Aceleradora de startups: entenda como funciona este negócio

Descubra como funcionam as aceleradoras de startups, quais são os seus objetivos e a sua principal forma de atuação. Confira agora e faça a sua organização crescer!

Como resposta ao crescimento e sucesso das startups no mercado nos últimos anos, novos ramos vêm surgindo e novas oportunidades de crescimento aparecem nesse segmento. 

E um dos termos que vem se destacando atualmente é o de aceleradora de startups. Bem sugestivo, faz referência a uma organização que agiliza o desenvolvimento de outra. 

Apesar de ser um conceito relativamente novo no Brasil e no mundo, já se tornou um fenômeno e faz sucesso por onde passa. 

Entretanto, alguns pontos que chamam a atenção de colaboradores e empresários ainda deixam dúvidas, tal como a situação da previdência privada corporativa nesses casos, por exemplo. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, reunimos aqui as principais informações. Esperamos que você curta a leitura e tire suas dúvidas. Confira a seguir e fique bem informado sobre esse tema. Boa leitura!

 

O que é uma aceleradora de startups?

Como dissemos, as aceleradoras são uma novidade no mercado de trabalho, principalmente aqui no Brasil. 

O objetivo, como o próprio nome indica, é desenvolver uma empresa ou uma ideia, levando-a de um estágio mais básico e inicial até um mais avançado em um curto espaço de tempo. 

Dessa maneira, o surgimento das aceleradoras de startups ocorreu com o objetivo de auxiliar os empreendedores a construírem e estabilizarem suas startups. Dessa forma, a realidade de consolidação no mercado se torna mais provável. 

Normalmente, o espaço de tempo entre a criação de uma empresa e seu pico – chamado de break even – costuma ser muito longo e é justamente esse período que determina o sucesso ou o fracasso de uma startup. 

Além disso, é imprescindível que uma nova empresa estabeleça parcerias vantajosas, sendo indispensável um bom networking. 

Pensando nisso, as aceleradoras costumam aplicar metodologias específicas, aporte financeiro e até mesmo técnico, além de contar com mentores qualificados e parceiros vantajosos. 

Dessa forma, podemos dizer que funciona como uma força impulsionadora que visa romper a barreira inicial – o break even – e se estabelecer no mercado.

 

Aceleradoras X Incubadoras: qual a diferença?

Como já é possível perceber, aceleradoras e incubadoras de startup não são sinônimos. Cada uma conta com propostas e atuações diferentes, tais como:

  • As incubadoras trabalham focadas em pequenas empresas de nichos específicos. Por outro lado, as aceleradoras reúnem startup escaláveis e não possuem restrição quanto à área de atuação;
  • Na maior parte das vezes, as aceleradores acabam sendo gerenciadas por empreendedores experientes, enquanto no caso das incubadoras a gestão fica nas mãos de executivos relacionados com universidades, poder público e empresas do trade,
  • Enquanto as aceleradoras organizam sua atuação através de mentorias, treinamentos e conexões com hubs de inovação, as incubadoras utilizam um processo de consultoria no seu relacionamento com a startup. 

Apesar de serem algumas diferenças gerais, é possível que em alguns casos as atuações das aceleradoras e incubadoras se misturem. 

Já que, hoje em dia é bem comum observar aceleradoras usando técnicas de incubadoras e, não se engane, o contrário também ocorre!

 

Como uma aceleradora de startup funciona?

O funcionamento desse tipo de empreendimento normalmente não costuma ser dos mais complicados. Para que uma startup seja escolhida, precisa realizar a sua inscrição em um processo seletivo e, caso seja escolhida, seu projeto será acelerado. 

Assim, cada aceleradora possui seus próprios critérios de seleção de startups para seu programa e é bem comum que as mesmas divulguem chamadas públicas ou editais para o conhecimento das novas empresas. 

Esses documentos servem como guia e descrevem como será o processo, critérios de avaliação e os requisitos para participação. 

As startups que passam pelo processo seletivo e são aprovadas assinam um contrato que confere parte dos lucros à aceleradora e, em compensação, recebem o investimento necessário para realizar suas atividades. 

Durante todo o processo, a equipe da startup recebe mentorias, treinamentos, estabelece conexões com grandes empresas e outras startups. 

É a partir daí que as mesmas conseguem desenvolver os seus negócios da forma mais rápida possível. As orientações envolvem até mesmo dicas para a participação em rodadas de investimento, formas de solucionar problemas institucionais, de RH e gestão de crises. 

Dessa forma, fica mais fácil entender como as aceleradoras agem diante das startups. A partir do objetivo de ultrapassar o break even, elas percorrem o caminho de sucesso com as novas empresas. Para que então, ao final de um curto período de tempo, as mesmas consigam se estabelecer com sucesso no mercado.