, é muito provável que ela seja falsa.

Se notar algum destes elementos nas notícias que você lê sobre uma empresa, provavelmente é uma fake news. 

Lembre-se: é importante investigar as fontes informativas antes de acreditar ou compartilhar qualquer notícia. 

Como combater as fake news quando a sua empresa é afetada?

Quando sua empresa é afetada, é importante ter um plano de ação efetivo para lidar com a situação.

Para o consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, Pedro Amorim, todo o cuidado é necessário para se defender de uma acusação.

O especialista informa que existem cinco dicas indispensáveis para combater as fake news para uma marca. São elas:

  1. Identifique a fonte da fake news e determine se há alguma verdade na história. Se for o caso, considere emitir um comunicado à imprensa para esclarecer os fatos;
  2. Avalie o impacto da notícia e decida se vale a pena responder publicamente. Se a história não está causando muita dor de cabeça, pode ser melhor ignorá-la. Mas opte sempre em resolver qualquer problema o mais rápido possível;
  3. Prepare uma resposta coerente e profissional para combater as fake news. Não perca a calma e evite atacar o autor da notícia ou as pessoas que a espalharam.
  4. Utilize canais de marketing para contar sua verdadeira história. Por exemplo, grave um vídeo ou escreva um artigo para explicar o que aconteceu de verdade.
  5. Apoie-se em fontes confiáveis, como a imprensa ou outras empresas para reforçar sua mensagem. E, lembre-se: Quando a situação se acalmar, é hora de aprender com o que aconteceu e reforçar suas práticas de segurança para evitar novas fake news.

Cabe ressaltar, ainda que, caso a informação seja compartilhada em outros canais ou outras redes sociais, por exemplo, é possível denunciar uma postagem. 

Neste caso, o perfil sofrerá um shadowban por espalhar informações falsas e se for comprovado o erro, a conta poderá ser suspensa.

Sua empresa foi alvo de fake news?

O importante é não se desesperar quando sua empresa se depara com uma dessas informações. 

Avalie com sua equipe quais atitudes podem ser tomadas e lembre-se de responder tudo de forma elegante e eficiente.

Combater as fake news não é algo fácil, mas seguindo todas essas regras, com certeza, você irá conseguir evitar muitos problemas. 

Se você é empreendedor que está começando o seu negócio, já implante um acompanhamento para que seja possível responder tudo da maneira mais rápida possível.

Texto desenvolvido pela equipe do canal Livre São Paulo