3 dicas para otimizar formulários para geração de leads

As empresas usam uma variedade de canais para criar awareness (consciência de marca) e chegar aos clientes, mas os sites continuam sendo o lar digital para a maioria das empresas.

Práticas eficazes de otimização de mecanismos de pesquisa podem trazer novos visitantes ao site, portanto, faz sentido que as organizações invistam em uma agência de marketing digital.

Mas há uma faceta de seu site que muitas empresas ignoram – seus formulários online. 

Os formulários são amplamente usados ​​por empresas de todos os tipos, e muitas empresas têm vários formulários.

Mas os formulários online não recebem a atenção que merecem como ferramenta de geração de leads.

Aqui estão três maneiras de fazer os formulários online trabalharem mais para gerar leads e criar relacionamentos com o cliente:

 

  1. Use o tipo certo de formulário no lugar certo: os formulários são projetados para atender a vários propósitos, como solicitações de demonstração, downloads de whitepaper, troca de informações de contato, bate-papo fora do expediente ou opções de lista de e-mail. O tipo de formulário apropriado depende de qual é o propósito do formulário; uma vez decidido, é hora de escolher onde colocá-lo.

Os formulários podem aparecer na página inicial, uma landing page criada para um propósito especial, o blog ou o rodapé.

Os formulários também podem ser colocados em uma barra inteligente na parte superior do site ou em um pop-up. A HubSpot  recomenda colocar o formulário acima da dobra para que o visitante não precise rolar para encontrá-lo e, geralmente, é uma boa ideia tornar o formulário fácil de localizar.

 

  1. Seja breve, mas reúna os dados necessários: é importante encontrar o equilíbrio certo ao projetar um formulário. Formulários muito longos ou que incluem muitas perguntas pessoais podem intimidar os usuários, o que pode diminuir as taxas de resposta. Os especialistas recomendam incluir pelo menos quatro campos para os usuários preencherem, com uma combinação de campos obrigatórios e não obrigatórios claramente marcados.

Quando os visitantes que preenchem o formulário e preenchem todos os campos, incluindo os opcionais, é uma boa indicação de que é um lead inicial em oposição a um lead quente.

Mas, ao projetar um formulário, o mais importante a se ter em mente é que o formulário deve ser breve o suficiente para atrair a interação do usuário ao mesmo tempo em que coleta os dados necessários.

 

  1. Use títulos e ofertas atraentes: os títulos de formulário mais eficazes são uma frase de chamariz que aparece em um link ou botão que leva ao formulário. O call to action deve informar o que o visitante receberá ao preencher o formulário – “enviar cadastro” para uma lista de e-mail ou “baixar white paper” para obter informações sobre um produto, por exemplo.

Quando o visitante clica, a copy (texto publicitário) que precede o formulário deve ser projetado para chamar sua atenção e comunicar ainda mais o valor que o potencial lead receberá pelo preenchimento do formulário.

Deve também reforçar o apelo à ação de uma forma convincente e permitir que os visitantes saibam por que devem fazer o download de um conteúdo ao preencher o formulário neste site em vez de na página de um concorrente.

 

Muito antes do chat ao vivo e da mídia social, os formulários foram incorporados aos sites para dar aos clientes uma maneira de se comunicar com as empresas e receber algo de valor.

Transmitir esse valor é fundamental para otimizar um formulário online para geração de leads.

Os designers de formulários devem ter em mente que é uma troca de valor da perspectiva do cliente: eles fornecem informações e recebem algo em troca.

Quer o formulário forneça aos clientes acesso a um white paper ou um vídeo, forneça uma oportunidade de ver uma demonstração do produto ou dê aos visitantes a chance de assistir a um webinar ou participar de uma lista de mala direta, é uma boa ideia olhar para a transação como uma troca e enquadrar a oferta e projete o formulário de acordo.

Com os elementos certos no lugar, os formulários podem ser incrivelmente eficientes para transformar visitantes de sites em leads.