Aprenda como lançar um produto no Instagram e ter um negócio rentável

Afinal, como lançar um produto no Instagram? Você sabe por onde começar?

De acordo com um estudo realizado pela Kepios, o Instagram passou a ser o 3º canal digital social mais usado no Brasil em 2022. Então, se você tem um produto para promover e vender, não pode ficar de fora dessa oportunidade.

A cada dia, as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, seja para uma interação social ou para buscar por produtos e serviços para atender às suas necessidades e desejos.

Por isso, é essencial aprender a lançar um produto no Instagram para atingir a audiência incrível que há nessa plataforma. Continue a leitura e veja como fazer isso!

O que considerar ao lançar um produto?

No que diz respeito sobre como lançar um produto, saiba que algumas etapas são essenciais antes de chegar com o produto no mercado.

O lançamento de um produto envolve riscos, investimentos, estrutura de produção e venda, formas de divulgação correta e muito mais. Por isso, é necessário pensar nesses fatores para reduzir as vulnerabilidades.

Pensando nisso, saiba que até um produto chegar no mercado, é preciso fazer pesquisas, testar ideias, estudar o perfil do público-alvo, pensar nas formas de financiamento do capital, nas embalagens, ponto de venda etc.

Além de outros detalhes para aumentar as chances de sucesso com o lançamento e vendas de um produto.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas para você lançar seu produto no Instagram.

Aprenda como lançar um produto no Instagram

Sobre como lançar um produto no Instagram, saiba que algumas etapas são importantes de serem observadas. Veja:

1. Migre seu perfil para conta profissional

Mudar para uma conta profissional no Instagram é importante, pois ela tem mais recursos. Por exemplo, você pode acompanhar suas métricas, como taxa de engajamento nas postagens e fazer anúncios.

E isso a conta pessoal não permite. Sem contar que a conta profissional é mais voltada para empreendedores e marcas, por isso há mais recursos para turbinar seu perfil.

Mas afinal, como mudar o Instagram para conta profissional?

  • Entre no seu perfil;
  • Vá até Configurações;
  • Acesse Conta;
  • Adicionar conta profissional.

Neste instante você escolhe a categoria de conta que mais se adapta ao seu perfil de empreendedor.

2. Pense em sua persona

Toda estratégia para ser bem-sucedida precisa que levemos em consideração que tipo de público-alvo ou persona visar (a persona é o tipo de cliente com as características ideais para seu negócio).

Então, sobre como lançar um produto no Instagram, saiba que você deve levar em consideração que tipo de produto faz sentido e seja do interesse da sua persona. 

Por isso, é necessário que você mapeie, por meio de um estudo, as características de sua persona.

Mas quais características levantar para chegar a uma persona?

  • Estilo de vida;
  • Desafios enfrentados;
  • Dores;
  • Profissão;
  • Valores;
  • Nível de renda.

Então você vai chegar ao resumo de uma persona, e isso vai orientar toda a sua estratégia de comunicação, mídia e estratégia para lançar o produto.

Portanto, tenha em mente o tipo de produto ou solução que fará sentido e será interessante de ser vendido para sua persona.

3. Escolha o produto

Ainda sobre como lançar um produto nessa rede social, saiba que a essa altura você deve pensar no tipo de produto criar e lançar.

Para ter certeza que o produto pretendido seja relevante para sua audiência, faça pesquisas para descobrir sobre o que as pessoas estão pesquisando na internet.

Para isso, você pode contar com a ajuda de ferramentas como o Google Trends.

Assim, você fica sabendo sobre o que as pessoas estão buscando, de modo que você fica mais seguro sobre as necessidades dessas pessoas.

Desde já, um produto, seja qual for, deve solucionar uma dor de sua persona, então o ideal é que o produto escolhido tenha algum diferencial em relação aos que já existem.

Feito isso, é hora de trabalhar na divulgação do seu lançamento, veja a seguir.

4. Divulgação

Agora é hora de trabalhar campanhas de comunicação e publicidade para seu produto. Afinal, se não fizermos isso, como as pessoas irão saber de sua oferta de valor?

Por isso, pense e elabore estratégias de divulgação, pois é essencial para atrair pessoas com potencial de compra para seu produto. Claro que os canais digitais devem estar na sua pauta.

Afinal, quais canais digitais usar para divulgar o lançamento do produto?

Instagram

Depois de criar um perfil, você pode fazer lives divulgando seu lançamento, incluindo as promessas de valor do seu produto, fazer vídeos para o Feed também, anunciando as vantagens de seu produto e outras condições para quem comprar.

Anúncios em mídia paga

Você pode anunciar seu lançamento no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, configurando seus anúncios para que sua audiência possa interessar pela sua oferta;

Interação com sua audiência

Faça interações com sua audiência nas mídias sociais, como Instagram e YouTube, por exemplo, anunciando seu lançamento, como as pessoas serão beneficiadas se forem os primeiros a acessar a compra etc.

Grupos no WhatsApp

Há a opção de montar grupos nesse canal digital para falar de sua proposta de valor, vantagens, como ter acesso e formas de pagamento.

Então, esses são alguns canais a serem explorados para conseguir mais visibilidade para seu lançamento no Instagram. Sempre informe de que forma as pessoas podem ter acesso ao produto e a partir de qual data.

E, em se tratando de visibilidade da sua conta, uma estratégia que as empresas têm usado muito é a de comprar seguidores no Instagram, mas claro, precisa ser de sites de seguidores reais e brasileiros e de empresas confiáveis!

Conclusão

O Instagram vem se tornando uma verdadeira vitrine para quem deseja vender para pessoas do mundo todo, uma vez que essa rede social é uma das mais acessadas do mundo.

E seus recursos permitem que o empreendedor realmente consiga bom desempenho, atuando nessa rede social. Por isso, ao lançar um produto é essencial contar com os recursos do Instagram.