7 plataformas para loja virtual e marketplace

Ter uma loja virtual ou um marketplace?

Qual a diferença entre eles?

Primeiro, você deve saber que atuará no comércio eletrônico, ou seja, online.

Com a pandemia, a forma de comprar mudou, e muito, tanto para os compradores quanto para quem precisou fechar as portas no auge da contaminação por Covid-19.

Isso fez com que muitos comércios, que só estavam no presencial mudassem para o online, abrindo suas lojas virtuais, e-commerces ou entrando em marketplaces.

Segundo uma pesquisa da FGV, falando de números referentes a 2020, o aumento das vendas online foi de 73% em relação a 2019.

Conforme dados da CNC, o faturamento estimado de 2021 seria em torno de R$304 bilhões.

Qual a diferença entre loja virtual e marketplace?

E ainda tem o e-commerce e vitrine de loja. São todas formas de vender na internet seus produtos ou serviços, mas logo abaixo veja a diferença entre eles:

  • Loja virtual ou E-commerce: são espaços virtuais que estão hospedados em domínio próprio, mas vendem várias marcas, como exemplo: uma loja de sapatos que vende marcas como Vizzano, Nike, Adidas, Azaléia, Havaianas e tantas outras;
  • Vitrine virtual ou Catálogo digital: pode ser de dois tipos – uma que mostra os produtos de uma loja virtual, e-commerce ou marketplace e partir desta página vende estes produtos; ou ser uma página simples que mostre os itens, indicando formas externas para o comprador adquirir o que deseja;
  • Marketplace: funciona como um Shopping Center, pois para vender neste tipo de plataforma é preciso pagar uma taxa para estar nela, que pode ser por um período de tempo ou por venda. Em relação ao lucro é menos vantajoso, mas todo o trabalho de aquisição de clientes é feito pela plataforma e não pelo vendedor. São exemplos os grandes Via Varejo e a Magalu.

Portanto, a escolha de qual será a forma que você irá entrar no mercado online dependerá de sua estratégia de vendas, porque cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Nesse sentido, para te ajudar, falaremos agora dos produtos, que apesar do nome, também atua com soluções completas para quem quer começar um marketplace.

Varejo B2C

Para vendas diretas ao consumidor, há 3 produtos no mercado para te ajudar a começar no mercado virtual: Plataforma de Varejo, Plataforma de Varejo Aluguel e de Assinatura.

Cabe ressaltar que em algumas as plataformas de algumas empresas, tem suporte na implementação e painel de controle próprios e intuitivos para você conceber seu negócio online.

Uma vantagem é que todos os produtos vêm com blog nativo, que auxiliará na captação de novos clientes a partir de posts que podem ser localizados no Google.

Em qualquer das plataformas, você poderá colocar todos seus produtos para vender por você na forma 24/7. 

Outras vantagens é que você poderá automatizar muitas tarefas, como estoque, processo de pagamento e confirmação do pagamento.

Ou seja, mais tempo para você atuar com o despacho dos seus produtos e marketing da sua loja.

Plataforma de Varejo B2C

O sistema da Plataforma de Varejo deixa você livre para cadastrar quantos produtos desejar, assim como categorias e grades.

É isso mesmo que você está pensando: você cria um produto, por exemplo, camiseta e coloca os tamanhos e cores variadas dela sem precisar realizar um novo cadastro. Também é possível fazer upload de seus produtos, caso estejam em um arquivo eletrônico. 

Então, se você vende na forma de varejo, este pode ser o produto para você!

São exemplos de sites que tem em sua loja virtual a DTA e a Vista Alegre.

Plataforma de Varejo Aluguel

Com as mesmas vantagens da plataforma de varejo, porém, para quem atua com aluguel de produtos ou serviços.

A plataforma de aluguel tem a diferença para você inserir informações importantes para alugar um produto, como ternos para eventos.

O empreendedor terá um painel exclusivo para informar quanto tempo o produto pode ser alugado, se está disponível ou não, quais datas futuras disponíveis e o intervalo entre os aluguéis.

No exemplo de roupas, esse controle de datas é fundamental neste momento que passamos, já que é necessária uma higienização maior que antes de 2020 para um novo repasse da vestimenta.

Nesta plataforma, todas as configurações do varejo valem também, como tamanhos e cores variadas em um único cadastro dos produtos.

A LookBe é uma loja que atua com aluguel de vestidos, que atua com essa plataforma.

Plataforma de Varejo Assinatura

Você atua com assinaturas recorrentes?

Essa plataforma é para você!

Quando você atua com produtos em pacotes de assinatura é possível ter uma loja virtual para chamar de sua, com a solução de assinaturas.

O processo de cadastro de produtos é o mesmo de uma loja de varejo, contudo, você tem uma previsão do seu faturamento, que depende do pagamento das assinaturas que realiza.

Assim, você pode fazer outras promoções e captar mais clientes para o faturamento crescer quando precisar.

O exemplo deste produto é o Clube da Fruta.

Além disso, é mais fácil fidelizar o cliente, já que não somente neste produto, mas em todos tem integrado: redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), integração da logística a sua escolha e meio de pagamento que aceita a função de assinatura/recorrência.

E claro, que não é deixado de lado a segurança, o SSL está incluso em nas plataformas. A hospedagem é feita no Google Cloud Plataform (GCP).

Módulos compatíveis com varejo e atacado

São módulos que podem ser incluídos na sua plataforma para auxiliar na automatização do seu negócio.

  • Produtos com upload – são tanto informações do produto ou serviço como imagens que podem ser inseridas no sistema do seu negócio online, ao invés de cadastrar individualmente;
  • Pedido sem checkout – são pedidos sem o pagamento pelo site, ou seja, o vendedor terá que entrar em contato com o comprador para que ele realize o pagamento de outra forma;
  • O preço por grade é quando há variação de valor por mudança de numeração e/ou tamanho, por exemplo, uniformes estudantis, que são vendidos para crianças de idades e tamanhos diferentes: dentro dos 16 anos tem o P, M e G ; 
  • Lista de presentes – ele permite pagamento único para as listas, que podem ser de casamento, chá de panela, de bebê e tantos outros. No momento da compra não é necessário informar dados de envio, pois o endereço já estará atrelado a lista, como por exemplo: Georgia Casa Comigo;
  • Metragem é mais utilizado por vendedores que atuam com produtos por metro, como tecidos. É necessário cadastrar o produto com a quantidade mínima de metragem e valor a ser pago pelo produto, como por exemplo: Fios Petrópolis.

Loja Virtual Atacado B2B

A plataforma para vendas no atacado é muito parecida com a de varejo.

Há opções de descrição do produto, quantidade disponível, as categorias e subcategorias.

No entanto, será preciso ativar a tabela de preços, onde ligará o tipo de cliente a esta tabela com preços diferenciados.

Não há limites de criação desta tabela.

Você, como dono do negócio, pode criar duas tabelas, a de varejo e a de atacado, contudo, a de valores de varejo é opcional.

As vendas por atacado serão somente para quem se logar e estiver apto a comprar por atacado de acordo com as regras da tabela que criar.

Também há outras atratividades na plataforma de atacado:

  • Mostrar seus produtos na vitrine, que podem ser escolhidos individualmente ou por etiquetas;
  • É possível criar cupons de desconto, regras de pagamento e frete grátis;
  • Também é possível criar textos diferentes e editar banners;
  • Seções e novas páginas com imagens e textos de produtos que escolher, além de ter seu próprio blog, uma das estratégias de marketing que pode trazer novos clientes ao seu atacado.

Em relação ao layout da página, é feito conforme suas escolhas, utilizando as informações da sua marca.

Também é possível usar os módulos que estão disponíveis no produto varejo: produtos com upload, pedido sem checkout, preço por grade, agrupamento de produtos, que falaremos ainda neste post e metragem.

Marketplace B2B e B2C

Tanto o Marketplace B2B como B2C são plataformas que você abrirá seu shopping center online.

Você terá lojistas vendendo no seu endereço, sendo que seu trabalho é gerir e trazer clientes para a plataforma.

Assim como nas plataformas de lojas virtuais, há poucas diferenças entre as plataformas  para atacado e varejo no modelo Marketplace.

O Dashboard intuitivo permanece, com alterações necessárias para cada tipo de venda no marketplace, assim como existem outras ferramentas atreladas às plataformas.

No marketplace, a logística pode ser integrada aos Correios, retirada no local ou frete próprio.

Já em relação a pagamento existe o slip de pagamento, que faz a transferência automática do valor percentual do pedido para o lojista e para o marketplace, caso a forma de repasse seja de percentual de vendas entre as partes.

Marketplace C2C

É uma forma de venda mais sustentável, já que participa da economia colaborativa.

A venda de peças de segunda mão, artesanatos ou de produções em pequena escala, de pessoas para pessoas.

Então, a ideia desta plataforma é você, empreendedor, ter uma enorme loja que venda produtos ou serviços de uma pessoa física para outra.

É responsável do administrador do site criar as categorias e subcategorias dos produtos vendidos e o vendedor terá acesso ao painel de controle para cadastrar seus produtos de acordo com as categorias disponibilizadas pelo responsável do marketplace.

Nesta plataforma é possível favoritar produtos, além de alterar para modo cliente e realizar compras.

Em relação aos módulos, a maioria dos disponíveis nas plataformas de varejo e atacado estão disponíveis para o marketplace, consulte uma empresa para saber quais podem ser atrelados ao produto desejado.

Módulos extras para loja virtual e marketplace

Além de tudo que já foi descrito ainda tem mais!

Existem mais alguns módulos que podem ser adquiridos para sua plataforma:

  • Agrupamento de produtos – são as variações que um produto tem, como cor. Por exemplo, linhas de costura que têm as mesmas características, mas cores variadas. Este módulo é liberado somente para pagamento único;
  • Geolocalização é somente para marketplaces. Tanto o vendedor como o administrador podem escolher um raio de cobertura de entrega padrão. Ou seja, na entrega própria você decide qual distância é vantajosa para o negócio;
  • A Live Commerce é vender diretamente pelo YouTube, onde seus clientes podem fazer perguntas e interagir com quem apresenta a Live. A Wave te ajuda a realizar sua primeira Live com tutoriais e manuais de como mostrar seus produtos ao vivo, além disso, o painel de controle é integrado a transmissão;
  • Multilojas é no marketplace ter um revendedor de seus produtos, que pode escolher um ou mais lojistas para isso. A URL e o layout podem ser próprios do revendedor e o pagamento, em caso de repasse nas vendas, é feito pelo programa de Split, como por exemplo: J’adore

Por fim

Há empresas completas no mercado para você deseja abrir um negócio online, seja somente para sua empresa ou ter parceria com outros empreendedores.

Existem outros módulos que você escolhe para auxiliar no seu processo de vendas, como:

  • API;
  • Finalização de pedidos pelo WhatsApp;
  • RD Station;
  • Planos, para mensalidades fixas dos lojistas;
  • BuyBox, que funciona como uma franquia de produtos;
  • Comissionamento;
  • Avaliação de lojistas; 
  • Integração com Correios e Melhor Envio; 
  • Integração com os sistemas Bling, Omie e Multilógica.

Por isso, não deixe de buscar para saber sobre as condições de aquisição. 

Conteúdo produzido pela equipe  Wave Lojas Virtuais