Como tornar o seu atendimento ao cliente mais efetivo através de um sistema CRM?

atendimento ao cliente

Aplicar um sistema CRM é uma das decisões mais inteligentes que você, como empreendedor, pode tomar. Esse software exibe diversas funções e tem as melhores indicações para quem deseja promover o atendimento ao cliente.

A ferramenta também é muito relevante para ajudar nos processos internos de sua empresa. Com todos os funcionários conectados pela mesma plataforma, toda companhia ganha em produtividade.

Os setores mais beneficiados são o marketing e vendas. Como esses times podem acompanhar toda a jornada de compra do cliente, além de obter informações valiosas sobre eles, é muito mais simples elaborar estratégias sob medida para um certo público-alvo.

Benefícios do CRM para o atendimento ao cliente

Possuir um sistema CRM na sua empresa tem impacto direto na melhoria do atendimento ao público. Sobretudo no cenário atual, em que a maioria das pessoas prefere se comunicar com uma empresa por meio dos canais digitais. 

O cliente não tem mais tempo ou mais paciência para ficar minutos no telefone. Além disso, quando o assunto é prospecção, existe alta rejeição sobre os serviços de telemarketing. Afinal, ninguém gosta de receber uma ligação indesejada.

Com o apoio de um CRM, essa tarefa é bem mais simples. Basta que você faça a integração dos seus aplicativos de mensagens e redes sociais com o software. Reunidos em uma única plataforma, eles podem receber mensagens de diferentes apps.

Nesses casos, há um recurso que faz toda a diferença. Essas mensagens enviadas pelos clientes são encaminhadas para uma caixa de entrada única. Dessa forma, independentemente da plataforma escolhida, sua equipe pode respondê-lo por meio do CRM. 

Como esse atendimento é mais rápido e dinâmico, ele entrega benefícios diretos para a experiência do cliente. Além disso, promover a satisfação deles pode resultar em novas oportunidades de vendas e maior lucro.

Atendimento e captação de clientes em potencial

Os clientes em potencial, também chamados de leads, são aquelas pessoas que estão procurando por um determinado produto ou serviço. Elas ainda não fizeram nenhuma compra com a sua empresa, mas oferecem inúmeras oportunidades de negócios.

 Para esse público, o CRM também oferece funções especiais. Uma delas é a captação automática de leads, fundamental para a manutenção e crescimento de qualquer empresa.

Basta que um deles envie, por exemplo, uma mensagem pelo WhatsApp ou Facebook Messenger. Assim que o conteúdo é recebido, o CRM faz o cadastro dessa pessoa no sistema automaticamente.

São os chamados cartões de leads. Neles, você tem a oportunidade de preencher todas as informações valiosas sobre esse cliente, como e-mail, telefone de contato e cargo em uma empresa, caso ele seja do segmento B2B.

Esses cartões são fundamentais para as equipes de marketing e vendas. Isso porque todas as interações do cliente com a sua empresa ficam armazenadas no banco de dados. 

Ademais, é por meio dessas informações que a sua companhia consegue reconhecer e traçar o perfil do cliente que consome seu negócio. Saber esses dados têm impactos positivos em diversas áreas, sobretudo no atendimento ao cliente. 

Afinal, seu negócio tem a oportunidade de reconhecer:

  • Os gostos;
  • A linguagem;
  • As dúvidas mais frequentes;
  • Objeções dessas pessoas. 

Com isso, é mais simples antecipar as dúvidas do cliente ou entregar uma solução que tem mais interesse a ele, por exemplo. Para quem usa redes sociais, as informações oferecidas pelo CRM são muito valiosas. 

Como a produção de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de atrair novos clientes, essa estratégia somente funciona se a empresa tem um conhecimento detalhado sobre o seu público-alvo.

Isso permite que a equipe de marketing produza posts para redes sociais e e-mail marketing sob medida para essas pessoas. Nesses casos, ao utilizar o CRM, sua empresa pode ainda enviar um e-mail marketing automático para determinado grupo de clientes.

Basta utilizar a ferramenta de funil de vendas do CRM e programar o disparo baseado na fase do cliente pela jornada de compra. 

Se ele está no topo do funil, pode ser um e-mail de boas-vindas. Caso ele esteja na base, por ser um conteúdo promocional, para que ele feche negócio.

Portanto, como visto nesse artigo, um sistema CRM para atendimento ao cliente é uma das ferramentas mais eficazes para qualquer empresa. É um investimento de baixo custo e com excelentes oportunidades de retorno.