5 motivos para sua empresa utilizar um sistema de ponto eletrônico!

Ter tecnologias é crucial para estratégias e até mesmo contar a jornada do colaborador pode ser facilitado com elas.

Registrar entrada e saída de colaboradores é crucial dentro das empresas e é cada vez mais comum ver isso ser feito por meio do ponto eletrônico, especialmente em tempos em que o home office se torna muito presente em diversos setores.

O ponto permite o registro de jornada de uma maneira mais precisa, confiável e transparente, e por meio de sistemas, o RH ganha em agilidade e produtividade para um trabalho tão essencial e burocrático a cada mês.

Você sabe por que ter um sistema desse tipo em seu cenário? Saiba bons motivos agora mesmo e reveja sua estratégia!

 

O ponto eletrônico

Registrar as jornadas de trabalho é obrigatório por lei para qualquer empresa com 20 colaboradores ou mais, e desde 1989 o ponto eletrônico é permitido no Brasil. 

Mesmo com modificações de lá até aqui, o Ministério do Trabalho regulamenta o uso de ferramentas para coletar os horários de entradas e saídas dos colaboradores por meio de celulares ou computadores.

Vale dizer que, para que esse uso seja possível no ambiente, é preciso que a empresa esteja alinhada com uma convenção ou acordo coletivo de trabalho que permita a adoção dos sistemas alternativos.

O ponto eletrônico é um sistema em que os colaboradores fazem suas marcações quando chegam, quando saem para almoçar e retornam e quando encerram seu trabalho de fato no dia.

Ter uma plataforma especializada com esse objetivo dá diversos benefícios para as empresas e é por isso que reunimos alguns motivos para seu negócio investir nessa tecnologia.

 

1. Dá segurança para empresa e colaboradores

Imagine que sua empresa está em home office e a orientação é para que os colaboradores anotem suas horas em simples planilhas. 

Seja por erros, falta de atenção ou até mesmo falta de honestidade, é possível que horas a mais sejam anotadas ou aqueles atrasos não sejam computados.

Um sistema de ponto eletrônico faz os registros de forma automática gerando relatórios e dados baseados no uso da ferramenta, localização e outras regras. 

Sendo assim, ele dá maior segurança para a empresa e para o colaborador que sabe que suas horas a mais estão computadas.

 

2. Automatiza funções burocráticas e ajuda na produtividade do RH

Não basta que os colaboradores anotem seus horários, é preciso que mensalmente o RH acompanhe o que foi feito, entenda os atrasos para descontar, se for o caso, e some as horas extras para pagamentos ou banco de horas.

Fazer isso manualmente dá grande trabalho para os times e faz com que os colaboradores desses setores percam grande parte dos seus dias contabilizando horas de cada colaborador.

Com um sistema eletrônico, toda a contagem é feita de forma automática, em que não há falhas e apenas resultados para o RH, eliminando uma etapa complexa e manual.

Mais do que a contagem de fato, o sistema automatiza outras funções burocráticas do RH como a organização de dados de escalas, a atualização e banco de horas, o acompanhamento de pessoas externas, o fechamento de horas a cada mês, entre outros.

 

3. Dá informações completas em tempo real

Acompanhar os relógios tradicionais de ponto é muito mais complicado para empresa e para o trabalhador, que precisa guardar os papéis de comprovante a cada mês. 

Com o sistema eletrônico, é possível que empresa e empregador acompanhem a consulta dos dados registrados a todo momento, e em caso de erros ou problemas eles podem ser facilmente resolvidos.

Imagina que algum dia um colaborador saiu com pressa e esqueceu de bater o ponto no relógio físico? 

Se essa conferência é feita apenas no final do mês, torna-se muito mais difícil que ele justifique o que houve. 

Em caso de ponto eletrônico, esse erro pode ser visto rapidamente e o próprio colaborador corrige suas necessidades de acordo com cada caso.

 

4. Agilize a marcação de ponto

Especialmente em grandes empresas, marcar o ponto faz com que o colaborador perca minutos preciosos de seu:

 

  • Começo do almoço;
  • Final do almoço
  • Entrada;
  • Saída.

 

Afinal, é preciso ir em outros andares e até mesmo outros blocos apenas para “colocar o dedo” na máquina.

Com um sistema, o colaborador pode fazer isso facilmente de onde quer que esteja, seja do seu home office ou do seu local de trabalho físico com poucos cliques e segundos.

 

5. Integra sistemas

Muitas das plataformas de ponto eletrônico permitem que exista integração entre sistemas, como financeiro, ou seja, se a empresa desejar, o ponto pode ser ligado ao sistema de geração de holerites.

Por exemplo, com simples cliques do RH é possível ter descontos e acréscimos de forma rápida no pagamento mensal do colaborador.

 

Considerações finais

Sendo assim, ter um sistema de ponto eletrônico é muito eficiente, mais ainda com o home office se firmando como grande tendência. 

Portanto, se você já refletiu sobre a adoção dessa tecnologia, aproveite que conhece alguns motivos e reveja sua estratégia.