Aplicativo de mensagem utiliza jogo de futebol para falar sobre privacidade

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo, sendo que boa parte da população brasileira com acesso à internet faz uso.

Dessa forma, o aplicativo inovou em suas ações, e fechou um acordo pontual com as transmissões futebolísticas da TV Globo.

Esse acordo visa ampliar e popularizar o debate relacionado à privacidade nas conversas que ocorrem dentro do mensageiro. Com isso, diversas ações estão sendo feitas durante as transmissões da emissora, assim como em programas que vão ao ar.

Entenda como funciona a ação

A iniciativa teve sua primeira exibição durante um jogo entre Palmeiras x Flamengo, realizado na cidade de São Paulo. Na data, dois jogadores do alviverde simularam um bate-papo, e cobriram a boca com as mãos. 

Ao mesmo tempo, uma mensagem era exibida na tela da transmissão, e o locutor da partida disse: “No WhatsApp também é assim: só vocês sabem o que estão conversando. WhatsApp – privacidade para suas mensagens”.

A ação foi repetida novamente em um jogo entre Fortaleza x São Paulo. É importante ressaltar que a iniciativa visa dar credibilidade e posicionar o aplicativo de mensagem como referência em privacidade. 

Entre os participantes da campanha estão vários conhecidos do grande público, por exemplo:

  • O influenciador Casimiro;
  • A influenciadora Luana Maluf;
  • O ex-jogador e apresentador Neto;
  • O lateral-direito Fagner. 

A ação também produziu um filme publicitário, que é estrelado por alguns atletas. Neste caso, a ação é a mesma que foi feita pelos jogadores do Palmeiras, a boca é coberta com a mão, e, na sequência, aparece a mensagem sobre o aplicativo.

Futebol é vitrine para campanhas de conscientização 

Não é novidade para ninguém que o futebol é uma ótima vitrine, seja no Brasil ou no resto mundo, já que a modalidade é a mais popular de todo o planeta, e é amada por bilhões de pessoas. 

Com isso, não são poucas as companhias que utilizam o esporte para expor suas marcas e apresentarem as novidades aos amantes do esporte. Isso porque, o futebol atua como uma grande porta de entrada para campanhas e ações importantes de conscientização.

Número de casas de apostas cresce no Brasil

Inclusive, no Brasil, as casas de apostas que aceitam pix também têm utilizado a grande popularidade dos times de futebol para apresentarem seus serviços ao grande público. E uma boa parcela delas são focados em apostas nos torneios nacionais e internacionais.

Entretanto, algumas focam também em outras modalidades esportivas, como o basquete, Fórmula 1, vôlei e MMA.

Sendo que essas companhias ainda tendem a disponibilizar uma variedade de bônus e promoções, das quais os usuários podem tirar proveito.

E com a chegada dessas empresas no país, a maioria dos clubes que disputam a Série A e B do Campeonato Brasileiro contam com uma operadora de apostas esportivas como sua patrocinadora. 

Ademais, é importante reforçar que a tendência é a de que este mercado continue crescendo, e o Brasil é o país com o maior potencial neste setor em toda a América Latina. 

Aplicativo de mensagem é multado: entenda o caso

Talvez seja coincidência, mas a ação do WhatsApp no futebol brasileiro foi posta em prática pouco tempo depois dele ser multado em 225 milhões de euros (aproximadamente R$1,3 bilhão)  pela Reguladora Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia

A situação ocorreu, pois segundo as autoridades, o aplicativo não cumpriu com a transparência necessária, principalmente ao informar os seus usuários de como seriam utilizados os dados dessas pessoas.

Inclusive, foi apontado que o mensageiro passava somente 41% das informações que tinha como obrigação fornecer aos usuários, além disso alguns problemas relacionados ao compartilhamento de dados com outras empresas foram encontrados.

Já o mensageiro contestou a multa e disse que irá recorrer sobre o caso, visando provar que estava totalmente de acordo com as medidas necessárias.

Considerações finais

A privacidade e o cuidado com os dados é uma necessidade nos dias atuais, principalmente após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, isso porque as multas para empresas que descumprirem são bem altas, prejudicando o orçamento da companhia.