Ter tecnologias é crucial para estratégias e até mesmo contar a jornada do colaborador pode ser facilitado com elas.
Registrar entrada e saída de colaboradores é crucial dentro das empresas e é cada vez mais comum ver isso ser feito por meio do ponto eletrônico, especialmente em tempos em que o home office se torna muito presente em diversos setores.
O ponto permite o registro de jornada de uma maneira mais precisa, confiável e transparente, e por meio de sistemas, o RH ganha em agilidade e produtividade para um trabalho tão essencial e burocrático a cada mês.
Você sabe por que ter um sistema desse tipo em seu cenário? Saiba bons motivos agora mesmo e reveja sua estratégia!
O ponto eletrônico
Registrar as jornadas de trabalho é obrigatório por lei para qualquer empresa com 20 colaboradores ou mais, e desde 1989 o ponto eletrônico é permitido no Brasil.
Mesmo com modificações de lá até aqui, o Ministério do Trabalho regulamenta o uso de ferramentas para coletar os horários de entradas e saídas dos colaboradores por meio de celulares ou computadores.
Vale dizer que, para que esse uso seja possível no ambiente, é preciso que a empresa esteja alinhada com uma convenção ou acordo coletivo de trabalho que permita a adoção dos sistemas alternativos.
O ponto eletrônico é um sistema em que os colaboradores fazem suas marcações quando chegam, quando saem para almoçar e retornam e quando encerram seu trabalho de fato no dia.
Ter uma plataforma especializada com esse objetivo dá diversos benefícios para as empresas e é por isso que reunimos alguns motivos para seu negócio investir nessa tecnologia.
1. Dá segurança para empresa e colaboradores
Imagine que sua empresa está em home office e a orientação é para que os colaboradores anotem suas horas em simples planilhas.
Seja por erros, falta de atenção ou até mesmo falta de honestidade, é possível que horas a mais sejam anotadas ou aqueles atrasos não sejam computados.
Um sistema de ponto eletrônico faz os registros de forma automática gerando relatórios e dados baseados no uso da ferramenta, localização e outras regras.
Sendo assim, ele dá maior segurança para a empresa e para o colaborador que sabe que suas horas a mais estão computadas.
2. Automatiza funções burocráticas e ajuda na produtividade do RH
Não basta que os colaboradores anotem seus horários, é preciso que mensalmente o RH acompanhe o que foi feito, entenda os atrasos para descontar, se for o caso, e some as horas extras para pagamentos ou banco de horas.
Fazer isso manualmente dá grande trabalho para os times e faz com que os colaboradores desses setores percam grande parte dos seus dias contabilizando horas de cada colaborador.
Com um sistema eletrônico, toda a contagem é feita de forma automática, em que não há falhas e apenas resultados para o RH, eliminando uma etapa complexa e manual.
Mais do que a contagem de fato, o sistema automatiza outras funções burocráticas do RH como a organização de dados de escalas, a atualização e banco de horas, o acompanhamento de pessoas externas, o fechamento de horas a cada mês, entre outros.
3. Dá informações completas em tempo real
Acompanhar os relógios tradicionais de ponto é muito mais complicado para empresa e para o trabalhador, que precisa guardar os papéis de comprovante a cada mês.
Com o sistema eletrônico, é possível que empresa e empregador acompanhem a consulta dos dados registrados a todo momento, e em caso de erros ou problemas eles podem ser facilmente resolvidos.
Imagina que algum dia um colaborador saiu com pressa e esqueceu de bater o ponto no relógio físico?
Se essa conferência é feita apenas no final do mês, torna-se muito mais difícil que ele justifique o que houve.
Em caso de ponto eletrônico, esse erro pode ser visto rapidamente e o próprio colaborador corrige suas necessidades de acordo com cada caso.
4. Agilize a marcação de ponto
Especialmente em grandes empresas, marcar o ponto faz com que o colaborador perca minutos preciosos de seu:
- Começo do almoço;
- Final do almoço
- Entrada;
- Saída.
Afinal, é preciso ir em outros andares e até mesmo outros blocos apenas para “colocar o dedo” na máquina.
Com um sistema, o colaborador pode fazer isso facilmente de onde quer que esteja, seja do seu home office ou do seu local de trabalho físico com poucos cliques e segundos.
5. Integra sistemas
Muitas das plataformas de ponto eletrônico permitem que exista integração entre sistemas, como financeiro, ou seja, se a empresa desejar, o ponto pode ser ligado ao sistema de geração de holerites.
Por exemplo, com simples cliques do RH é possível ter descontos e acréscimos de forma rápida no pagamento mensal do colaborador.
Considerações finais
Sendo assim, ter um sistema de ponto eletrônico é muito eficiente, mais ainda com o home office se firmando como grande tendência.
Portanto, se você já refletiu sobre a adoção dessa tecnologia, aproveite que conhece alguns motivos e reveja sua estratégia.